Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

Compreenda os diferentes níveis de organização do corpo humano e aprenda a diferenciar células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.

Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

O sistema cardiovascular inclui órgãos que funcionam juntos para atingir o mesmo propósito: levar nutrientes e oxigênio para as células

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.

Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.

Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

O tecido sanguíneo apresenta várias células semelhantes que trabalham para, principalmente, levar oxigênio e nutrientes para outras células

Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.

Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

O coração é um órgão formado principalmente por tecido muscular

Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.

Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:

-Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos.

-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos.

- Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.

- Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo:

Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

O esquema acima demonstra os níveis de organização do nosso corpo


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os níveis de organização dos seres vivos correspondem a uma classificação da estrutura dos seres vivos. Este critério é utilizado para o estudo e análise da estrutura e funcionamento da vida em suas diferentes manifestações.

Este sistema de organização é comum a todos os seres vivos que habitam a terra. Portanto, o estudo deles é essencial para entender como a vida funciona e como deve ser protegida.

Quais os níveis de organização dos seres vivos do menos complexo ao mais complexo?

Os níveis de estrutura dos seres vivos são organizados do mais simples ao mais complexo. No primeiro nível, estão os átomos que são as unidades mais elementares e que, quando agrupados, formam unidades cada vez maiores e mais complexas, para compor a biosfera.

Nesta ordem, são considerados treze níveis de organização: átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas orgânicos, organismos, populações, comunidades, ecossistemas, biomas e biosfera.

Átomos

O átomo é a unidade básica que compõe toda a matéria. Isso inclui seres vivos e também matéria inorgânica.

Os átomos são compostos de prótons, nêutrons e elétrons. Esses elementos em si não compõem uma unidade completa de matéria; portanto, o átomo é considerado a menor unidade.

Moléculas

A partir da formação de ligações entre dois ou mais átomos, as moléculas são formadas e constituem um dos componentes mais importantes e estáveis ​​da matéria.

As moléculas orgânicas são formadas principalmente por ligações entre átomos de carbono e outros elementos como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre, entre outros.

Estes compostos químicos integram as células e através dela todo o corpo humano.

Organelas

Organelas são pequenas estruturas que existem dentro das células para desempenhar funções necessárias ao seu funcionamento.

Por exemplo, mitocôndrias e cloroplastos são partes da célula que desempenham funções essenciais no desenvolvimento da vida.

As mitocôndrias produzem a energia que alimenta as células e os cloroplastos permitem que as plantas realizem a fotossíntese.

Células

As células são as menores unidades dentro da estrutura e funcionamento dos seres vivos. Estes são classificados em procariontes e eucariotos.

As células procarióticas carecem de um núcleo celular e constituem principalmente um organismo completo do tipo unicelular.

Por outro lado, as células eucarióticas possuem um núcleo celular onde abrigam suas informações genéticas. Esses tipos de células são mais complexos e são agrupados com outras células do mesmo tipo para formar tecidos, órgãos e organismos inteiros.

Por exemplo, o corpo humano é constituído por conjuntos de células de diferentes tipos agrupados. Como células da pele, nervos e ossos.

Tecida

Nos organismos multicelulares, as células com estrutura e função semelhantes se agrupam para formar tecidos.

Dessa maneira, eles são organizados para desempenhar uma determinada função ou complementar outros tecidos dentro do mesmo organismo.

O corpo humano possui 4 tecidos básicos: o conjuntivo, o epitelial, o músculo e o nervo. No entanto, existe uma grande diversidade de tecidos na natureza, seja em plantas ou outros animais.

Órgãos

Por sua vez, os tecidos estão organizados em órgãos que cumprem uma função específica dentro de cada organismo.

Todos os seres vivos, plantas e animais, possuem órgãos de menor ou maior complexidade, responsáveis ​​pela realização de atividades específicas para o funcionamento do organismo.

Por exemplo, o ser humano possui órgãos como coração, pulmões, estômago, intestino, etc. Cada um desses órgãos tem funções individuais, mas relacionadas a outros órgãos.

Sistemas

Os diferentes órgãos se conectam e se relacionam, formando sistemas orgânicos para completar certas funções.

Por exemplo, nos seres humanos, o processo de digestão ocorre graças à relação entre diferentes órgãos, como o estômago e os intestinos. O sistema que lida com essa função é conhecido como sistema digestivo.

Em geral, os mamíferos reúnem diferentes sistemas orgânicos para o desenvolvimento de todas as suas funções vitais. Por exemplo, o ser humano possui onze: sistema circulatório, digestivo, endócrino, excretor , imunológico, tegumentar, muscular, nervoso , reprodutivo, respiratório e esquelético.

Organismos

Esse conjunto de órgãos compõe organismos, que são entidades vivas individuais de uma espécie. Por exemplo, cada planta, cada árvore e cada ser humano são organismos.

Os seres unicelulares carecem de órgãos, no entanto, também são considerados organismos completos porque funcionam independentemente.

População

Um grupo de vários organismos individuais de uma espécie que vivem dentro de uma área específica é conhecido como população.

Por exemplo, os pinheiros de uma floresta constituem uma população, assim como os seres humanos que ocupam um espaço geográfico específico.

Comunidade

Duas ou mais populações que ocupam o mesmo espaço geográfico constituem uma comunidade. As comunidades são caracterizadas pelas relações que se desenvolvem entre populações de diferentes espécies.

Existem várias formas de relacionamento entre populações de diferentes espécies, como competição, parasitismo, predação, comensalismo e mutualismo .

Em muitos casos, a sobrevivência de uma população dentro de um território se deve a essas relações que estabelece com outras espécies.

Ecossistema

O ecossistema refere-se a todas as coisas vivas que se relacionam dentro de uma área particular junto com as partes não vivas do meio ambiente.

Por exemplo, na floresta, indivíduos vivos, como árvores e animais, estão relacionados ao solo e à chuva, que não têm vida, mas são fundamentais para sua sobrevivência.

Bioma

Os biomas são entidades biológicas que reúnem vários ecossistemas. Esse nível de organização é definido de acordo com as condições necessárias para a sobrevivência de um determinado grupo de comunidades.

Por exemplo, a floresta amazônica é um bioma que reúne diversos ecossistemas dentro de uma determinada área geográfica.

Isso é possível graças a condições geológicas e atmosféricas específicas que permitem seu desenvolvimento.

A biosfera

Finalmente, no mais alto nível de organização, está a biosfera. Refere-se à coleção de todos os ecossistemas e representa todas as áreas da terra onde há vida.

Inclui a zona continental, os oceanos e até algumas áreas da atmosfera que também abrigam vida.

Referências

  1. Biology Wise (SF). Uma breve introdução aos níveis de organização dos seres vivos. Recuperado de: biologywise.com
  2. Sem limites (SF). Níveis de organização dos seres vivos. Recuperado de: boundless.com
  3. E Escola Hoje. (SF). Níveis de organização em um ecossistema. Recuperado de: eschooltoday.com
  4. Utah Science (SF). Níveis de organização. Recuperado de: utahscience.oremjr.alpine.k12.ut.us.

Quais os níveis de organização dos seres vivos desde o menos complexo ao mais complexo?

A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).

Quais são os níveis de organização dos seres vivos mais complexos?

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

Qual o maior é o menor nível de organização dos seres vivos?

Nessa forma de organização, entendemos que existe uma estrutura base no nível mais baixo (átomo) que segue se organizando até o nível mais elevado (biosfera). Ao longo de cada um desses níveis observamos as unidades do nível anterior, acrescidas em complexidade organizacional.

Quais os níveis de organização do corpo humano da menor estrutura até a mais complexa estrutura?

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.