Qual a profundidade de uma bancada?

Pinterest

Today

Watch

Explore

When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to select. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.

Explore

Home Decor

Qual a profundidade de uma bancada?

Save

Article from

dicasdearquitetura.com.br

Fatores a serem analisados na hora de calcular a profundidade das bancadas de banheiro, com as medidas mínimas a serem consideradas.

Andréia Pedrosa

More information

QUAL A PROFUNDIDADE DAS BANCADAS DE BANHEIRO?

Floor Plans

Architecture

Wall Mount Faucet

Bathroom Sinks

Plants

Love

Arquitetura

Architecture Design

Floor Plan Drawing

More information

QUAL A PROFUNDIDADE DAS BANCADAS DE BANHEIRO?

More like this

Medidas de Bancada de Banheiro: Altura, Profundidade e Largura

Reformar ou construir um banheiro envolve muitas decisões, pois são vários itens a escolher. Mas você não acha que o mais importante é a bancada?

Essa peça é a protagonista, pois ocupa um bom espaço e vai ser a parte mais usada. Então, escolher um modelo bonito, confortável e práticovai fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.

Por isso, criei um guia completo para ajudar você a planejar a sua.

A medida mais importante para a praticidade é a altura. Ela deve ficar a 85cm do chão, que é uma altura boa para qualquer adulto. As pessoas mais altas se abaixam um pouco, e as mais baixas conseguem alcançar tranquilamente.

Mas atenção! Essa deve ser a altura da parte de cima da cuba que você escolher. Então o balcão só fica nessa altura se a cuba for embutida.

Se a cuba for de apoio ou semi-encaixe (veja as diferenças aqui), ou seja, ficar para cima do balcão, o balcão deve ser mais baixo para que o topo da cuba fique a 85cm do chão.

Profundidade

A profundidadeideal para o balcão é em torno de 50cm.

Se isso for muita coisa para o seu banheiro, não tem problema. Você pode deixar o balcão na profundidade que der, e optar por uma cuba de apoio curva, ficando um pouco para fora dele, ou de semi-encaixe, que é própria para ficar um pouco para fora do balcão.

Largura

A largura da bancada vai depender das medidas do seu banheiro. Considere uma largura confortável para o box (mínimo 80cm) e para o vaso sanitário (mínimo 70cm).

Você pode ter a bancada em toda a largura que sobrar, aproveitando ao máximo o espaço para apoiar e guardar coisas.

Como definir a posição da cuba na bancada do banheiro?

Quando a bancada é pequena, a cuba geralmente fica no centro dela. Quando ela é grande, você pode posicioná-la no ponto mais confortável para o uso, considerando a posição do vaso, da porta e do box.

Mas se embaixo do balcão você for ter um armário, é melhor estudar primeiro as divisões que esse armário vai ter e posicionar a cuba centralizada em uma das divisões. Isso evita que você tenha que cortar uma divisória interna do armário para a cuba, e também dá um aspecto visual mais organizado.

Além de definir as medidas da bancada e a posição da cuba, é importante escolher um material adequado e entender o que são a saia e o frontão.

Veja também os artigos sobre cubas e torneiras para completar o projeto do seu banheiro.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.

Já falei sobre as Medidas importantes na Cozinha e tenho uma página falando sobre diversos pontos importantes para no planejamento do espaço das cozinhas, mas nunca é demais voltar ao assunto e sempre há o que acrescentar: Planejamento na cozinha, que é uma área de trabalho antes de tudo, é essencial!

Mas atenção: Para uma cozinha realmente perfeita para você (e principalmente se você é mais baixo(a) ou alta(o) que a maioria das pessoas) seria necessária uma avaliação ergométrica que envolveria a medição do seu corpo (altura total, comprimento dos braços, peso, etc, etc) e adequar as alturas principalmente de bancadas à sua compleição. No final do post falo um pouco mais sobre isso, NÃO DEIXE DE LER.

No desenho abaixo (que adaptei deste post do Apartment Therapy) é importante considerar:

Qual a profundidade de uma bancada?

a) Uma mesa ou bancada baixa para refeições tem por volta de 75/78cm de altura. O assento para ela deve ter, no mínimo, 28/30 cm a menos de altura – a maioria das cadeiras tem por volta de 45cm de altura do piso ao assento.

Qual a profundidade de uma bancada?

Está claro que estas poltronas não funcionam para esta bancada, certo?

b) Uma bancada alta para refeições rápidas, deve ter até 110 cm. Neste caso o assento deve ter altura tal que haja um vão de no mínimo 25 cm para o corpo (como mostrado no desenho). E não se esqueça que deve haver um recuo na parte inferior da bancada (mínimo de 25cm) para as pernas.

Qual a profundidade de uma bancada?

c) Em geral, a luminária pendente acima da mesa ou bancada deve ter de 80 a 90 cm de distância para a superfície da bancada.

d) “Cozinhas-corredor” – aquelas estreitas que só tem bancada de um lado – devem ter, no mínimo, 80 cm de área livre para circulação. Já as cozinhas com bancadas dos 2 lados precisam de, no mínimo 100cm. O ideal é 120, ainda mais quando há mais que uma pessoa cozinhando ou em ilhas com fogão na ilha.

Qual a profundidade de uma bancada?

As áreas de maior circulação devem ter mais espaço livre, ainda mais quando há fogão / geladeira (ou qualquer coisa que tenha portas que abrem para fora…)

e) A altura da bancada onde está a pia pode ter de 85 a 95cm (para alturas medianas), mas depende da altura da pessoa que trabalha mais na cozinha. A maioria das vezes tem entre 85 e 90. Veja abaixo uma tabela que sugere alturas do tampo da bancada diferentes para diversas alturas de pessoas:

Qual a profundidade de uma bancada?

f) a Largura da bancada onde está a pia tem de 55 a 60cm. O ideal é 60cm. Quando tiver 55cm somente, os armários superiores devem ter 35 cm de profundidade no máximo. E deve existir ao menos 60 cm de distância entre a bancada e o início dos armários superiores.

g) A bancada deve ir além 2cm dos móveis que estão abaixo dela. Isso para que os móveis fiquem protegidos da umidade.

h) O sóculo (que é o recuo em armários inferiores que não são aéreos) tem entre 7 a 10cm de altura e 10 cm mínimo de recuo. Ele existe para que seus pés tenham espaço quando vc encosta o corpo na bancada.

Qual a profundidade de uma bancada?
A prateleira mais larga começa a, provavelmente, uns 60 cm da bancada, mas prateleiras estreitas como a dos temperos podem ficar mais abaixo.

E existem muitos outros pontos de atenção para a cozinha. Estas não são as únicas medidas importantes na cozinha! Não deixe de planejar muito, para ter uma cozinha realmente eficiente.

ATENÇÃO NOVAMENTE:

As medidas acima são o padrão da indústria e o que é usado pela maioria dos projetistas, mas se for possível, na construção ou reforma não deixe de considerar as características físicas do usuário que mais usa a cozinha. O ideal é que as medidas – principalmente das bancadas –  sejam adaptadas a ele.

Ergonomicamente falando, o mais perto do correto seria: Com os ombros relaxados, peça para alguém medir a distância do seu cotovelo ao chão. Desconte mais ou menos 21 cm dessa medida e você terá uma altura de bancada mais correta para vc (não é absolutamente correta pq também vai depender do comprimento dos seus braços, profundidade da cuba, etc, etc mas é bem mais correto que vc seguir o padrão).

Fotos de CasaAbril, ApartmentTherapy, 1kinddesign

Qual a profundidade padrão de bancada de cozinha?

Em relação à profundidade da bancada, a medida pode variar entre 50 cm e 65 cm, sendo a última a medida padrão para ter uma área de trabalho confortável e prática.

Qual a profundidade de uma bancada de pia?

Profundidade das bancadas: Considere o mínimo de 55cm para a bancada da pia e 60cm para a bancada com cooktop. O ideal é que a bancada tenha no máximo 65cm, para que você não precise se esticar muito para abrir a torneira.

Qual a medida padrão de uma bancada?

De modo geral, bancadas de cozinha devem ter entre 86 e 93cm, pelo menos no local onde fica a pia. Essa medida pode variar em função de quem vai usar a bancada, sendo que o importante é que ela possa manusear os alimentos e objetos sem ter que curvar as costas ou levantar os ombros, como dito anteriormente.

Qual a profundidade de uma bancada de banheiro?

A bancada do banheiro deve ter uma profundidade mínima de 50 cm, assim vai comportar a maioria das cubas. Quanto à largura, reserve uma área de sobra de 40 a 50 cm na bancada em relação à cuba.