Qual a relação das cores dos fogos de artifício como o modelo atômico de Böhr?

O texto Átomo de Rutherford mostrou que, segundo os estudos desse cientista, um modelo atômico que explicaria as propriedades da matéria seria que o átomo é composto de um pequeno núcleo positivo (constituído por prótons e nêutrons) onde está inserida a massa praticamente total do átomo, envolta de uma região denominada eletrosfera onde os elétrons ficam girando.

No entanto, o modelo atômico de Rutherford possuía alguns erros. Por exemplo, o elétron possui carga negativa, portanto, se ele girasse ao redor do núcleo, que é positivo, ele iria perder energia na forma de radiação, com isso, suas órbitas iriam diminuir gradativamente e os elétrons iriam adquirir um movimento espiralado, acabando por se chocar com o núcleo.

Qual a relação das cores dos fogos de artifício como o modelo atômico de Böhr?

Mas isso não ocorre na prática. Por isso, em 1913, o cientista Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que se baseou no modelo de Rutherford, apenas aprimorando-o, por isso ele passou a ser chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr.

Bohr se baseou também na teoria quântica da energia de Max Planck e nos espectros de linhas dos elementos para criar os seguintes princípios fundamentais:

  1. Os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, sendo que cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo. Quanto mais próximo do núcleo, menor a energia do elétron, e vice-versa;
  2. Os níveis de energia são quantizados, ou seja, só são permitidas certas quantidades de energia para o elétron cujos valores são múltiplos inteiros do fóton (quantum de energia);
  3. Para passar de um nível de menor energia para um de maior energia, o elétron precisa absorver uma quantidade apropriada de energia. Quando isso ocorre, dizemos que o elétron realizou um salto quântico e atingiu um estado excitado. Esse estado é instável e quando o elétron volta para o seu nível de energia original (estado fundamental), ele libera a energia que havia absorvido na forma de onda eletromagnética.

Esse último postulado explica porque os fogos de artifício emitem cores diferentes. Cada sal presente nos fogos de artifício possui um cátion de elementos químicos diferentes. Quando são aquecidos, os elétrons desses elementos saltam de nível de energia, mas quando voltam para o nível original, eles emitem a energia que foi absorvida na forma visível. Cada cor corresponde a uma quantidade de energia característica. Por exemplo, se usarmos um sal de cobre veremos a cor azul, já se usarmos um sal de bário, a cor emitida será a verde e assim por diante. Outras cores podem ser vistas no texto Química dos Fogos de Artifício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os níveis de energia para os átomos dos elementos conhecidos são no máximo 7 e são representados pelas letras K, L, M, N, O, P, e Q.

Qual a relação das cores dos fogos de artifício como o modelo atômico de Böhr?

* Crédito da imagem: Antonio Abrignani e Shutterstock.com.

Qual a relação das cores dos fogos de artifício como o modelo atômico de Böhr?

Como o modelo atômico de Bohr explica os fogos de artifício?

Segundo este modelo atômico, em um átomo existem apenas algumas órbitas circulares onde os elétrons permanecem, sendo que cada uma tem seu respectivo número de energia. ... Nos fogos de artifício há um pavio que, ao ser acendido, inicia a combustão, fornecendo assim energia para os átomos de determinado elemento químico.

O que causa a diferença das cores dos fogos de artifício?

Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio e de Lítio. Amarelo: se queimarmos Sódio teremos a cor amarela. Verde: a queima de Bário faz surgir o verde incandescente.

O que são as cores dos fogos de artifício?

Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem ao azul mais fechado (roxo). Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio e de Lítio. Amarelo: se queimarmos Sódio teremos a cor amarela. Verde: a queima de Bário faz surgir o verde incandescente.

Qual foi o cientista que postulou a explicação para o fenômeno que ocorre nos fogos de artifício?

Rutherford propôs ainda que os elétrons estariam girando em órbitas semelhantes às dos planetas que giram ao redor de suas estrelas. ... Ele postulou que, no átomo, os elétrons estão confinados em certos níveis estáveis de energia, nos quais não há emissão de energia.

Como ocorre a explosão de fogos de artifício?

  • A explosão de fogos de artifício no céu possibilita um belíssimo espetáculo de luzes que sempre agrada a grande maioria das pessoas. Mas como isso acontece, isto é, como ocorre a produção das luzes presentes nos fogos de artifício?

Como Deixar os fogos de artifício coloridos?

  • Para deixar os fogos de artifício coloridos, os fabricantes misturam à pólvora sais de diferentes elementos para que, quando detonados, produzam cores diferentes. Agora você já sabe dos segredos que compõem a linda explosão de cores admirada em momentos especiais, como por exemplo, nas festas de Réveillon. Não pare agora...

Como ocorre a produção das luzes após o fogo de artifício?

  • Entenda como ocorre a produção das luzes após a explosão dos fogos de artifício e por que elas podem produzir cores diferentes. Quem não gosta de um show pirotécnico, não é mesmo? A explosão de fogos de artifício no céu possibilita um belíssimo espetáculo de luzes que sempre agrada a grande maioria das pessoas.

Qual o impacto do colorido dos fogos?

  • Zélio Muratori de Melo, da Brasil Pirotecnia, que atua há 25 anos na área, explicou que o impacto para abrir o colorido dos fogos foi reduzido após estudos, ocasionando a diminuição do barulho. "Dá para escutar, mas com um ruído bem menor.

Qual a relação das cores dos fogos de artifício como o modelo atômico de Bohr?

Cada íon existente na composição das substâncias utilizadas ou formadas na combustão da pólvora emite uma luz com uma cor característica (conforme pode se ver na tabela 1), quando submetidos à ação de uma chama. Isso é explicado por meio do modelo atômico de Rutherford-Böhr.

Qual a relação das cores emitidas pelos fogos de artifício com os elétrons *?

Dourado: o metal ferro presente nos fogos de artifício confere o tom de Ouro. Azul: o aquecimento do metal cobre nos faz visualizar a cor azul. Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem a essa bela cor. Verde: a queima de Bário faz surgir o verde incandescente.

Qual a relação entre os elementos químicos e os fogos de artifício?

Composição dos fogos de Artifício Ela é composta por nitrato de potássio, enxofre e carvão. Outros compostos que podem ser utilizados na pólvora são o perclorato de potássio (KClO4) ou clorato de potássio (KClO3), que são oxidantes e altamente explosivos. O KClO4 e KClO3 aumentam a explosão e a claridade dos fogos.

O que faz com que os fogos de artifício tenham cores diferentes?

Segundo ele, os fabricantes misturam sais de diferentes elementos à pólvora para deixar os fogos de artifício coloridos. Assim,quando detonados, os fogos produzem cores diferentes. “Se colocar o cloreto de cálcio, teremos a cor laranja. O verde surge a partir do cloreto de bário.