Qual a relação entre o Bloqueio Continental de Napoleão e o Brasil explique?

Resposta:

A relação entre o Bloqueio Continental e a Independência do Brasil pode ser identificada a partir da manutenção, por parte de Dom João VI, príncipe regente de Portugal, da aliança política e econômica com a Inglaterra, contrariando Napoleão. Temendo a invasão de Portugal, toda a Corte foi transferida para o Brasil, que foi elevado à condição de Reino Unido. A infraestrutura criada neste período, favorecida pela criação do Banco do Brasil e a abertura dos portos para o comércio com as nações amigas, fortaleceu a burguesia nacional e criou as condições necessárias ao início do processo de independência. 

O Bloqueio Continental teve lugar durante a Terceira Coligação das Guerras Napoleônicas, em 1806, e foi uma imposição de Napoleão Bonaparte para os países europeus, que consistia em cortar laços comerciais com a Inglaterra, com o objetivo de destruir sua hegemonia econômica.

Com o objetivo de acabar com a monarquia absolutista e difundir o ideal da Revolução Francesa, Napoleão travou diversas batalhas com a maior parte dos países europeus. Esse líder conseguiu tornar a França a maior potência política na Europa e foi muitas vezes considerado invencível, demonstrando isso ao longo dos 12 anos dos conflitos revolucionários que comandou.

Ao promulgar o Bloqueio Continental, em 21 de novembro de 1806, Napoleão determinava que todos os portos europeus impedissem a entrada das embarcações inglesas e, assim, pretendia fortalecer o comércio da França, imbuído do espírito iluminista da Revolução Francesa.

Consequências para o Brasil

Para o sucesso da estratégia de Napoleão, era imperioso que os países obedecessem a sua imposição, todavia, Portugal se contrapôs à mesma uma vez que dependia do comércio inglês. Napoleão ameaçou invadir Portugal, e para assegurar a segurança da família real, com o apoio da Inglaterra, o rei D. João VI se transferiu para o Brasil com a família.

Leia também: Vinda da Família Real para o Brasil.

Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas

Com o objetivo de beneficiar a Inglaterra, em 1808, D. João de Bragança promulgou a abertura dos portos no Brasil para as nações amigas de Portugal, o que beneficiou a Inglaterra.

Este decreto, na sequência da transferência da família real, dá início ao processo que leva o Brasil à independência.

Continue sua pesquisa!

  • Guerras Napoleônicas
  • Era Napoleônica
  • Napoleão Bonaparte
  • Revolução Francesa
  • Independência do Brasil
  • Império Napoleônico

Questões sobre essa polêmica e importante decisão tomada por Napoleão Bonaparte. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Explique as relações políticas entre a França Napoleônica e o restante da Europa no início do século XIX.

Em que medida a Inglaterra era a grande rival de Napoleão Bonaparte ao longo de seu governo?

Explique o que foi o Bloqueio Continental. Quais os objetivos dos franceses com tal medida?

Em que medida o Bloqueio Continental influenciou na transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil?

(PUC-SP) O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, tinha como um de seus principais objetivos:

a) dificultar o comércio britânico, levando a Inglaterra à crise econômica.

b) impedir a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.

c) facilitar a invasão da Espanha.

d) dificultar ao Império austríaco a aquisição de mercadorias.

e) derrotar a Rússia, impedindo-a de comprar armas e alimentos na Europa Ocidental.

respostas

Nessa época, as monarquias da Europa tentavam frear o movimento revolucionário francês, que se consolidava por meio do triunfo político e militar do imperador Napoleão Bonaparte. Para tanto, as diversas monarquias europeias mobilizaram forças para derrubar o governo francês e, desse modo, restaurar a autoridade monárquica da França.

Voltar a questão

Entre todas as nações que se opunham ao governo de Napoleão, a Inglaterra era a nação que tinha maior poder econômico e que tinha uma força marítima que não poderia ser vencida pelos franceses. De tal modo, o governo britânico assumia uma posição de liderança como a nação provida por recursos que poderiam interromper os avanços e as conquistas francesas.

Voltar a questão

Foi um decreto expedido por Napoleão Bonaparte em que todas as nações da Europa estariam expressamente proibidas de estabelecer relações comerciais com a Inglaterra. Por meio dessa ação, Napoleão Bonaparte procurava enfraquecer a economia inglesa, afetando, consequentemente, o poderio militar britânico nos conflitos envolvendo as duas nações.

Voltar a questão

Sendo uma nação que dependia efetivamente dos produtos ingleses, Portugal não respeitou as imposições do Bloqueio Continental. Com isso, a França de Napoleão decidiu invadir o território lusitano. Com isso, sem ter outra opção e aceitando um acordo britânico, a Família Real Portuguesa decidiu transferir a sede do governo para o Rio de Janeiro, então capital da colônia.

Voltar a questão

Letra A. Tendo a Inglaterra como sua principal rival militar e econômica, a França tinha por intenção empregar o Bloqueio Continental como mecanismo capaz de desestabilizar o quadro financeiro do país em um curto prazo de tempo. Além disso, Napoleão pretendia fazer com que a França assumisse o papel econômico britânico junto a outros países.

Voltar a questão

Qual a relação entre o Bloqueio Continental de Napoleão e o Brasil explique?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual a relação entre o Bloqueio Continental de Napoleão e o Brasil explique?

O bloqueio continental teve relação direta com a vinda da família real portuguesa para o Brasil: Napoleão Bonaparte, que governava a França, impôs um bloqueio no qual nenhum porto europeu poderia receber embarcações inglesas.

Qual a relação entre o Bloqueio Continental e a história do Brasil?

Resposta:Em 1806, Napoleão Bonaparte decreta o Bloqueio Continental, impedindo que qualquer país da Europa comercializasse com a Inglaterra. Após diversas reuniões com dirigentes ingleses, os governantes portugueses decidiram transferir a Corte portuguesa e a família real para o Brasil, colônia de Portugal na época.

Qual a relação do Bloqueio Continental E a vinda da família real ao Brasil?

A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental. Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.

Qual a relação entre o governo de Napoleão e A Independência do Brasil?

"Na verdade, quem fez a independência do Brasil foi o Napoleão Bonaparte porque todos os acontecimentos que precipitaram a separação do Brasil e de Portugal começaram primeiro na Revolução Francesa de 1789 e depois na ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a seu enfrentamento contra as monarquias da época.