Qual a relação entre sustentabilidade e recursos naturais?

A sustentabilidade econômica e ambiental é uma pauta bastante debatida nos dias de hoje, principalmente por conta das várias e preocupantes previsões acerca dos impactos ambientais e da escassez de bens naturais. Em outubro de 2018, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas retratou um futuro sombrio na ausência de esforços globais significativos para reduzir as emissões de carbono.

O painel concluiu que o mundo precisa atingir “emissões líquidas zero” — um estado em que todas as emissões de dióxido de carbono decorrentes da ação humana são neutralizadas pela remoção da mesma quantidade desse gás da atmosfera — até 2050. 

Engana-se, no entanto, quem pensa que essa ideia se atrela somente à esfera e responsabilidade políticas. Em reação a essa notícia, as expectativas de que as organizações assumissem compromissos climáticos relevantes aumentaram significativamente. Uma pesquisa da Deloitte constatou que cerca de 60% das empresas se sentem mais pressionadas pelas partes interessadas a criar e divulgar planos que contemplem os riscos climáticos.

Vários segmentos estão preocupados com os efeitos dos seus processos produtivos e buscam, cada vez mais, inserir em seus processos essa mentalidade global propiciada pela transformação digital para um desenvolvimento que leve em conta as questões ambientais e sociais, através de uma gestão sustentável de negócios. 

Diante disso, preparamos este texto para que você entenda mais sobre a sustentabilidade econômica e ambiental nos negócios. Continue lendo!

A sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica se traduz na possibilidade de distribuição, produção e uso de modo igualitário das riquezas criadas pelo ser humano, sustentada por estruturas seguras e estáveis. Assim, esse conceito proporciona um novo paradigma que tem o objetivo de superar a visão da economia como fim em si mesma e o homem como uma ferramenta de utilização social.

Ou seja, essa sustentabilidade nas empresas busca focar na qualidade e tenta oferecer bem-estar à sociedade. Ela insere alguns limites para o desenvolvimento, afinal, se o crescimento depender somente do uso exagerado de recursos naturais, certamente um dia acabarão. Por isso é fundamental a preservação do meio ambiente.

Sendo assim, a sustentabilidade econômica quer dizer que se deve pensar sobre os processos econômicos de modo mais responsável. Há muito tempo, antes mesmo de iniciar essa discussão, os resultados financeiros eram notadamente o que importavam nos negócios.

Ao longo do tempo, esse pensamento evoluiu e, atualmente, muitas empresas buscam meios de crescer economicamente causando menos impactos ambientais ou se comprometendo com importantes objetivos relacionados ao clima. Algumas estratégias envolvem, por exemplo, a economia de recursos, a redução da emissão de carbono, a utilização da assinatura eletrônica e a digitalização para reduzir o consumo de papéis, matérias-primas recicláveis, entre outros.

Qual é a relação entre sustentabilidade econômica e ambiental?

Não há como falar em sustentabilidade econômica sem ligá-la ao conceito ambiental. É por essa razão que a expansão dos negócios ao meio ambiente criou diversas discussões nos dias de hoje. A economia, inicialmente, busca a lucratividade sem considerar princípios ecológicos - trabalha em um modelo considerado linear.

Contudo, nos últimos anos, percebeu-se o grande problema desse sistema ultrapassado de produzir sem levar em conta as questões ambientais, já que a produção desenfreada prejudica todo o ecossistema por conta da destruição dos recursos naturais que são o alicerce da própria produção, além de impactar a sociedade e o futuro do mundo.

Esse é um fator muito importante que, por si só, justifica a necessidade de políticas econômicas voltadas para a preservação do meio ambiente. A criação de uma legislação ambiental, a preocupação com os efeitos dos processos industriais, tudo isso busca reforçar as exigências e validar as penalidades a empresas que descumprirem com o novo entendimento global, que é considerar a sustentabilidade ambiental nos negócios.

Qual é a importância da sustentabilidade econômica para as empresas?

A importância do desenvolvimento sustentável está ligada à conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Hoje em dia, é fato que existe um impacto negativo ao meio natural quando se fala em atividade produtiva. Nossa sociedade se baseia no alto consumo de insumos naturais.

Dessa maneira, inicia-se uma escassez de recursos naturais para suprir toda a demanda, já que não existe um equilíbrio entre a produção industrial e a geração de recursos. Além disso, vários componentes da natureza são finitos e, por isso, é essencial que toda a sociedade se conscientize e busque novas alternativas para promover um desenvolvimento sustentável.

Quais são os principais desafios de ter uma empresa sustentável? 

Hoje em dia, pode-se mencionar que o maior desafio relacionado ao desenvolvimento sustentável é a conscientização sobre o tema, uma vez que ainda é visto com muita desconfiança sobre seus benefícios, tanto por empresas quanto pelo o Governo.

Essa concepção faz com que ainda haja muitas ações destrutivas, como descartes incorretos de resíduos, poluição, desmatamento, emissões de gases do efeito estufa, etc, sobrecarregando a natureza com materiais que podem levar centenas ou mesmo milhares de anos para se decomporem e comprometer permanentemente a fauna e a flora.

A atuação de algumas companhias é exemplo disso. Elas não conseguem equilibrar suas pretensões econômicas com a preservação ambiental necessária. E esse fato esbarra em outro contratempo: a fragilidade na fiscalização das normas ambientais pelos órgãos governamentais.

Apesar de nosso país contar com uma avançada legislação sobre o tema, diversas vezes ela não é aplicada corretamente, principalmente pela estrutura fiscalizatória falha. Essas dificuldades demonstram que a sociedade precisa ainda percorrer um longo caminho até solidificar efetivamente o desenvolvimento sustentável.

Dicas para uma empresa mais sustentável

Existem variadas formas de tornar uma empresa sustentável com métodos que vão desde processos de coleta de resíduos até a inserção de equipamentos tecnológicos com baixos níveis de emissões. Sendo assim, algumas ações são importantes. Veja, a seguir, algumas delas.

Promova a transparência dos processos

Uma das preocupações das empresas sustentáveis é o impacto social provocado pelas suas atividades. Assim, é essencial que se mantenha a transparência de suas atividades ao público, o que significa que a organização deve demonstrar aos envolvidos todos os resultados alcançados pelo seu trabalho, suas emissões de carbono, a influência das atividades empresariais nas comunidades em seu entorno, e entre outros aspectos.

Evite o uso de papel

No desenvolvimento sustentável, documentos e arquivos, por exemplo, poderiam ser digitalmente substituídos. Isso quer dizer que a empresa pode transferir tudo isso que estava alocado em papéis para servidores virtuais, utilizando a digitalização de documentos. Outro ponto que reduz drasticamente a utilização de documentos físicos é a assinatura eletrônica, que é muito mais segura e eficaz nos dias de hoje, e as tecnologias de computação em nuvem - capazes de poupar tempo e espaço físico para armazenamento de documentos.

Treine a sua equipe

Para que a empresa se torne sustentável, o treinamento dos colaboradores e lideranças é um processo essencial: sua equipe deve ter o conhecimento necessário sobre o valor e a efetividade das ações voltadas para a preservação ambiental e as colocar em prática - por isso invista em treinamentos, palestras, comunicados e até mesmo equipes internas especializadas na pauta.

A importância de uma gestão sustentável de negócios

Uma forma de colocar as práticas acima e demais no cotidiano da empresa e torná-la mais sustentável é garantir que a organização tenha uma gestão sustentável de negócios

A gestão sustentável de negócios permite que as organizações não só foquem na redução do impacto ambiental e contribuam para o desenvolvimento social de comunidades como também se sustentem ao longo do tempo de forma mais saudável - tudo isso ao mesmo tempo.

Recentemente desenvolvemos um guia com dicas para implementar o conceito de sustentabilidade na sua gestão empresarial. O eBook contém respostas de que você precisa para superar os desafios de construir uma empresa mais limpa, sustentável e saudável.

Clique aqui e tenha acesso gratuito ao guia de gestão sustentável de negócios. 

Fale conosco

Consulte um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

  • Fale conosco
  • Teste grátis

Qual é a relação entre sustentabilidade económica e recursos naturais?

A sustentabilidade econômica Ela insere alguns limites para o desenvolvimento, afinal, se o crescimento depender somente do uso exagerado de recursos naturais, certamente um dia acabarão. Por isso é fundamental a preservação do meio ambiente.

Qual a relação do desenvolvimento sustentável com o uso dos recursos naturais?

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Por que os recursos naturais devem ser usados com sustentabilidade?

E pesquisas científicas comprovam: o uso racional dos produtos naturais resulta em aumento de produtividade e de renda, ao mesmo tempo que garante a regeneração e conservação da natureza.

O que são recursos naturais e sustentáveis?

recursos naturais renováveis: são elementos que podem ser reutilizados ou reaproveitados após o seu uso, como a água, o solo, o ar, sendo necessária ou não a ação do homem para essa renovação acontecer; recursos naturais não renováveis: são insumos que não podem ser renovados em curto ou médio prazo.