Qual atleta paralímpico é o maior medalhista do Brasil que encerrou sua carreira nas Paralimpíadas de Tóquio conquistando ao longo de sua história 27 medalhas?

O Brasil chega nos Jogos Paralímpicos do Japão com status de potência paralímpica. E logo nos primeiros dias, os atletas brasileiros começaram a colecionar medalhas nas Paralimpíadas 2020, das mais diversas cores. Além disso, garantiu vitórias importantes em esportes coletivos como o goalball masculino.

Confira as vitórias e medalhas que vão sendo conquistadas pelo Time Brasil ao longo das Paralimpíadas 2020.

Esta matéria será atualizada diariamente.

O Brasil conquistou em Tóquio 71 medalhas ao todo, sendo 22 medalhas de ouro, 19 de prata e 30 de bronze. Isso faz com que o país ocupe a 7ª posição no quadro de medalhas. Na Rio 2016, a delegação brasileira terminou os jogos na 8ª posição, com 72 medalhas ao todo.

A liderança ficou com a China, que acumulou 207 medalhas sendo 96 de ouro. A Grã – Bretanha aparece na segunda posição com 124 medalhas sendo 41 de ouro, e os Estados Unidos em terceiro, com 104 medalhas no geral e 37 de ouro. As informações são do site dos Jogos Paralímpicos.

Leia também: Paralimpíadas 2020: onde assistir aos jogos da competição?

Em quais modalidades o Brasil conquistou medalhas nas Paralimpíadas 2020?

Natação

Qual atleta paralímpico é o maior medalhista do Brasil que encerrou sua carreira nas Paralimpíadas de Tóquio conquistando ao longo de sua história 27 medalhas?
Créditos: Reprodução/Instagram Comitê Paralímpico Brasileiro

Uma das modalidades onde o Brasil é mais forte, foi a primeira a render uma medalha dourada para o Brasil. Gabriel Bandeira, estreante nos jogos, venceu os 100 metros estilo borboleta, na classe S14 – destinada a atletas com deficiência intelectual. O jovem nadador também quebrou o recorde paralímpico da categoria, ao bater o tempo de 54s76.

NATAÇÃO – 100m ESTILO BORBOLETA S14 – FINAL – GABRIEL BANDEIRA – MEDALHA DE OURO

Já nos 100m estilo costas na categoria S2, outro Gabriel – o Araújo dos Santos – conquistou a primeira medalha para o Brasil em Tóquio. O brasileiro conquistou a prata na sua prova.

NATAÇÃO – 100m ESTILO COSTAS S2 – FINAL – GABRIEL ARAÚJO DOS SANTOS – MEDALHA DE PRATA

Mas as medalhas ainda não tinham acabado para a turma da natação. Maior medalhista e maior campeão paralímpico brasileiro, o nadador Daniel Dias garantiu sua primeira medalha em Tóquio. Foi nos 200m estilo livre, classe S5 que o atleta conquistou a medalha de bronze. A primeira medalha dessa que deve ser a sua última participação nos jogos.

NATAÇÃO – 200m ESTILO LIVRE S5 – FINAL – DANIEL DIAS – MEDALHA DE BRONZE

E Daniel não para de aumentar sua coleção de medalhas. Dessa vez, foi na disputa dos 100m estilo livre da categoria S5. Daniel conquistou o mais uma medalha de bronze.

NATAÇÃO – 100m ESTILO LIVRE S5 – FINAL – DANIEL DIAS – MEDALHA DE BRONZE

Phelipe Rodrigues foi outra presença brasileira no pódio representando a natação. Na disputa da sua quarta paralimpíada, Phelipe não sabe o que é sair dos jogos sem medalha. E logo no primeiro dia garantiu um bronze, nos 50m estilo livre classe S10.

NATAÇÃO – 50m ESTILO LIVRE S10 – FINAL – PHELIPE RODRIGUES – MEDALHA DE BRONZE

E mais medalha vindo das piscinas de Tóquio. O revezamento 4x50m de até 20 pontos brasileiro garantiu a medalha de bronze na competição.Mais uma medalha para Daniel Dias. O revezamento consagrou também Patrícia Santos, Joana Neves e Talisson Glock. O time chinês ficou com o ouro.

NATAÇÃO – REVEZAMENTO 4X50M ATÉ 20 PONTOS – FINAL – MEDALHA DE BRONZE

Wendell Belarmino conquistou na manhã desta sexta-feira (27) mais uma medalha para a natação brasileira em Tóquio. Foi nos 50m estilo livre, na classe S11 (para atletas com deficiência visual). Na sua primeira participação, Wendell garantiu ouro para o Brasil ao fazer o tempo de 26s03 na prova.

NATAÇÃO – 50m ESTILO LIVRE S11 – FINAL – WENDELL BELARMINO – MEDALHA DE OURO

Gabriel Bandeira, ouro nos 100m estilo borboleta, conquistou mais uma medalha para o Brasil. Dessa vez, a medalha de prata nos 200m estilo livre classe S14.

NATAÇÃO – 100m ESTILO LIVRE S14 – FINAL – GABRIEL BANDEIRA – MEDALHA DE PRATA

Mais uma medalha saindo diretamente das piscinas de Tóquio. Maria Carolina Santiago foi bronze na disputa dos 100m estilo costas na classe S12. É a primeira medalha de uma mulher na natação brasileira competindo individualmente nos Jogos Paralímpicos do Japão.

NATAÇÃO – 100m ESTILO COSTAS S14 – FINAL – MARIA CAROLINA SANTIAGO – MEDALHA DE BRONZE

Mais um revezamento brasileiro a garantir medalha nas piscinas de Tóquio. Dessa vez foi no 4x100m estilo livre S14 misto. Inicialmente, o time brasileiro acabou a prova em quarto lugar mas ficou com o bronze após a desclassificação da equipe dos Atletas da Rússia.

NATAÇÃO – 4x100m ESTILO LIVRE S14 MISTO – FINAL – MEDALHA DE BRONZE

Maria Carolina Santiago conquistou mais uma medalha de ouro para o Brasil e dessa vez foi com direito a quebra de recorde paralímpico. A nadadora conquistou o feito ao bater o tempo de 28,82s nos 50m estilo livre classe S12/S13 (para atletas com deficiência visual moderada ou leve).

NATAÇÃO – 50m ESTILO LIVRE S12/S14 – FINAL – MARIA CAROLINA SANTIAGO – MEDALHA DE OURO

Mais um atleta a conquistar sua segunda medalha na competição, Gabriel Araújo conquistou o ouro nos 200m estilo livre classe S2 o seu primeiro ouro em Tóquio.

NATAÇÃO – 200m ESTILO LIVRE S2 – FINAL – GABRIEL ARAÚJO – MEDALHA DE OURO

Foi na batida de mãos que Beatriz Carneiro conquistou mais uma medalha brasileira na natação paralímpica. Na disputa dos 100m estilo peito, a nadadora ficou apenas dois centésimos de segundo à frente de sua irmã gêmea ao garantir o bronze na categoria SB14 (para atletas com deficiência intelectual).

NATAÇÃO – 100m ESTILO PEITO SB14 – FINAL – BEATRIZ CARNEIRO – MEDALHA DE BRONZE

Maria Carolina Santiago não para de acumular medalhas para o Brasil. Dessa vez, foi a conquista do ouro nos 100m estilo livre na classe S12. É a terceira medalha da nadadora em Tóquio. A segunda dourada.

NATAÇÃO – 100m ESTILO LIVRE S12 – FINAL – MARIA CAROLINA SANTIAGO – MEDALHA DE OURO

Gabriel Bandeira é outro nome que conquista mais uma medalha no Japão. Dessa vez a de prata nos 200m medley (onde o nadador precisa apresentar os quatro estilos de natação na mesma prova) na classe S14.

NATAÇÃO – 200m MEDLEY S14 – FINAL – GABRIEL BANDEIRA – MEDALHA DE PRATA

E não parou por ai o dia de conquistas na natação. Mariana Gesteira conquistou o bronze nos 100m estilo livre da classe S9 com direito a um sprint final nos últimos 50 metros que fez com que ela saísse da quinta colocação para a medalha de bronze.

NATAÇÃO – 100m ESTILO LIVRE S9 – FINAL – MARIANA GESTEIRA – MEDALHA DE BRONZE

Para fechar o dia de conquistas na natação, o revezamento brasileiro caiu mais uma vez nas piscinas de Tóquio e não saiu de lá sem medalha. Wendell Belarmino, Douglas Matera, Lucilene Caetano e Maria Carolina Santiago foram prata no revezamento 4x100m livre até 49 pontos.

NATAÇÃO – REVEZAMENTO 4x100m ESTILO LIVRE 49 PONTOS- FINAL – BRASIL – MEDALHA DE PRATA

E segue a chuva de conquistas na natação brasileira. Talisson Glock conquistou décima oitava medalha do Brasil nas piscinas ao levar o bronze na prova dos 100m estilo livre classe S6 (para atletas com dois membros amputados ou dificuldades motoras em um dos lados do corpo)

NATAÇÃO – 100m ESTILO LIVRE S6 – FINAL – TALISSON GLOCK – MEDALHA DE BRONZE

Maria Carolina Santiago conquistou a terceira medalha de ouro olímpica em Tóquio. Dessa fez foi nos 100m estilo peito classe S12 com uma performance dominante nas piscinas.

NATAÇÃO – 100m ESTILO PEITO S12 – FINAL – MARIA CAROLINA SANTIAGO – MEDALHA DE OURO

Já nos 50m estilo livre na classe S8 (para atletas com dificuldade motora), mais uma medalha de prata. Cecília Araújo fechou o dia de conquistas do Time Brasil nas piscinas brasileiras.

NATAÇÃO – 50m ESTILO LIVRE S8 – FINAL – CECÍLIA ARAÚJO – MEDALHA DE PRATA

Talisson Glock conquistou mais uma medalha em Tóquio. Na prova dos 400m estilo livre classe S6, o nadador brasileiro superou o atual campeão mundial da prova para garantir mais um ouro nas piscinas do Japão para o Brasil.

NATAÇÃO – 400m ESTILO LIVRE S6 – FINAL – TALISSON GLOCK – MEDALHA DE OURO

Gabriel Araújo conquistou também mais um ouro na Paralimpíada. Foi na disputa dos 50m estilo costas classe S2 dominando a prova do início ao fim.

NATAÇÃO – 50m ESTILO COSTAS S2 – FINAL – GABRIEL ARAÚJO – MEDALHA DE OURO

Quarta medalha de Wendell Belarmino em Tóquio! Dessa vez na prova dos 100m estilo borboleta da classe S11, o brasileiro conquistou a medalha de bronze, ficando atrás somente dos atletas do Japão!

NATAÇÃO – 100m ESTILO BORBOLETA S11 – FINAL – WENDELL BELARMINO – MEDALHA DE BRONZE

Atletismo

Mais um ouro pro Brasil! Em uma prova emocionante, o corredor Yeltsin Jaqcues conquistou o lugar mais alto do pódio. Em uma prova de 5.000 metros categoria T11 (para cegos), o brasileiro liderou boa parte da prova, mas já na reta final, viu o atleta japonês Kenya Karasawa o ultrapassar. Isso não foi suficiente para que Yeltsin desistisse de vencer a prova e com um sprint final fantástico faturou o ouro.

ATLETISMO – 5.000m T11 – FINAL – YELTSIN JACQUES – MEDALHA DE OURO

Mas o atletismo ainda conquistaria outra medalha dourada. Silvânia Costa se sagrou bicampeã paralímpica no Salto em Distância da categoria T11. Campeã da categoria na Rio 2016, a atleta repete a dose agora em Tóquio para fazer do Brasil o único medalhista nas duas finais já disputadas do atletismo na competição. Para garantir o ouro, a atleta executou um salto de 5 metros.

ATLETISMO – SALTO EM DISTÂNCIA T11 – FINAL – SILVÂNIA COSTA – MEDALHA DE OURO

Favorito para a conquista da medalha de ouro e também atual campeão olímpico nos 100m na classe T46/47 (para atletas com deficiência nos membros superiores), Petrúcio Ferreira dos Santos não apenas venceu a prova como fez em Tóquio, o melhor tempo da história das Paralimpíadas na prova: 10s42. Além do ouro de Petrúcio, na mesma prova, Washington Junior garantiu a medalha de bronze.

ATLETISMO – 100m T46/47 – FINAL – PETRÚCIO FERREIRA – MEDALHA DE OURO

ATLETISMO – 100m T46/47 – FINAL – WASHINGTON JUNIOR – MEDALHA DE BRONZE

Wallace Santos precisou de 6 arremessos para garantir o ouro no arremesso de peso na classe F55 (para atletas cadeirantes que são lesionados medulares.). O arremesso dourado foi de 12m36 que rendeu ao atleta o recorde mundial da categoria.

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO F55 – WALLACE SANTOS – MEDALHA DE OURO

Já no arremesso de peso na classe T37 (para atletas com paralisia cerebral), João Victor Teixeira cravou 14m45 para garantir o bronze na sua prova.

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO T37 – JOÃO VICTOR TEIXEIRA – MEDALHA DE BRONZE

Thalita Simplício levou a prata na disputa dos 400m na classe T11 (para atletas com deficiência visual). A atleta de 24 anos fez o melhor tempo da sua carreira (56s80) para garantir sua medalha, apenas atrás da chinesa Cuiqing Liu, que com 56s25 garantiu não só o ouro como também o recorde paralímpico.

ATLETISMO – 400M CLASSE T11 – THALITA SIMPLÍCIO – MEDALHA DE PRATA

No lançamento de disco, mais uma medalha de bronze para o Brasil. Julyana Silva conquistou a medalha na classe F57 (para cadeirantes). O arremesso que garantiu a medalha foi de 30m49.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DISCO – JULYANA SILVA – MEDALHA DE BRONZE

Já no lançamento de dardo, Cícero Nobre também conseguiu uma medalha de bronze na categoria F5 (para atletas com comprometimento nos membros inferiores). Cícero chegou a quebrar o recorde paralímpico, mas viu os adversários superarem sua marca e ficou com o bronze.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DARDO F5 – CÍCERO NOBRE – MEDALHA DE BRONZE

Claudiney Batista chegou em Tóquio já com o título de campeão olímpico no lançamento de disco classe F56 conquistado na Rio 2016 e fez bonito novamente. Com a marca de 45,59m estabeleceu um novo recorde paralímpico e garantiu o ouro.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DISCO F56 – CLAUDINEY BATISTA – MEDALHA DE OURO

Não só o ouro mas o recorde mundial foi conquistado por Beth Gomes também no lançamento de disco. A marca dourada? 17,62m.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DISCO F52 – BETH GOMES – MEDALHA DE OURO

O Brasil segue colecionando medalhas no atletismo. Dessa vez, nos 100m classe T63, Vinicius Rodrigues conquistou a prata ao ser superado no centésimo final de prova.

ATLETISMO – 100m T63 – VINICIUS RODRIGUES – MEDALHA DE PRATA

E o Brasil conquistaria mais uma prata na modalidade: no arremesso de peso classe F11. Alessandro Rodrigo fez a melhor marca da sua temporada e conquistou o segundo lugar na prova.

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO F11 – ALESSANDRO RODRIGO – MEDALHA DE PRATA

Mais um atleta que conquista sua segunda medalha nos jogos de Tóquio. Já medalhista de ouro nos 5.000m T11, Yeltsin Jacques conquistou mais uma dourada pro Brasil. Dessa vez nos 1.500m classe T12 com direito a bater o recorde mundial da prova.

ATLETISMO – 1.500m T12 – FINAL – YELTSIN JACQUES – MEDALHA DE OURO

No lançamento de dardo, mais medalhas: Raíssa Machado conquistou a prata na classe F56. Mais uma medalha para o atletismo brasileiro!

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DARDO – FINAL – RAÍSSA MACHADO – MEDALHA DE PRATA

E não havia parado por ai. Supresa para o dia do atletismo: Jardênia Félix conquistou, aos 17 anos, o bronze nos 400m classe T20 (para atletas com deficiência intelectual). Medalha inédita para a atleta brasileira.

ATLETISMO – 400m T20 – FINAL – JARDÊNIA FÉLIX – MEDALHA DE PRATA

Alessandro Rodrigo se tornou bicampeão olímpico nessa madrugada em Tóquio. No lançamento de disco da classe F11, o atleta brasileiro já era recordista mundial e para conquistar o ouro no Japão, superou a sua própria marca áo lançar 43m16.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DISCO F11 – FINAL – ALESSANDRO RODRIGO – MEDALHA DE OURO

E mais medalhas saíram no atletismo. No arremesso de peso na classe F35, Marivana Oliveira conquistou a prata ao alcançar a marca de 9m15 com o seu arremesso.

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO F35 – FINAL – MARIVANA OLIVEIRA – MEDALHA DE PRATA

Já no salto em distância, melhor marca pessoal para Mateus Evangelista, que garantiu o bronze para o Brasil ao saltar par a marca de 6m5 na classe F37.

ATLETISMO – SALTO EM DISTÂNCIA – FINAL – MATEUS EVANGELISTA – MEDALHA DE BRONZE

Dobradinha brasileira em Tóquio! No lançamento de peso na classe F57, ouro e bronze para o Brasil. Thiago Paulino dos Santos venceu a prova com um lançamento de 15m10 e Marco Aurélio Borges ficou com o bronze. A prata ficou com a China. APÓS A PROVA, O TIME CHINÊS PEDIU UMA REVISÃO DOS LANÇAMENTOS DE THIAGO PAULINO E DEPOIS DE MUITA POLÊMICA, ELES FORAM ANULADOS. THIAGO PASSOU PARA O BRONZE E MARCO AURÉLIO FICOU COM A PRATA. O ouro foi para o alteat da China.

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO F57 – FINAL – MARCO AURÉLIO BORGES – MEDALHA DE PRATA

ATLETISMO – ARREMESSO DE PESO F57 – FINAL – THIAGO PAULINO DOS SANTOS – MEDALHA DE BRONZE

E mais medalhas chegaram das pistas do Estádio Olímpico de Tóquio. João Victor Teixeira conquistou a medalha de bronze no lançamento de disco da classe F37. Essa é a segunda medalha do atleta no Japão, que já tinha conquistado outra medalha de bronze no arremesso de peso da mesma classe.

ATLETISMO – LANÇAMENTO DE DISCO F37 – FINAL – JOÃO VICTOR TEIXEIRA – MEDALHA DE BRONZE

Dois anos de competição foram suficientes para que Ricardo Gomes se tornasse medalhista paralímpico. Ele conquistou a medalha de bronze nos 200m classe T37 com o tempo de 22s62.

ATLETISMO – 200m T37 – FINAL – RICARDO GOMES – MEDALHA DE BRONZE

Foi no photofinish que a direção de prova conseguiu ver quem venceu a prova dos 200m classe T11 feminina. Thalita Simplício e a chinesa Cuiqing Liu pareciam empatadas ao fim da prova, mas ao contabilizar os centésimos da prova, o ouro ficou com a atleta da China e Thalita faturou a prata. Jerusa Geber conquistou o bronze para fechar a dobradinha brasileira no pódio!

ATLETISMO – 200m T11 – FINAL – THALITA SIMPLÍCIO – MEDALHA DE PRATA

ATLETISMO – 200m T11 – FINAL – JERUSA GEBER – MEDALHA DE BRONZE

E teve mais dobradinha brasileira no atletismo em Tóquio. Na prova dos 400m classe T47, Thomas de Moraes e Petrúcio Ferreira conquistaram prata e bronze na prova.

ATLETISMO – 400m T47 – FINAL – THOMAS DE MORAES – MEDALHA DE PRATA

ATLETISMO – 400m T47 – FINAL – PETRÚCIO FERREIRA – MEDALHA DE PRATA

Goalball

O Brasil bateu a China e levou o ouro na final do Goalball! É a primeira vez que os brasileiros conquistam o lugar mais alto do pódio na modalidade. E foi com tranquilidade diante dos chineses favoritos ao título: 7×2 e sem grandes sustos.

GOALBALL – FINAL – BRASIL – MEDALHA DE OURO

Qual atleta paralímpico é o maior medalhista do Brasil que encerrou sua carreira nas Paralimpíadas de Tóquio conquistando ao longo de sua história 27 medalhas?
Créditos: Reprodução / Instagram Comitê Paralímpico Brasileiro

Esgrima em cadeira de rodas

Campeão em Londres 2012, Jovane Guissone não conseguiu repetir o título no Japão. O brasileiro perdeu na espada para o russo Alexander Kuzyokov por 15 a 8 na disputa da classe B. O atleta brasileiro é o atual vice – líder do ranking mundial e volta para a disputa do florete na sua categoria.

ESGRIMA – FINAL ESPADA – JOVANE GUISSONE – MEDALHA DE PRATA

Hipismo

O Brasil conquistou um resultado histórico no hipismo. Rodolpho Riskalla conquistou a medalha de prata no adestramento na Classe 4 – onde o atleta apresenta comprometimento moderado dos quatro membros. O conjunto formado pelo cavaleiro Rodolpho montando Don Henrico, ficou apenas atrás do conjunto holandês. Rodolpho pode conquistar mais uma medalha pois com a prata se classificou para a categoria freestyle.

HIPISMO – ADESTRAMENTO CLASSE 4 – FINAL – RODOLPHO RISKALLA – MEDALHA DE PRATA

Tênis de Mesa

Cátia Oliveira conseguiu a sua primeira medalha paralímpica no tênis de mesa. Ela garantiu o bronze para o Brasil após ser derrotada pela sul coreana atual campeã mundial Su Yeon Seo por 3 sets a 1. A categoria não possui disputa de terceiro lugar e com isso, Cátia garantiu sua medalha.

TÊNIS DE MESA – CLASSE 1-2 – CÁTIA OLIVEIRA – MEDALHA DE BRONZE

Bruna Alexandre conquistou mais uma medalha pro país no Tênis de Mesa. Ela foi derrotada na final pela australiana Qian Yang por 3×1. A adversária é nascida na China, maior potência do esporte no mundo.

TÊNIS DE MESA – CLASSE T10 – BRUNA ALEXANDRE – MEDALHA DE PRATA

Mais uma medalha para o Tênis de Mesa, dessa vez por equipes. Ao superar a Turquia nas quartas de final, o time brasileiro garantiu a medalha de bronze nas classes S9 e S10. Nas semifinais, o Brasil enfrentou a Polônia e perdeu por 2 a 0.

TÊNIS DE MESA – CLASSE S9/S10- BRASIL – MEDALHA DE BRONZE

Judô

Lúcia Araújo conquistou a medalha de bronze na categoria até 53kgs classe B3 (para atletas com deficiência visual que conseguem definir imagens). É a terceira medalha paralímpica de Lúcia, que possui duas pratas em Londres 2012 e na Rio 2016.

JUDO – CATEGORIA ATÉ 53kgs B3 – LÚCIA ARAÚJO – MEDALHA DE BRONZE

Alana Maldonado fez história em Tóquio. A judoca se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar um ouro na modalidade. Lutando na categoria até 70kgs, venceu a atleta da Georgia por waza – ari para subir ao lugar mais alto do pódio.

JUDÔ – CATEGORIA ATÉ 70kgs B2 – ALANA MALDONADO – MEDALHA DE OURO

Terceira medalha do Judô em Tóquio e novamente veio com uma mulher. Meg Emmerich conquistou o bronze na categoria +70kgs classe B3 (onde os atletas conseguem definir imagens). Foi o segundo bronze do judô e a segunda medalha da modalidade no dia.

JUDÔ – CATEGORIA +70kgs B3 – MEG EMMERICH – MEDALHA DE BRONZE

Halterofilismo

Mais uma mulher que entra para a história dos jogos paralímpicos. Mariana D’Andrea conquistou o ouro na categoria até 73kgs ao levantar 137kgs. Na Paralimpíada, competem no halterofilismo atletas com deficiência nos membros inferiores e/ou com paralisia cerebral.

HALTEROFILISMO – CATEGORIA ATÉ 73kgs – FINAL – MARIANA D’ANDREA – MEDALHA DE OURO

Remo

Na disputa do skiff simples PR1M1x, Renê Pereira precisou de uma arracanda sensacional nos últimos 500 metros para garantir uma medalha de bronze para o Brasil, a primeira da modalidade no Japão na prova dos 2.000 metros.

REMO – SKIFF SIMPLES PR1M1X – FINAL – RENÊ PEREIRA – MEDALHA DE BRONZE

Bocha

Saíram as primeiras medalhas do Brasil na disputa da Bocha em Tóquio. Na classe BC2, Maciel Santos levou o bronze ao derrotar o tailandês Worawut Saengampa por 4×3. Já na classe BC1, José Carlos Chagas também garantiu a medalha de bronze ao bater o atleta de Portugal, André Ramos pelo placar de 8 a 2.

BOCHA – CLASSE BC2 – MACIEL SANTOS – MEDALHA DE BRONZE

BOCHA – CLASSE BC1 – JOSÉ CARLOS CHAGAS – MEDALHA DE BRONZE

Taekwondo

Estreante no programa paralímpico, o esporte já trouxe uma medalha de ouro para o Brasil. Nathan Torquato conquistou a medalha na categoria até 61kgs classe K44 mesmo sem disputar a final. O brasileiro venceu sua luta da semifinal contra o atleta da do time de refugiados do Comitê Paralímpico e viu o atleta da Rússia, Daniel Sldorov ser desclassificado por acertar um golpe ilegal no adversário da semifinal, o egípicio Mohammed Elzayat, que precisou ser hospitalizado e não conseguiu lutar a final, o que fez com que o brasileiro conquistasse a medalha de ouro automaticamente.

TAEKWONDO – CATEGORIA ATÉ 61kgs K44 – FINAL – NATHAN TORQUATO – MEDALHA DE OURO

Mais uma medalha para o esporte estreante no programa olímpico. Na categoria até 58kgs classe K44, a brasileira Silvana Fernandes bateu a turca Gamze Gurdal por 26×9 e garantiu a medalha de bronze, a segunda do taekwondo nos Jogos.

TAEKWONDO – CATEGORIA ATÉ 58kgs K44 – FINAL – SILVANA FERNANDES – MEDALHA DE BRONZE

A campeã mundial no Taekwondo na categoria +58 K44, Débora Menezes conquistou a prata em Tóquio. A terceira medalha brasileira da modalidade que estreou no programa paralímpico esse ano. A brasileira perdeu a final para a atleta do Uzbequistão, Guljonoy Naimova, por 8 a 4.

TAEKWONDO – CATEGORIA +58kgs K44 – FINAL – DÉBORA MENEZES – MEDALHA DE PRATA

Canoagem

O Brasil conquistou a prata na canoagem nessa madrugada. Luis Carlos Cardoso não precisou disputar uma semifinal e avançou direto para a final da canoagem de velocidade na classe KL1. Ele perdeu para o alteta da Hungria que dominou a prova.

CANOAGEM – CLASSE KL1 – LUIS CARLOS CARDOSO – MEDALHA DE PRATA

E o primeiro ouro da canoagem veio com Fernando Rufino que conquistou a medalha ao vencer a prova na categoria VL2 com o tempo de 53s077. Mas não foi a única medalha da canoagem no dia. Giovane Vieira de Paula conquistou a prata na categoria VL3.

CANOAGEM – CLASSE VL2 – FERNANDO RUFINO – MEDALHA DE OURO

CANOAGEM – CLASSE VL3 – GIOVANE VIEIRA DE PAULA – MEDALHA DE PRATA

Futebol de 5

O Brasil não sabe o que é chegar em uma paralimpíada e não ser campeão da modalidade. Dessa vez, a vítima foi um grande rival, a Argentina. A seleção brasileira venceu os hermanos por 1×0, gol de Nonato, artilheiro do torneio paralímpico para conquistar a quinta medalha de ouro do Brasil na modalidade e se sagrar pentacampeão olímpico de futebol de 5.

FUTEBOL DE 5 – FINAL – BRASIL – MEDALHA DE OURO

Vôlei Sentado

A seleção brasileira feminina de vôlei sentado conquistou nesse sábado (04), a medalha de bronze ao bater a seleção do Canadá por 3 sets a 1.

VÔLEI SENTADO – DISPUTA DO BRONZE – BRASIL – MEDALHA DE BRONZE

Qual o maior campeão paralímpico do Brasil?

Dias é até hoje o atleta brasileiro que mais vezes subiu ao pódio em edições de jogos paralímpicos, com 27 medalhas ao todo sendo 14 de ouro.

Quem é o maior medalhista paralímpico do Brasil até as Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016?

"Daniel Dias faz história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Brasileiro chega a 24 pódios e ultrapassa australiano como maior medalhista de todos os tempos na natação Paralímpica". "Ele abriu mão até da família para treinar', diz pai de Daniel Dias após 1º ouro na natação".

Qual o atleta brasileiro paralímpico com maior número de medalhas conquistadas?

O atleta com mais medalhas Dono de incríveis 27 medalhas paralímpicas, Daniel fez sua última participação em Jogos na edição de Tóquio, encerrando a carreira no alto rendimento com três bronzes nas provas de 100m e 200m livre e no revezamento misto 4x50m livre 20 pontos.

Qual atleta Paralimpíco brasileiro ganhou mais medalhas na história das Paralimpíadas?

Aos 33 anos, Daniel Dias é o maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro. Aliás, seus feitos na natação não se comparam ao de nenhum outro esportista do Brasil, com ou sem deficiência. São 27 medalhas em Paralimpíadas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Outros 40 pódios em Mundiais, 31 deles dourados.