Qual das seguintes descrições explica de forma mais completa o que é um motor de busca:

Você consegue se lembrar qual foi a última vez em que precisou ir até uma biblioteca para conseguir pesquisar sobre determinado assunto? Para os fãs de culinária, qual foi a última refeição preparada a partir das indicações dos cadernos de receita da família? É preciso se esforçar para trazer à memória como se dava o processo de descoberta antes da internet e da popularização dos motores de busca.

Seja para aprender algo novo, encontrar um telefone de contato de determinado local ou traçar a rota para a próxima viagem: tudo era feito de maneira manual com o apoio de recursos atualmente tidos como rudimentares, tais como enciclopédias, listas telefônicas e mapas gigantescos. Lembrar desses elementos que fizeram parte do cotidiano de toda uma geração traz uma pontinha de nostalgia, além de constantemente despertar o seguinte questionamento: “como é que nós vivíamos antes?”

Hoje é possível fazer perguntas complexas ao Google, o mais popular entre os motores de busca, e obter respostas para os mais variados questionamentos em uma fração de segundos. Em linhas gerais, a disseminação do acesso à internet serviu como trampolim para transformar os motores de busca em grandes bibliotecas digitais de conhecimento, que podem ser acessadas de qualquer lugar no mundo.

Além das respostas para as dúvidas mais intrínsecas da humanidade, os motores de busca também trouxeram muitas facilidades para o cotidiano de milhões de pessoas. Do GPS ao seu aplicativo favorito para ouvir música, da pesquisa de uma marca de roupas até a busca por um novo fornecedor: todas as informações disponíveis no ambiente virtual são encontradas nas complexas bases de dados através dos motores de busca.

O que são motores de busca?

Considerados as ferramentas digitais mais utilizadas atualmente, os motores de busca ou buscadores nada mais são do que programas desenvolvidos para apresentar resultados a partir das palavras-chave fornecidas pelo usuário.

Embora pareça simples, trazer as respostas para as mais variadas pesquisas feitas diariamente exige uma tecnologia extremamente complexa e inteligente.

A história dos motores de busca

Ainda que seja difícil imaginar a vida sem as facilidades proporcionadas pela internet e, especialmente, pelos buscadores, encontrar informações facilmente usando um computador se tornou possível apenas nos anos 1990.

A nível global, o Archie é tido como o primeiro motor de buscas criado, embora não estivesse ligado à world wide web (WWW). Entretanto, foi essa ferramenta que abriu caminho para o Wandex, Excite, Yahoo!, AltaVista, WebCrawler e Lycos: motores de busca que aprimoraram a pesquisa de informações a partir da indexação de páginas na web.

O ano de 1994 é considerado um marco na história dos motores de busca, pois foi neste período que diversas plataformas de busca surgiram no mercado com o propósito de tornar mais simples o processo de encontrar informações. Em 1995, buscadores como o Yahoo!, que filtrava os resultados de pesquisa, apresentando dados para os usuários ligeiramente mais precisos que outras plataformas, incorporou outro recurso em seu site: os espaços para anunciantes.

Embora fosse uma prática lucrativa para as empresas que anunciavam no Yahoo! e conseguiam levar seus produtos e serviços mais longe, o motor de busca desse site começou a perder precisão em suas pesquisas, pois sempre retornava a seus usuários resultados relacionados aos produtos ofertados pelos anunciantes. Além disso, os critérios para tornar uma página relevante ou não para os internautas também não era muito claro.

A partir dessa janela de oportunidade, Larry Page e Sergey Brin lançaram em 1998 o Google, plataforma que anos mais tarde viria a conquistar o posto mais popular entre os motores de busca. O diferencial do buscador desenvolvido pelos estudantes da Universidade de Stanford era seu sistema de relevância para a exibição de páginas: desde o princípio o Google designou que as páginas mais relevantes para os usuários seriam aquelas estivessem ligadas a outras páginas web. 

Desde sua fundação, a empresa de tecnologia, nascida em Menlo Park na Califórnia, vem desenvolvendo técnicas cada vez mais precisas para organizar e disponibilizar toda informação do mundo para os milhões de usuários que acessam o Google diariamente.

6 motores de busca mais utilizados no mundo

1) Google

Como mencionamos anteriormente, o Google se tornou o buscador mais utilizado no mundo, pois entre os motores de busca presentes no mercado, ele é o que oferece a melhor experiência para o usuário.

Especialistas no assunto estimam que sejam feitas 228 milhões de pesquisas por hora na plataforma e mais de 2 trilhões de buscas por ano. Em 2015, o Google Brasil era utilizado por 94,31% das pessoas que faziam buscas na internet, atualmente essa porcentagem é muito maior. 

Atestando ainda mais sua popularidade e experiência única, o Google divulga anualmente quais foram os termos mais pesquisados na plataforma nos últimos 12 meses. De acordo com o relatório Pesquisas do Ano 2021, no Brasil a cantora Marília Mendonça, o que é cringe e Olimpíadas 2021 foram alguns dos termos que registraram o maior número de buscas pelos usuários.

2) Yahoo!

Além de pioneiro, o Yahoo! está entre os motores de busca mais utilizados, pois apresenta bons resultados em suas pesquisas, além de disponibilizar para seus usuários serviços de notícias, e-mail e jogos.

O que também torna o Yahoo um motor de buscas amplamente utilizado é o fato dessa plataforma ser utilizada como buscador padrão do navegador Mozilla Firefox.

3) Bing

O Bing também figura entre os motores de busca mais populares, pois é o buscador desenvolvido pela Microsoft e instalado como padrão em todos os computadores comercializados pela marca.

A plataforma apresenta as mesmas funcionalidades do Google e do Yahoo!, além de permitir que seus usuários façam doações para ONGs através do recurso Microsoft Rewards.

4) Baidu

O Baidu é o buscador mais utilizado na China, embora seus mecanismos precisem se submeter à censura imposta pela legislação do país. Além do serviço de busca, a ferramenta também oferece aos usuários serviços de notícias e mapas. 

Fundado em 2002, o Baidu manteve suas operações no Brasil atuando como buscador, antivírus e loja de aplicativos até o ano de 2018, em que encerrou por completo as atividades no país.

5) Ask

Popular nos Estados Unidos, o Ask é um motor de busca que não apresenta resultados de pesquisas em imagens. Entretanto, diferente de buscadores como o Google, a ferramenta apresenta em sua página inicial diversas notícias sobre cultura, esportes, arte, jogos e muitos outros temas.

6) DuckDuckGo

Diferentemente de outras plataformas de busca, o princípio do DuckDuckGo é ser um buscador onde os usuários possam fazer suas pesquisas sem correrem o risco de serem rastreados. Por essa razão, a ferramenta não coleta nenhum tipo de dado dos usuários e tampouco salva o histórico de pesquisas.

Além disso, nos filtros de busca disponibilizados pela plataforma, os usuários podem selecionar a região de onde desejam extrair resultados, a modalidade de pesquisa, moderada ou rigorosa, e ainda a data em que o buscador deve selecionar informações.

Motores de busca e SEO

Além da facilidade para encontrar informações, os motores de busca somado às novas profissões geradas pela internet, apresentaram para as empresas o Marketing de Conteúdo como uma nova realidade pautada na necessidade de produzir conteúdos relevantes para seus consumidores.

Uma das premissas básicas do Marketing de Conteúdo é o desenvolvimento de materiais que agreguem valor para os clientes e futuros consumidores de determinada marca. Entretanto, para que esse conteúdo seja visto, acessado e consumido, ele precisa ser lido pelos robôs que indexam as páginas de pesquisa nos motores de busca.

Para garantir uma boa leitura pelos robôs, o Marketing de Conteúdo utiliza técnicas de SEO, sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca, em tradução livre. Conteúdos com boa pontuação de SEO são lidos facilmente pelos robôs dos motores de busca e consequentemente aparecem nas primeiras páginas de pesquisa.

Atualmente o SEO é o que direciona as organizações que desejam se destacar na busca orgânica de motores de busca como o Google.

Leia mais: 3 Dicas para melhorar a experiência do cliente no seu site

Motores de busca e LGPD

Embora os motores de busca apresentem uma série de vantagens, também é preciso mencionar que o incremento na qualidade dos buscadores disponíveis no mercado só foi possível graças à informações como localização, dispositivo, interesses, idade, dentre outros dados disponibilizados pelos próprios usuários dessas plataformas.

Com base nessas informações e a partir dos avanços tecnológicos proporcionados pela Inteligência Artificial, motores de busca como Google aprimoraram a experiência de seus usuários por meio da construção de gigantescas bases de dados sensíveis.

Para proteger e garantir a segurança dos milhões de usuários que acessam diariamente as plataformas de busca, sites e e-commerces, foi desenvolvida a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No Brasil, a nova lei entrou em vigor em 2020 para amparar e assegurar os direitos de liberdade e privacidade dos usuários.

Com o surgimento dessa legislação, que alcançou diversos países do mundo, motores de busca como o DuckDuckGo, que não utiliza cookies e nem dados pessoais dos usuários, se tornou uma alternativa para aqueles que desejam buscar informações na internet de modo mais seguro.

Motores de busca e o mundo corporativo

Assim como a internet, o hábito de fazer pesquisas também faz parte do dia a dia das empresas, não importa qual seja o seu tamanho ou mercado. 

O que diferencia as consultas feitas em motores de busca, como Google, da busca corporativa é o fato de que na primeira opção nos referimos à pesquisas abrangentes feitas em diretórios diversos, enquanto na segunda toda busca é realizada na base de dados da organização, buscando facilitar a rotina dos colaboradores.

Ainda que a busca corporativa pareça fazer parte de uma realidade distante das empresas, seu uso tem se tornado cada vez mais comum e necessário. Afinal, desde investigar um possível parceiro até homologar novos fornecedores, contar com mecanismos de busca é fundamental para garantir assertividade e agilidade.

NeuralSearchX: a plataforma completa para busca corporativa

A partir do panorama apresentado, que mostra a importância dos motores de busca para encontrar informações valiosas no mar de documentos não-estruturados disponíveis atualmente, é válido ressaltar que o NeuralSearchX desenvolvido pela NeuralMind é uma plataforma que oferece solução completa para as empresas que decidiram investir na busca corporativa para melhorar os resultados do negócio.

Além de permitir que a empresa suba sua própria base de conteúdo na ferramenta, o NeuralSearchX também utiliza a inteligência artificial para retornar respostas precisas em poucos segundos e ainda apresentar insights de maneira proativa ou interativa. Dessa forma, a tomada de decisão por parte de gestores e líderes se torna mais assertiva.

O NeuralSearchX também pode ser utilizado para identificar propostas semelhantes por parte dos parceiros do negócio e ainda na melhoria da experiência dos clientes de e-commerces, visto que impulsiona e aperfeiçoa a busca por produtos. Para conhecer mais detalhes da ferramenta e agendar uma demonstração, basta clicar aqui.

O que esperar dos motores de busca para o futuro?

Embora para muitos usuários os motores de busca existentes já sejam completos, sempre é possível ir além para trazer melhores resultados e proporcionar experiências ainda mais sofisticadas quando o assunto é pesquisa na internet.

Conforme mencionamos, a busca corporativa tende a ser uma espiral crescente para o futuro dos buscadores, apresentando cada vez mais soluções personalizadas e maleáveis de acordo com as necessidades do negócio.

Outro fator que tende a impactar os motores de busca é a segurança dos usuários. Nesse contexto, novas empresas podem ganhar espaço no mercado. Atualmente a principal aposta para esse novo cenário é o buscador You.com, desenvolvido por Richard Socher, cientista da computação, que já atuou em empresas como a Salesforce, e um dos principais pesquisadores contemporâneos sobre Processamento de Linguagem Natural.

A premissa do You.com é proteger os dados dos usuários, dando-lhes autonomia para controlar suas pesquisas, além de oferecer novos filtros e opções de visualização dos resultados.