Qual é a diferença de Luftal e simeticona?

A simeticona é um princípio ativo indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação desses gases alivia estes sintomas. 

Qual é a diferença de Luftal e simeticona?

A simeticona também pode ser usada como medicação auxiliar no preparo dos pacientes em exames médicos, tais como endoscopia digestiva (exame do interior do esôfago, estômago e intestino) e/ou colonoscopia (exame do interior do intestino grosso).

  • Mecanismo de ação esperado de Simeticona
  • Quais laboratórios fabricam e disponibilizam Simeticona?
  • Diferenças entre Dimeticona e Simeticona
  • Cólica do bebê o que é? Quais os benefícios da Simeticona nessa questão?
    • Afinal, o que é a cólica do bebê?
    • Por que ela ocorre?
    • Resumindo as principais questões sobre cólica em bebês 
    • Pesquisas e estudos da relação da simeticona com cólica em bebês
  • Quais as precauções e advertências de Simeticona?
  • Interações medicamentosas de Simeticona
  • Uso de Simeticona na gravidez e amamentação
  • Simeticona possui contraindicações e riscos? 
  • Qual a posologia, dosagem e instruções de uso de Simeticona?
  • Armazenamento correto, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Simeticona
    • Características do medicamento 
  • Reações adversas de Simeticona
  • E em caso de superdosagem de Simeticona?
  • Onde comprar?

Mecanismo de ação esperado de Simeticona

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, a simeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas. 

As bolhas dos gases são as responsáveis pela dor abdominal e pela flatulência (acúmulo de gases), e a sua eliminação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases.

Quais laboratórios fabricam e disponibilizam Simeticona?

São vários os laboratórios que fabricam e disponibilizam no mercado atualmente a Simeticona. Entre eles, podemos destacar Dimeftal de Geolab, na apresentação de comprimidos, Dimetigass da Cimed e Dimezin da Teuto, em forma de emulsão em gotas, Klufisan da Sandoz, que tem três apresentações do fármaco: cápsula, comprimido e emulsão. E também o conhecido Luftal de Bristol, na apresentação de comprimido, emulsão e cápsula.

Esse princípio ativo também está devidamente registrado na ANVISA na classe terapêutica de medicamentos adsorventes e antifiséticos intestinais simples.

Diferenças entre Dimeticona e Simeticona

A Dimeticona é um silicone fluido, com propriedades antiespumantes, usado como barreira tópica para proteger a pele. Há algumas formulações de protetor solar que apresentam esta substância.

Simeticona é a forma ativada da dimeticona, contendo dióxido de silicone finamente dividido, para aumentar suas propriedades. Esse fármaco diminui a tensão superficial das bolhas de gás presentes no trato gastrintestinal, facilitando sua eliminação.

Deve-se lembrar que a simeticona também é usada como adjuvante no tratamento de várias condições clínicas em que a retenção de gases possa ser um problema, como distensão gasosa pós-operatória, aerofagia, dispepsia, cólica infantil, úlcera péptica, cólon espásmico ou irritável, e diverticulite, entre outros. 

Essa substância parece útil como adjuvante a vários procedimentos tais como colonoscopia e radiografia intestinal. Assim, dimeticona e a simeticona apresentam aplicações diferentes; a nomenclatura correta para o fármaco antiflatulento é simeticona. Apesar disso, no Brasil, ainda é comum o uso dos dois termos como sinônimos, porém, isso é feito erroneamente.

Cólica do bebê o que é? Quais os benefícios da Simeticona nessa questão?

Todos nós sabemos o quanto os pais sofrem com isso, e é algo que nos angustia muito, tanto aos pais quanto aos pediatras. 

Quando nasce, o bebê é completamente indefeso e dependente: não sabe se alimentar sozinho, e sua audição e visão são pouquíssimas desenvolvidas. Não sabe sentar, nem andar e muito menos falar, precisa de ajuda para tudo! Entretanto, assim que nascem, eles se expressam de uma forma: o choro. Esta é a sua única forma de comunicação com o mundo. Uma vez entendendo o contexto de nascimento do bebê, as dificuldades que ele passa, podemos entender melhor porque existem as cólicas.

Afinal, o que é a cólica do bebê?

A cólica nada mais é do que uma condição de estresse significativo do bebê sob a forma de choro!  Podemos dizer que ela ocorre quando um bebê saudável apesar de bem alimentado apresenta um choro inconsolável, que ocorre geralmente no final da tarde. 

Consideramos que seja cólica quando o bebê chora por mais de três horas seguidas, com uma frequência de mais de três vezes por semana e duração desses episódios por três semanas ou mais. O choro costuma ser mais irritado e nada parece dar conforto ou consolo, mesmo após ter feito várias coisas…pois é, essa é uma das questões mais frustrantes do universo materno!

A cólica geralmente começa em torno das 2 semanas de vida de um bebê nascido a termo. Em bebês prematuros a cólica começa mais tarde, geralmente duas semanas após a data provável do parto (corrigida para 40 semanas). O bom de tudo isso é que ela acaba! Lá pelos 3 a 4 meses, o bebê passa a ter cada vez menos cólica, até não apresentar mais! Se vocês, pais e mães estão passando por isso, respirem fundo e pensem que daqui a algumas semanas isso vai acabar!

Por que ela ocorre?

Na verdade, não existe um único fator que é responsável pela cólica, mas uma somatória de fatores, o bebê não nasce preparado para o mundo, muitas de suas funções ainda não são bem desenvolvidas, como o próprio sistema digestivo, ainda imaturo, ao receber alimento pela primeira vez.

Além disso, o bebê se alimenta pela primeira vez ao nascimento, antes disso, ele recebia tudo pela placenta! O intestino, ao receber alimento apresenta contrações chamadas peristaltismo. Essas contrações do bebê ainda estão desorganizadas, o que pode provocar dor, além da sensibilidade a elas estar aumentada. Isso nada mais é do que um processo de adaptação do nosso corpo.

Lembre-se que a presença de gases devido a digestão do alimento, no caso o leite, também podem provocar dor igualmente causa no adulto! Outras condições que podem piorar a cólica do bebê são alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). 

Essas duas condições são consideradas doenças e o pediatra deve estar atento a elas! Geralmente elas causam outros sintomas que as distingue das cólicas isoladas, e estão associados a baixo ganho de peso, mas elas pioram e muitos as cólicas do bebê! Uma vez tratadas, as cólicas tendem a melhorar significativamente.

Atenção: as cólicas são uma condição benigna do bebê. Caso haja alguma anormalidade, o pediatra deverá ser consultado.

Resumindo as principais questões sobre cólica em bebês 

Lembre-se então que a cólica do bebê ocorre por uma soma de fatores: como uma resposta aos estímulos externos, seja estresse materno, tensão familiar ou excesso de estímulo (visitas por exemplo), devido à imaturidade intestinal, tanto pelo peristaltismo aumentado como pela maior sensibilidade a essas contrações, e a presença de gases formados a partir da digestão do leite.

As cólicas são caracterizadas por: episódios de choro previsíveis, choro intenso e inconsolável, choro que ocorre sem uma razão aparente e mudanças posturais.

Tanto a simeticona como a dimeticona são medicamentos muito utilizados para cólicas e gases. Eles nada mais são do que um silicone antiespumante, que tem como função diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino, e assim aliviar o mal estar que os gases provocam em bebês, crianças e adultos. A simeticona não é absorvida pelo organismo, por isso não há risco de reações adversas e efeitos colaterais.

Pesquisas e estudos da relação da simeticona com cólica em bebês

Não adianta, as cólicas intestinais são comuns nos primeiros meses de vida, afetando cerca de 4% a 28% das crianças no mundo, variando de acordo com a região geográfica pesquisada e a definição usada. 

Embora já comentamos que a cólica pode ser autolimitada e geralmente desaparece espontaneamente até o quarto mês de vida, para os pais esse é um problema que precisa ser tratado. Diversos tipos de substâncias para o alívio das cólicas, como remédios convencionais, açúcares e agentes fitoterápicos, foram testadas para reduzir a gravidade dos sintomas e os episódios de choro dos bebês.

Em um artigo feito pela Cochrane Library analisando estudos clínicos randomizados com o objetivo de avaliar a efetividade e segurança de substâncias para o alívio da dor provocada pela cólica em bebês com menos de quatro meses de vida, constatou-se:

O encontro de 18 ensaios clínicos randomizados (estudos em que os participantes foram sorteados para diferentes grupos de tratamento) envolvendo 1.014 bebês com cólica. 

Os participantes dos estudos eram bebês com 2 até 4 meses de vida, de ambos os sexos. Todos tinham cólicas, identificadas de duas formas diferentes. Alguns estudos definiram as cólicas como as que levavam a choro inconsolável em bebês saudáveis, que durava mais de três horas por dia, mais de três vezes por semana, por mais de três semanas. Outros estudos definiram cólicas como episódios de gritaria e choro (geralmente à tarde ou no início da noite), em que os bebês não respondiam ao consolo dos adultos.

Quatro estudos avaliaram os efeitos da simeticona (medicamento usado para reduzir gases intestinais), quatro estudos testaram fitoterápicos (medicamentos derivados de plantas que podem ter ação relaxante, com redução de espasmos e dores intestinais), dois estudos avaliaram o uso de açúcares e cinco estudos avaliaram os efeitos da diciclomina. 

Dois estudos testaram o brometo de cimetrópio (remédio que reduz os espasmos dos músculos intestinais). Um estudo comparou o uso de sacarose e chá de ervas em um grupo de bebês que não recebeu nenhum outro tipo de tratamento para cólica.

Dos 18 estudos, 16 compararam a intervenção contra um placebo. Dos outros dois estudos, um comparou a simeticona com Mentha piperita e o outro comparou duas diferentes dosagens do cimetrópio.

Os dados disponíveis não fornecem evidências de que o açúcar, a diciclomina e o cimetrópio são efetivos no tratamento da cólica dos bebês. Algumas evidências sugerem que, comparados com o placebo ou nenhum tratamento, os fitoterápicos podem reduzir o tempo de choro. Porém, devido à baixa qualidade desses estudos e à variação da extensão dos benefícios, esses resultados devem ser interpretados com cuidado. A qualidade das evidências para o uso de açúcar, diciclomina e cimetrópio foi considerada de muito baixa a baixa.

Qual é a diferença de Luftal e simeticona?

Os resultados foram que bebês com cólica durante os primeiros quatro meses de vida se beneficiam do uso de remédios para aliviar ou prevenir dores, em comparação com bebês que não recebem nenhum remédio ou recebem um placebo (substância idêntica ao medicamento de comparação, porém sem ingrediente ativo).

Quais as precauções e advertências de Simeticona?

Não existem recomendações especiais sobre o uso de simeticona.

Não existem recomendações especiais para pacientes idosos. Apenas que os comprimidos não são recomendados para crianças. 

Não utilize dose maior que a recomendada.

Interações medicamentosas de Simeticona

Não são conhecidas interações de simeticona com outros medicamentos ou alimentos.

Uso de Simeticona na gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. 

Simeticona possui contraindicações e riscos? 

Simeticona é contraindicado caso você tenha alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Não use este medicamento se você apresentar algum dos seguintes sintomas: 

  • Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); 
  • Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade); 
  • Dor persistente (mais que 36 horas); 
  • Massa palpável na região do abdômen. 

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Qual a posologia, dosagem e instruções de uso de Simeticona?

Não há estudos dos efeitos de simeticona comprimidos administrada por vias não recomendadas. 

Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral. 

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições.  Você deve engolir o comprimido com um pouco de água. As doses podem ser modificadas a critério do médico.

A dose máxima diária de simeticona comprimidos deve ser limitada a 500 mg (12 comprimidos). 

A simeticona gotas (30 gotas/mL): 

Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia. 

Até 12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia. 

Acima de 12 anos e Adultos: 16 gotas, 3 vezes ao dia. 

Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento. As doses podem ser modificadas à critério do médico. A dose máxima diária de simeticona emulsão gotas deve ser limitada a 500 mg (200 gotas). 

VOCÊ DEVE AGITAR O FRASCO DE SIMETICONA GOTAS ANTES DE USAR. 

Você pode usar simeticona cápsulas 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo seu médico. 

Você não deve ingerir mais de 500 mg (4 cápsulas) de simeticona por dia. 

Ao utilizar simeticona, você deve engolir a cápsula, e não mastigá-la. As cápsulas gelatinosas são moles e fáceis de engolir. 

A cápsula gelatinosa, assim como o comprimido, não devem ser partidos, abertos ou mastigados. 

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Se você esqueceu de tomar simeticona, tome a próxima dose no horário correto.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Armazenamento correto, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Simeticona

Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. 

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento 

Simeticona se apresenta na forma de comprimido na cor branca, circular, plano, vincado em uma das faces, a simeticona gotas é uma emulsão homogênea, de cor rosa intenso, com odor e sabor de morango, isenta de impurezas. Já a cápsula gelatinosa se apresenta de forma mole de cor verde.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. 

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 

Reações adversas de Simeticona

A simeticona não é absorvida pelo organismo. 

Ela atua somente dentro do aparelho digestivo, e é totalmente eliminada nas fezes, sem alterações. 

Portanto, reações indesejáveis são menos prováveis de ocorrer: 

  • Eczema de contato (inflamação na pele); 
  • Em casos raros: reações imediatas como urticária (alergia na pele). 

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. 

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

E em caso de superdosagem de Simeticona?

Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas. Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal. 

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. 

Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas. Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal. 

Qual é a diferença de Luftal e simeticona?

Onde comprar?

Você pode acessar agora mesmo o Cliquefarma! Um comparador de preços que vai lhe informar qual o melhor e a condição de entrega de medicamentos que contenham simeticona mais vantajosa na sua região, acesse já e adquira o seu no conforto do seu lar!

Conseguiu tirar suas dúvidas a respeito deste medicamento? Se quiser nos contar sua experiência fazendo uso dele, comente abaixo que teremos todo o prazer em interagir com você!

Qual a diferença entre o Luftal e simeticona?

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

Para que serve simeticona ou luftal?

Para o que é indicado Luftal Simeticona? Luftal é indicado para facilitar a eliminação de gases quando há excessos no intestino. Alívio rápido dos sintomas do acúmulo dos gases no estômago e no intestino a partir de 10 minutos. Uso adulto.

É a mesma coisa que simeticona?

Assim, dimeticona e simeticona apresentam aplicações diferentes; a nomenclatura correta para o fármaco antiflatulento é simeticona. Apesar disso, no Brasil, ainda é comum o uso dos dois termos como sinônimos, porém, isso é feito erroneamente.

Qual o melhor remédio para soltar gases?

Os remédios de farmácia normalmente indicados pelo médico para gases são:.
Simeticona. ... .
Carvão vegetal ativado. ... .
Alfa-D-galactosidase. ... .
Comprimidos de lactase. ... .
Rifaximina. ... .
Probióticos..