Qual é a diferença entre as terras emersas e as terras emersas?

Qual é a diferença entre as terras emersas e as terras emersas?

by Roberto M.
A superfície total da Terra é cerca de 510.100.000 Km2 (mais precisamente, 511 186 000 km2). Para se ter uma ideia, isso equivale a 60 vezes a área do território brasileiro, já que o Brasil tem aproximadamente 8.500.000 Km2.
Entretanto, somente em uma parte dessa superfície podemos colocar o pé em terra firme. A maior parte da superfície terrestre está coberta por água.


Vendo a figura abaixo, podemos observar que algo em torno de 70% dessa área toda é coberta de água, ou seja, cerca de 360.000.000 Km2 são constituídos pelas massas líquidas, isto é, oceanos e mares (Veja no artigo Oceanos e Mares. Qual a diferença? , as definições, nomenclatura e distribuição de toda essa massa líquida no planeta).
Os outros 30% da área do globo terrestre são formados pelas massas continentais, ou seja, as terras emersas, aquelas que ficam acima do nível da água do mar.

Veja o artigo “Medidas do Planeta Terra. Distribuição das terras e águas na superfície terrestre.”. Lá você encontrará uma introdução geral sobre “terras emersas” e “terras submersas”; além disso, terá também uma ideia das dimensões do nosso planeta.

Qual é a diferença entre as terras emersas e as terras emersas?

A diferença entre Continentes e Ilhas

Vamos, aqui, falar um pouco mais sobre essas tais “terras emersas”; as terras que ficam acima do nível das águas oceânicas.
Quando a extensão das terras emersas é muito grande, elas são chamadas de continentes e, quando é menor, são chamadas de ilhas.
Convém salientar, porém, que não há uma medida exata para diferenciar um continente de uma ilha. Enquanto a Oceania, o menor dos continentes, tem 8.942.252 Km2 de terras emersas, a Groelândia, a maior das ilhas, tem 2.176.000 Km2.

Há estudiosos que consideram a Austrália, com 7.682.300 Km2, a maior ilha do planeta; outros a consideram como continente devido à sua extensão, entretanto o mais comum é considera-la como a principal parte do continente da Oceania.
Mas afinal, o que é continente?

Continentes pelo critério Geológico-Geográfico

O conceito geológico-geográfico diz que: “Continente é uma grande extensão de terras emersas, limitadas e ilhadas pelas águas dos oceanos e mares”.
Olhando a figura acima, e tomando por base esse conceito, chegaremos à conclusão que existem quatro continentes, ou massas continentais, que se encontram limitadas ou ilhadas pelas águas dos oceanos e mares:

1 - continente euro-afro-asiático (Europa, África e Ásia);
2 - continente americano;
3 - continente da Oceania;
4 - continente antártico.

Ao observar a figura, notamos que a porção de terras emersas chamada de Europa, nada mais é que um prolongamento natural das terras emersas chamadas Ásia. Não há oceano ou mar separando-as.

Na realidade, a Europa é uma península da Ásia. Península é uma ponta de terra emersa, cercada de água por todos os lados, exceto por um lado, pelo qual se liga ao continente.
É por isso, que é comum falar-se em continente euro-asiático ou simplesmente Eurásia.

Vale lembrar também, que antes da abertura do Canal de Suez, em 1869, no Egito, a África, a Ásia e a Europa formavam um só bloco continental. Elas eram ligadas pelo istmo de Suez. (Veja o artigo “O Istmo de Suez. A ligação entre a África e a Ásia”).

Continentes pelo critério Histórico-Cultural

Entretanto, além do conceito geológico-geográfico, existe outro critério, o histórico-cultural, que é bem mais utilizado que o anterior, pois a influência dos fatores histórico-culturais sobre a formação dos povos e países é maior que a dos fatores geológico-geográficos.
Neste critério, por explicar melhor a distribuição e a formação cultural dos povos nos continentes ao longo de toda a história da humanidade, é considerada a existência de seis continentes no planeta Terra:

1 - América, com 42.060.571 Km2;
2 - Europa, com 10.396.569 Km2;
3 - Ásia, com 44.443.729 Km2;
4 - África, com 30.249.096 Km2;
5 - Oceania, com 8.942.252 Km2;
6 - Antártida, com 13.176.727 Km2.

A Ásia é o maior de todos os continentes e responde por cerca de 30% da superfície emersa do globo. É um continente marcado pela diversidade de paisagens e por um clima bastante diferenciado.

A América é apenas um pouco menor que a Ásia e responde por outros 30% da superfície emersa do planeta. 
A África representa cerca de 20% de toda superfície emersa da Terra. É um continente dominado pela paisagem tropical.

A Europa tem apenas 10 milhões de quilômetros quadrados mas é um continente muito fragmentado. Tem quase 50 nações numa área pouco maior que o Brasil. 

A Antártida e a Oceania são dois continentes muito vazios, seja pelo rigor climático do primeiro ou pela recente incorporação ao contexto econômico mundial do segundo.

Bibliografia: 1)Adas, Melhem – Geografia Vol. 3 -  3ª Edição – Ed. Moderna – São Paulo
                     2) Simielli, Maria Elena – Geo Atlas – 30ª Edição – Ed. Ática – São Paulo

Artigos Recomendados:


  • Aurora Boreal. Uma mágica beleza nos céus do Polo Norte.
  • Qual é a realidade dos Vulcões no Brasil?
  • O sol. Saiba o que é esse nosso astro vital.
  • Descubra qual é o local mais seco do Planeta Terra
  • Qual é a idade da Terra? As eras geológicas.
  • Coordenadas geográficas. Localizando pontos na superfície da terra.

Qual a diferença entre terras emersas e imersas?

A sua porção continental, isto é, a sua localização acima do nível dos oceanos é chamada de terras emersas, e sua porção oceânica é chamada de terras imersas, que ocupam 71% de toda a sua área.

O que é terras emersas e terras emersas?

Chamamos de terras emersas aquelas que não estão cobertas pelas águas, ou seja, estão acima delas.

O que é imersa e emersas?

Terras emersas são aquelas que ficam acima do nível do mar. Por exemplo, o território brasileiro é de terras emersas. E as terras imersas são aquelas que ficam abaixo do nível do mar. O assoalho dos oceanos são terras imersas.

O que são terras emersas exemplo?

As terras emersas (acima do nível do mar) são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida. Essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política.