Qual é a extensão territorial do território brasileiro?

O Brasil é detentor do quinto maior território do mundo, ficando atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China. Ocupa boa parte da porção sul do continente americano. Com uma população estimada de 211.755.692 pessoas, dado de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerado um país populoso. 

O país é dividido em 27 Unidades da Federação, sendo 26 estados e o Distrito Federal. Possui, ao todo, 5.568 municípios mais o Distrito Federal e o distrito insular de Fernando de Noronha. Continue lendo para conhecer melhor as principais características do território brasileiro. 

Território brasileiro: extensão territorial

De acordo com o publicado no DOU nº 41 de 03/03/2021, o Brasil tem área calculada de 8 510 345,538 km². A costa brasileira possui extensão de 10 959 km banhada pelo Oceano Atlântico de acordo com dados do Anuário Estatístico do IBGE de 2019. 

Por ser extenso latitudinalmente (de norte a sul) e longitudinalmente (de leste a oeste), o Brasil é tido como um país de dimensões continentais. Por esse motivo possui quatro fusos-horários. 

Território brasileiro: localização

O Brasil é um país da América do Sul, boa parte do seu território se encontra no Hemisfério Sul, isto é, ao sul da Linha do Equador. Uma pequena porção do seu território está no Hemisfério Norte. Em relação à divisão do planeta em hemisférios Oeste e Leste, nosso país está completamente inserido no Hemisfério Oeste, isto é, a oeste do meridiano de Greenwich.

Considerando as zonas térmicas, o Brasil possui boa parte da sua extensão na Zona Tropical, entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer, e uma porção pequena na Zona Temperada. 

Principais características do território brasileiro

O território brasileiro está localizado em uma área estável tectonicamente e possui a maior rede fluvial do planeta. Confira a seguir as principais características do território: 

Relevo

É constituído por planaltos, planícies e depressões. 

Clima

O clima no Brasil é predominantemente quente e úmido, caracteriza-se por ser Tropical e pelas subdivisões: Subtropical, Semiárido e Equatorial.

Vegetação

É composta por Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Complexo do Pantanal, Mata dos Pinhais, Vegetação Litorânea e Campos. 

Hidrografia

Possui 12 regiões hidrográficas, sendo a bacia amazônica a maior entre elas. 

Divisão geográfica

O território brasileiro está dividido em cinco regiões em que estão agrupados estados que possuem características em comum. Conheça as regiões abaixo. 

Região Norte

Formada pelos seguintes estados: Amazonas (AM), Acre (AC), Amapá (AP), Rondônia (RO), Roraima (RR), Pará (PA) e Tocantins (TO). Possui 45,3% da área total do Brasil. 

Região Centro-Oeste

Formada pelos seguintes estados: Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF). Representa 18,9% da área total do país. 

Região Nordeste

Essa região é formada pelos seguintes estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB). Possui 18,2% do território total do Brasil. 

Região Sudeste

É formada pelos seguintes estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES). Possui 10,9% da área total do Brasil. 

Região Sul

É formada pelos seguintes estados: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Tem 6,8% da área total do Brasil. 

Formação territorial 

Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, um acordo de divisão das terras a serem exploradas na América do Sul para evitar conflitos entre as duas nações. Seguindo esse acordo, os portugueses, se instalaram no litoral, o que atualmente corresponde ao litoral do nosso país. 

Inicialmente, a fonte de recursos explorados foi a Mata Atlântica, especialmente o pau-brasil. Em seguida, foi a vez da exploração através do cultivo de cana-de-açúcar. Em 1580, houve a unificação de Espanha e Portugal por meio da União Ibérica. 

Desde então os colonos portugueses se deslocaram para o interior do território brasileiro. Passaram a explorar ouro e pedras preciosas na região que atualmente corresponde aos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Os portugueses, em 1680, seguiram para o sul e fundaram a Colônia de Sacramento que, depois, foi entregue à Espanha através do Tratado de Utrecht.

No século XIX, a corte portuguesa se mudou em peso para o Rio de Janeiro. O café se tornou um dos principais produtos de cultivo e exportação. Foi nesse período que o país tomou posse da foz do Amazonas. 

Em 1889, ocorreu a Proclamação da República e com isso o território brasileiro cresceu a partir da incorporação de uma faixa de terra ao estado do Pará. O Acre passou a fazer parte do Brasil com a Revolução Acreana. Novos estados foram criados. 

Fronteiras 

Nosso país possui 7.367 km de fronteiras marítimas e uma das maiores fronteiras terrestres do planeta, com seus quase 15 mil km de comprimento. O Brasil faz divisa com 9 países da América do Sul e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana. Na América do Sul, apenas Chile e Equador não tem fronteira com o Brasil. 

Confira abaixo os países que fazem fronteira com o Brasil e com quais estados eles se limitam: 

Argentina – Tem fronteira com os estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Paraguai – Tem fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul.

Uruguai – Tem fronteira com o Rio Grande do Sul.

Peru – Tem fronteira com Amazonas e Acre. 

Bolívia – Tem fronteira com os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. 

Colômbia – Tem fronteira com o Amazonas. 

Venezuela – Sua fronteira é com os estados do Amazonas e Roraima. 

Guiana – Tem fronteira com Pará e Roraima.

Suriname – Sua fronteira é com os estados do Amapá e Pará. 

Guiana Francesa – Faz fronteira com o Amapá.

Essas são as principais características do território brasileiro!

Qual e a extensão do território?

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.

Quais são as maiores extensões territoriais do Brasil?

As unidades federativas com maior área territorial são o Amazonas, com 1 559 167,889 km², e o Pará, com 1 245 870,798 km², ambas na Região Norte, ocupando quase 1/3 do território nacional, seguido por Mato Grosso, no Centro-Oeste (903 207,019 km²).