Qual e a importância do Oceano Atlântico para a sociedade brasileira?

  Uma alternativa de atividade econômica que gera riquezas e empregos para os brasileiros depende, e muito, dos oceanos. Serviços ambientais oferecidos pelo mar como transporte, navegação, alimentos, turismo, energia, lazer e recursos naturais são algumas das inúmeras necessidades que o Brasil depende para retomar seu desenvolvimento econômico no futuro próximo. Grande parte das fronteiras do país está de frente para o Oceano Atlântico Sul com mais de 8.500km de litoral. Neste contexto, a demanda por profissionais que entendam das propriedades do oceano tem um futuro promissor. Todas as profissões deverão ter especialistas que saibam refletir as demandas humanas existentes em terra para as futuras necessidades marinhas também.

Neste contexto existe uma demanda crescente de profissionais para diversas áreas e especializados nas ciências do mar que tenham a habilidade de aproveitar os predicados do mar com as demandas humanas.

Segundo fontes do governo brasileiro 83,5% dos produtos brasileiros são exportados por via marítima. Assim a manutenção portuária, serviços de segurança e comunicação, previsão de estado do mar, dentre outros necessitam de mão de obra qualificada e preparada para atender o crescimento das exportações brasileiras.

Qual e a importância do Oceano Atlântico para a sociedade brasileira?
Navio cargueiro transportando exportações
fonte: G1

O Brasil ainda não desenvolveu uma condição de aproveitamento sustentável da pesca. A importância deste melhor aproveitamento está na crescente dependência deste recurso vivo para atender a alimentação de subsistência das comunidades de pescadores (pesca artesanal) ao longo do litoral brasileiro. A pesca artesanal corresponde a ampla maioria dos pescadores brasileiros, 90,3%, enquanto que a pesca industrial é da ordem de 9,7%. Portanto o melhor aproveitamento da pesca industrial é outro desafio a ser perseguido.

Nas ultimas décadas a cultura em cativeiro (aquicultura) ganhou impulso. Em 2001, o perfil da aquicultura nacional estava concentrado na produção de peixes de água doce (85%). Apenas 15% correspondiam a camarões marinhos e mexilhões. Atualmente observa-se um crescente desenvolvimento da pesca além do cultivo de alimentos marinhos em cativeiro havendo demanda de profissionais que promovam a eficácia da produção concomitantemente com os devidos cuidados com os potenciais impactos no meio ambiente.

Qual e a importância do Oceano Atlântico para a sociedade brasileira?
Redes de contenção de peixes para aquicultura
Fonte: Superbac

O turismo brasileiro caracteriza-se pelo aproveitamento das belezas naturais ao longo do extenso e diversificado litoral que apresenta no mínimo 5 tipos diferentes de feições costeiras. No sul predomina um litoral de planícies costeiras com longas praias de baixa declividade onde corre um tipo de ecossistema denominado de marisma. Mais ao norte, no sudeste, configura-se um litoral muito entrecortado com a presença de inúmeras praias confinadas entre afloramentos rochosos, pequenos estuários e baías em função da aproximação da Serra do Mar no litoral. Da Bahia até Pernambuco encontra-se um litoral com praias espremidas entre falésias e recifes que correm ao longo da linha de praia. A partir do Rio Grande do Norte até o Maranhão a feição litorânea é composta com extensas e volumosas dunas que se movem ao sabor dos ventos. Finalmente a quinta feição litorânea brasileira compreende o litoral do Pará e Amapá onde ocorre uma extensa e larga cobertura de vegetação de mangue.

A existência de inúmeras feições costeiras acarreta uma diversidade cultural além de rica culinária, que potencializam o turismo nacional. O desenvolvimento de alternativas para melhor aproveitamento destes predicados, específicos de local para local, requer mão de obra qualificada.

Energias alternativas oriundas dos ventos, sol e maré estão disponíveis em condições diversas ao longo do litoral do Brasil. Trata-se de excelente oportunidade que pode ser implantada em futuro próximo para solução do consumo local evitando-se complexo e custoso desenvolvimento de redes de transmissão de energia com enormes perdas.

Atualmente a produção de petróleo e gás natural está concentrada no mar (81%). Com a descoberta de novos campos produtivos marinhos a dependência do Brasil pelos recursos energéticos marinhos é relevante.

Atividades de lazer como esportes náuticos, vela, pesca oceânica, contemplação e balneabilidade das praias são oportunidades relevantes oferecidos pelo mar brasileiro. Grande parte dos recursos gerados pelas atividades de lazer alimenta a economia de muitos estados com a oferta de empregos no comércio e serviços.

Por fim o aproveitamento dos recursos naturais não vivos como a produção de sal, calcário, areia, fosforita dentre outros minerais são extremamente valiosos para o desenvolvimento econômico do país.

Enfim a sociedade brasileira deve estar alerta que quando damos as costas para o mar deixamos de aproveitar as suas riquezas pois descuidadamente despejamos lixo e esgotos ao invés de realizarmos um aproveitamento sustentável. Lançar resíduos no mar é como cuspir no prato que vai nos alimentar e acolher no futuro.

(Fonte: Campos, A.G.; Chaves, J.V.. Perfil laboral dos Pescadores Artesanais no Brasil: Insumo para programa de defeso. Revista Mercado de Trabalho n*60, abril 2016)

David Zee

Qual e a importância do Oceano Atlântico?

Importância do oceano Atlântico O oceano Atlântico é importante por diversos fatores, como econômico, social e ambiental. É um dos oceanos mais movimentados em razão da sua localização, ou seja, está entre as principais potências da Europa e dos Estados Unidos e Canadá.

Qual e o oceano que banha o Brasil e qual a sua importância econômica?

Relevância do Oceano Atlântico O Oceano Atlântico possui grande relevância econômica já que nele acontecem os maiores fluxos comerciais (importação e exportação) do planeta. Dentre as atividades mais desenvolvidas estão o transporte de mercadorias e de pessoas e o turismo.

Qual e a importância dos oceanos para o desenvolvimento das sociedades?

Os oceanos são uma importante fonte de renda para populações que dependem dos recursos marinhos e representam uma rota importante para o comércio mundial. Mais da metade do oxigênio disponível para a respiração das mais de 7 bilhões de pessoas no planeta é produzido pelos oceanos.

Qual a importância dos oceanos Atlântico e Índico para a sociedade?

São eles os grandes produtores de oxigênio, fato este que ocorre através das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos.