Qual é a oitava maravilha do mundo?

Depois de uma busca que durou quase um século e meio, finalmente pesquisadores afirmam ter encontrado aquela que foi considerada a oitava maravilha natural do mundo. Trata-se das esplanadas rosadas do lago Rotomahana.

O local fica na ilha norte da Nova Zelândia e, por anos, tinha piscinas naturais que desciam em cascata até o lago. Acontece que em 1886 o vulcão Monte Tarawera entrou em violenta erupção e soterrou o local.

À época, o governo local não tinha nenhum registro da localização exata das esplanadas. Por conta disso, durante mais de um século, pesquisadores se dedicaram a tentar encontrar algum vestígio do que um dia foi um dos locais mais bonitos do mundo.

A ausência de registros só foi driblada depois que os pesquisadores encontrara os diários do geólogo Ferdinand von Hochstetter. Neles, o estudioso demonstra com uma quantidade de destaques sem precedentes como era o local e onde ele ficava antes da fatídica erupção.

“Queremos colocar em prática realmente esse trabalho, que é de interesse público, e temos mantido uma estreita relação com os proprietários ancestrais das terras onde acreditamos poder encontrar as esplanadas. Eles são solidários e nos ajudam demais”, explica Rex Bunn, líder da pesquisa.

Bunn também afirma que, no passado, centenas de pessoas do Reino Unido, da Europa e da América se arriscavam numa viagem de milhares de quilômetros apenas para ver a esplanada. A expectativa agora é de encontrá-las soterradas próximas ao litoral.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual é a oitava maravilha do mundo?

Reprodução dos Terraços Brancos e Rosas (Foto: Wikimedia commons/Charles Blomfield)

Pesquisadores neozelandeses acreditam ter descoberto a localização da oitava maravilha natural do mundo. Os Terraços Brancos e Rosas do lago Rotomahana, localizados na Ilha Norte da Nova Zelândia, foram cobertos pelas cinzas do Monte Tarawera em 1886 e desde então foram considerados perdidos.

Os Terraços eram plataformas localizadas em margens opostas do lago Rotomahana, a dez quilômetros de distância do Tarawera, e eram considerados as duas maiores formações de sílica sinterizada do mundo. De um lado branco e do outro rosa, as plataformas formavam uma escada de piscinas naturais de água quente.

Leia mais:
+ Egito vai reconstruir o Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo
+ Cientistas estudam "terremotos silenciosos" na Nova Zelândia

Apesar de muito famosa, o governo local não mantinha estudos sobre a formação e não tinham registros exatos sobre sua latitude e longitude. Por isso, quando ela e o lago desapareceram, a procura pelos terraços tornou-se quase impossível.

Mas Rex Bunn e Sascha Nolden resolveram utilizar a descrição produzida pelo geólogo austríaco Ferdinand von Hochstetter para localizar a oitava maravilha. "Nossa pesquisa baseou-se nessa única pesquisa feita nessa parte da Nova Zelândia, mas estamos confiantes de que a cartografia é sólida", explicou Bunn ao The Guardian.

A dupla acredita que os terraços estão soterrados embaixo de uma camada de cinzas e lama, entre 10 e 15 metros abaixo da superfície, mas em condições para serem restaurados. Eles querem realizar uma escavação apropriada no local desde que publicaram sua pesquisa no periódico Journal of the Royal Society of New Zeland, e já estão inciando os praparativos para juntar uma equipe para o projeto. Bunn explicou que já está conversando com a Autoridade Tribal Tuhourangi, os proprietários ancestrais da terra, que, segundo ele, estão "encantados com o trabalho".


Por Pedro Ramos

Nova Iorque, outubro 2020

«Juro composto é a oitava maravilha do Mundo. Quem o entende, ganha-o. Quem o desconhece paga-o» – atribuído a Albert Einstein 

Queridas filhas,

Proponho um jogo divertido. Peguem numa folha de papel. Dobrem-na a meio. Deve ser difícil de sentir, mas a espessura do papel duplicou. Dobrem de novo a meio. A espessura do papel dobrou de novo. Agora, a espessura do papel é quatro vezes a do papel original. Se duvidam contem as folhas dobradas uma em cima da outra. Talvez já comecem a sentir o papel mais espesso…. Dobrem de novo a terceira vez. Dobrem de novo. Continuem a dobrar. Não desistam!
Dobraram 17 vezes? O papel tem a vossa altura. Dobraram 25 vezes? O papel agora tem a altura do Empire State Building. Dobraram 40 vezes? O papel chega agora ao satélite que nos dá o GPS. Dobraram 42 vezes? O papel agora chega a Lua!

O que está a acontecer? Como é que uma coisa tão simples como uma dobra tem resultados tão espetaculares ao fim de algumas dezenas? Este é o poder dos juros compostos. Cada vez que dobramos o papel, dobramos não só o papel original, mas também todas as dobras do papel feitas antes.

O mesmo acontece em finanças. O juro de períodos anteriores transforma-se em capital para os períodos futuros. Vamos ilustrar com o exemplo de um depósito de 100 euros a uma taxa de juro de 10%. A tabela seguinte mostra a evolução do total do depósito (segunda coluna) e juros vencidos (terceira coluna) ao longo dos anos. 

Qual é a oitava maravilha do mundo?
Como podem ver o depósito continua a crescer a ritmos cada vez mais rápidos. Os juros de juros (calculados na última coluna) são os responsáveis por este efeito bola de neve. Por exemplo, no segundo ano os juros são 11 euros e não os 10 euros cobrados no ano 1 (100x10%=10 euros). Porquê? Porque o depósito no ano 2 é de 110 euros, dado que os 10 euros de juros vencidos no ano 1 não foram levantados. Assim temos 11 euros = 10%x110 euros. A diferença entre os 11 euros de juros do ano 2 e os 10 euros de juros do ano 1 são os Juros de Juros. Pode parecer uma diferença pequena, mas tem um impacto enorme. Especialmente em prazos longos. A tabela seguinte ilustra quanto será o depósito a diferentes prazos e com diferentes taxas de juro:

Qual é a oitava maravilha do mundo?

Esta tabela ensina duas importantes lições. 

Primeira: quanto maior o tempo de investimento maiores os juros de juros. Por exemplo, o depósito de 100 euros a uma taxa de 15% rende 1,673 euros ao fim de 20 anos e 26,786 euros ao fim de 40 anos! Assim temos juros de 1,573 euros nos primeiros 20 anos e de 25,750 euros (26,786 – 1,637) nos segundos 20 anos. Quando devem começar a investir? Ontem! Quanto mais cedo melhor! E mantenham-se de boa saúde para durarem muitos anos.

Segunda: quanto maior a taxa de investimento, melhores os resultados. Ao fim de 40 anos o depósito a uma taxa de 15% rende 26,786 euros. Mas se a taxa for de 25%, o depósito rende 752,316 euros. Que diferença 10 pontos percentuais fazem!

Nas próximas cartas vamos falar de estratégias para melhorar as taxas obtidas nas nossas aplicações financeiras. Ah, e o exemplo de dobrar a folha de papel? A taxa de juro nesse caso é 100%...

    São 7 ou 8 maravilhas do mundo?

    São elas: a Grande Pirâmide de Gizé, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria e os Jardins Suspensos da Babilônia.

    Qual é a 9 maravilha do mundo?

    Vencedores.

    Quais são as 8 maravilhas do mundo em ordem?

    As informações estavam corretas no momento da atualização, dia 17 de janeiro de 2022..
    Cristo Redentor – Brasil. ... .
    Machu Picchu – Peru. ... .
    Chichén Itzá – México. ... .
    Coliseu – Itália. ... .
    Ruínas de Petra – Jordânia. ... .
    Taj Mahal – Índia. ... .
    Grande Muralha da China – China..

    Qual é a 8 maravilha do mundo moderno?

    O foco de nossas atenções é, agora, Machu Picchu, “oitava maravilha do mundo”. Estamos falando de um prodigioso complexo arquitetônico, erguido por toda a extensão, das fraldas à cumeeira, de imponente maciço rochoso da deslumbrante Cordilheira dos Andes.