Qual é a ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC respectivamente

Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico:

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga  – 1 e número de massa 0.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Radiação Gama (γ): ou raios gama. O comprimento de onda desta radiação varia de 0,5 ? a 0,005 ? (unidade de medida: angstron). As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Radiações

Mapa Mental: Radiações

Qual é a ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC respectivamente

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Para melhor compreender a velocidade e a potência das partículas alfa, beta e gama frente à matéria, segue alguns exemplos do poder de penetração das radiações:

- Apesar de serem bastante energéticas, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel;

- As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;

- As partículas gama percorrem milhares de metros no ar, são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células. Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.

Podemos concluir que as partículas alfa possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel. Já a radiação gama não é tão energética, mas é extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal.

* Mapa mental por Victor Ricardo Ferreira
Profesor de Química

Por Líria Alves
Graduada em Química

Quais as vantagens e desvantagens da radiação ultravioleta?

Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.

Como a luz UV danifica a célula microbiana?

RADIAÇÃO NÃO - IONIZANTE A luz UV danifica o DNA das células expostas que inibem a replicação correta do DNA. Radiações Ionizantes - Radiações de pequeno comprimento de onda e portanto de alta energia e penetrabilidade.

Quais os métodos químicos de controle microbiano?

Métodos de controle do crescimento microbiano Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração. Desscação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica. Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.

Como pode ser classificada a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA possuem um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.

Quais são os três tipos de raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios, impedindo que boa parte deles chegue à superfície terrestre.

Qual é a ordem crescente de energia das radiações UVA UVB e UVC respectivamente?

A radiação UV é dividida em três categorias, conforme o seu comprimento de onda: UVA (315-400 nm), UVB (290- 315 nm) e UVC (100-290 nm). ... A ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC são, respectivamente. UVB < UVA < UVC. UVC < UVB < UVA.

Qual a diferença entre os raio UVA e UVB?

O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

O que os raios ultravioletas UVA e UVB em excesso?

Os raios UVA e UVB são formas de radiação capazes de penetrar nas camadas da pele e destruir células, desestabilizar DNA e outras moléculas, com o excesso de exposição, problemas de saúde como o câncer de pele e o envelhecimento precoce são os efeitos mais graves.

O que significa o UV?

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele.

Qual índice UV ideal para bronzear?

TABELA DE EXPOSIÇÃO SEGURA AO SOL, EM MINUTOS

Valor do Índice UV-BPele Tipo IPele Tipo III
0-2 30 90
3 20 70
4 15 50
5 12 40

Quais são os dois tipos de radiação UV que o corpo humano recebe?

UVA, que penetra na derme e altera o DNA celular, e UVB, que não passa da epiderme e é responsável pela hiperemia.

Qual a diferença de UVA UVB e UVC?

Os raios UVA e UVB juntamente com os Raios UVC são produzidos e emanados pelo sol. Como são invisíveis não conseguimos percebê-los, somente sentir seus efeitos em nosso corpo. Os raios UVC são completamente bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até nós.

Quais as faixas de comprimento de onda das radiações UVA UVB e UVC?

No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de luz negra ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida").

Por que a classificação de raios UVA UVB e UVC e útil?

É importante ter conhecimento e atenção redobrada em relação à esses tipos de radiação, uma vez que os raios ultravioleta A, B e C são os responsáveis pelas alterações e doenças que podem surgir no corpo humano. Compõe a maior parte do espectro ultravioleta que atinge a superfície do planeta.

Qual a influência da radiação das radiações UVA UVB e UVC no corpo humano?

Os raios UVA, embora não causem queimaduras, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce. Os raios UVB, por sua vez, provocam vermelhidão da pele (eritrema) e queimaduras.