Qual é a relação entre o problema ambiental e a Revolução Industrial?

A importância das indústrias para a nossa sociedade é algo indiscutível, no entanto, quando deixam de lado a preocupação ambiental podem causar grandes impactos, principalmente na natureza, por isso o relacionamento entre a indústria e o meio ambiente deve ser estabelecido de uma forma muito transparente para a sociedade e, principalmente, estabelecido com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

Para o futuro é previsto uma agenda integrada dos países com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável. É uma agenda denominada de Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) são apresentados em uma plataforma digital.

Os processos de transformação utilizados pela indústrias diariamente causam impactos ambientais, poluem o ar, o solo e a água, por isso ações de sustentabilidade devem ser tomadas para que esse impacto seja, no mínimo, reduzido e controlado.

A indústria química é uma das indústrias que mais devemos monitorar e controlar os resíduos industriais. Dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) demonstram que acidentes com produtos químicos (óleo diesel, gasolina, ácido sulfúrico, entre outros) vem aumentando e ocorrem na hora de transportar esse produto.

Quando ocorre o acidente existe a probabilidade de contaminar o ambiente, geramos um impacto na flora, fauna, clima, sociedade e nos trabalhadores. Dependendo da gravidade do acidente podemos provocar impactos na indústria e prejudicar o desenvolvimento sustentável, comprometendo os recursos para futuras gerações.

Os cuidados com o meio ambiente são tão importantes para nós quanto para as próprias indústrias, por isso preparamos esse post tratando sobre essa relação e sobre a importância do desenvolvimento sustentável, confira!

Os impactos da indústria no meio ambiente

Os métodos de produção das indústrias causam diversos impactos no meio ambiente. Entre os principais impactos podemos destacar:

Poluição do ar

A poluição do ar é constantemente colocada em debate sobre a relação entre indústria e meio ambiente, afinal, todos os dias são lançadas toneladas de gases tóxicos (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono) na atmosfera. 

Gases, estes que pioram a qualidade do ar que a população respira, causando doenças respiratórias, e destroem a camada de ozônio, o que aumenta a incidência de raios ultravioletas e aumenta a temperatura da terra.

Destruição da fauna e da flora

Os impactos causados pelas indústrias provocam uma grande reação em cadeia, cada impacto citado aqui tem relação direta com os demais e uns levam aos outros, o aumento da temperatura do planeta causada pela poluição do ar pode levar a queimadas em biomas como o cerrado, por exemplo.

Além disso, diversas indústrias descartam de maneira irresponsável seus dejetos na natureza, contaminando animais, florestas e fontes de água e devido a irregularidades ainda podem causar grandes desastres ambientais, como por exemplo o rompimento da barragem em Brumadinho, no ano de 2019.

Contaminação da água

As indústrias são as principais poluidoras dos nossos corpos hídricos. Isso, por simples irresponsabilidade, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos, prejudicando todo o ecossistema, tornando a água imprópria para o consumo e afetando a fauna local. 

Além do desequilíbrio ecológico que essas práticas trazem, isso pode trazer diversos impactos negativos na saúde da população que vive ao redor dessas áreas.

Aquecimento global

Como dito anteriormente, as ações das indústrias causam uma reação em cadeia, em que uma coisa leva a outra e todas nos trazem até aqui, ao aquecimento global.

As atividades industriais duplicaram a concentração de GEE (Gases do Efeito Estufa) na atmosfera, com o principal gás sendo o dióxido de carbono, porém além desses ainda são emitidas grandes quantidades de gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio.

É importante salientar que a indústria não é apenas o local físico de uma fábrica, mas todo o processo que as envolvem, portanto, todo o CO2 despejado por carros e caminhões a serviço desse ciclo entram nessa conta.

Todos os impactos citados anteriormente acarretam nesse “super impacto”, que provoca mudanças climáticas graves, aumento do nível do mar, derretimento de calotas polares, desertificação de áreas de florestas, aumento da temperatura e diversos outros problemas.

Um exemplo recente do aquecimento global é a precipitação de neve nas regiões sul do Brasil, um ponto importante de se destacar, pois apesar do nome, o aquecimento global não é responsável apenas por altas temperaturas mas sim por um desequilíbrio nelas.

O que é o desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima, ou seja, a realização de atividades industriais prezando ao máximo os cuidados com o meio ambiente.

Em 1995, a Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável aprovou um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável, com o intuito de servirem como referência para os países em desenvolvimento ou revisão de indicadores nacionais de desenvolvimento sustentável, tendo sido aprovados em 1996, e revistos em 2001 e 2007.

O relatório Nosso Futuro Comum (1987), define que o desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Atualmente, existe a Agenda 2030 que é um plano de ação mundial para as pessoas que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destaca 169 metas para:

Qual é a relação entre o problema ambiental e a Revolução Industrial?
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Plataforma da Agenda 2030.

  • erradicar a pobreza
  • buscar a fome zero no planeta
  • promover a boa saúde e bem-estar
  • a educação de qualidade
  • a igualdade de gênero
  • o fornecimento de água limpa e saneamento
  • a energia acessível e limpa
  • emprego digno e crescimento econômico
  • promover a indústria, inovação e infraestrutura
  • a redução das desigualdades
  • cidades e comunidades sustentáveis
  • consumo e produção responsáveis
  • ação contra a mudança global do clima
  • vida na água
  • vida terrestre
  • paz, justiça e instituições eficazes
  • parcerias e meios de implementação.

Cada um desses temas é dividido em subtemas e indicadores para serem analisados.

O desenvolvimento sustentável se caracteriza pela busca de meios para suprir as necessidades da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras. Trata-se de atitudes que garantam que possamos continuar produzindo bens de consumo sem que a natureza seja prejudicada. 

As indústrias precisam buscar meios de produzir, poluindo menos, sem eliminar dejetos nos mares, rios e em áreas ambientais. Campanhas de conscientização ambiental, também devem ser promovidas pelas empresas. Dessa maneira, diminui-se a necessidade por mais matéria-prima e também se cria um senso de coletividade entre os consumidores.

Como reduzir os impactos?

Apesar de todos estes impactos citados acima, as indústrias são essenciais para a economia e para nossa vida, pois sem ela não teríamos bens de consumo, portanto, estes impactos precisam ser reduzidos ao máximo.

Esforços Coletivos para o Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Industrial

Algumas formas de se alcançar essa redução podem ser:

  • Mapear a geração de resíduos por fonte geradora;
  • Entender o tipo de resíduo que é gerado;
  • Reciclar os resíduos;
  • Destiná-los a um aterro sanitário legalizado;
  • Reduzir a geração de resíduos;
  • Contratar empresas especializadas em gestão de resíduos;
  • Encontrar fontes alternativas de geração de energia que substituam o carvão e petróleo;
  • Monitorar o impactos no ambiente;
  • Adotar práticas mais seguras para os processos de transformação e acidentes de trabalho.

Em outras oportunidades também já discutimos que é fundamental entender qual é o Papel da Segurança e Saúde no Trabalho no Desenvolvimento Sustentável, a Agenda da SST para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil e os Impactos das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde do Trabalho.

Relacionado

Qual a relação entre a indústria e o meio ambiente?

As indústrias são as principais poluidoras dos nossos corpos hídricos. Isso, por simples irresponsabilidade, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos, prejudicando todo o ecossistema, tornando a água imprópria para o consumo e afetando a fauna local.

Qual a relação entre o desmatamento e a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial intensificou os processos de desflorestamento, isso porque, houve a substituição do modo de produção artesanal/manual pelo maquinário. Consequentemente, a produção cresceu e o mercado consumidor também.

Por que o desenvolvimento da indústria trouxe graves problemas ambientais?

Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo. Como consequência, além do desequilíbrio ambiental, essa prática ainda traz sérios danos à saúde da população que vive próxima aos locais contaminados.

Como a industrialização acelerou o consumo e o problema ambiental?

As indústrias contemporâneas são apontadas no grupo dos principais agentes poluidores, contaminando o ar com a fumaça que provém de suas atividades. Estas emissões aumentam a concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.