Qual é o nome do clima que apresenta como característica muita umidade vinda do oceano?

O clima tropical atlântico é caracterizado, principalmente, pela umidade vinda do Oceano Atlântico.


Qual é o nome do clima que apresenta como característica muita umidade vinda do oceano?

Clima Tropical Atlântico: influência da umidade oceânica

Introdução: onde ocorre no Brasil

O clima tropical atlântico no Brasil está presente na região litorânea do nosso território, entre os estados do Paraná e Rio Grande do Norte.

Principais características do clima tropical atlântico:

- Este clima apresenta a característica de ser influenciado pela umidade do Oceano Atlântico.

- Três massas de ar atuam, trazendo umidade, nas regiões de clima tropical atlântico: 1) Massa Polar Atlântica (principalmente no inverno), cuja ação vai do sul do Brasil até o centro do litoral nordestino. 2) Massa Tropical Atlântica, cuja ação é verificada principalmente no litoral das regiões sul e sudeste. 3) Massa Equatorial Atlântica, que atua principalmente nos litorais do norte e nordeste.

- As temperaturas variam de acordo com a latitude da região. Nas cidades litorâneas do sul do país, a temperatura média é de 22°C. Já no nordeste do Brasil, a temperatura média é de 26°C.

- Com relação à pluviosidade, também ocorre variação de acordo com a latitude da cidade. Nas cidades do Sudeste chove mais na época do verão, enquanto nas do Nordeste o índice pluviométrico é maior no inverno.

- No litoral do Sudeste, o índice pluviométrico anual fica em torno de 1.200 milímetros.

- Já no litoral do Nordeste, o índice pluviométrico anual fica em torno de 1.600 milímetros.

- Nas regiões de clima tropical atlântico no Brasil, prevalece a vegetação da Mata Atlântica.

Exemplos de cidades brasileiras com clima tropical atlântico:

- João Pessoa (PB)

Qual é o nome do clima que apresenta como característica muita umidade vinda do oceano?

Cidade de Ubatuba no litoral de São Paulo: clima tropical atlântico com muita chuva no verão.



atualizado em 20/10/2020




Você também pode gostar de:

Clima Tropical Atlântico e suas características Temas Relacionados
  • • Tipos de Clima Tropical e suas características
  • • Climas do Brasil
  • • Climatologia e sua importância
  • • Massas de ar no Brasil
Bibliografia Indicada

Estudos do clima no Brasil

Autor: Zavattini, João Afonso

Editora: Alinea

Fontes de referência do texto:

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014. 

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 


Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Ouça este artigo:

O clima tropical é caracterizado por ser um clima quente e com ausência de estações frias, se encontra nas regiões de médias latitude, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. É o clima mais próximo a região equatorial, nessa área, a radiação solar é intensa, tendo uma grande influência nas temperaturas, tornando-as mais altas com uma média em torno dos 25°C nos meses mais frios, salvo exceções dependendo dos fatores climáticos de cada região, como altitude.

O clima tropical é encontrado em diversos países da América do Sul, África, e ao sul da Ásia e ao norte da Oceania como pode ser observado no mapa abaixo.

Devido aos Fatores e as condições Climáticas, o clima tropical possui baixa amplitude térmica e o índice pluviométrico está entre 1000 mm e 2000 mm anuais. Algumas regiões de clima tropical recebem muita chuva, porém não é durante o ano todo e com quantidade constante. Uma das principais características do clima tropical é a existência de duas estações no ano, bem demarcadas: o verão quente e seco e o inverno chuvoso.

Podemos observar que a média de precipitação nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro são baixos, assim como a temperatura, logo é o período seco e pode ser bem quente. Durante o restante dos meses, a precipitação é alta, com temperaturas altas.

O Clima Tropical é subdividido em:

  • Clima Tropical Úmido-Seco: Possui duas estações demarcadas, sendo com seca no inverno e verão chuvoso;
  • Clima Tropical Úmido: Clima onde é quente o ano todo, tendo ausência de outras estações durante o ano, possuindo apenas o verão;
  • Clima Tropical Árido e Semiárido: Clima que possui a temperatura média anual de 27°C e precipitação de 800mm anual, sendo a subdivisão mais seca do Clima Árido. No Brasil é encontrado na região norte e nordeste;
  • Clima Tropical Atlântico: Encontrado na região litorânea brasileira, possui altas temperaturas e ausência de períodos de seca severa;
  • Clima Tropical de Altitude: Chuvas concentradas no Verão, pode ter Geadas devido a Altitude como na serra da Mantiqueira que recebe uma influência direta do oceano Atlântico;
  • Clima Tropical de Monção: Encontrado em regiões costeiras da Ásia e da África, possuindo temperaturas elevadas.

A vegetação do clima tropical possui uma grande variedade. Em áreas úmidas, as florestas tropicais, como no Brasil onde ocorre a Mata Atlântica, caracterizada pela grande biodiversidade (Bioma responsável por 35% da biodiversidade brasileira) e a formação de florestas ombrófilas densas, abertas e mistas. Dentro do bioma da Mata Atlântica, além das florestas, existem ecossistemas, como os Mangues, grandes berçários para a vida marinha, Restingas e Campos de Altitude.

Nas regiões de clima tropical, a paisagem sofre modificações no decorrer do ano em razão da ausência ou presença de umidade. Nas áreas semiúmidas, dentro do clima tropical, possuímos um outro bioma, a Savana, que é constituída por vegetação herbácea, com árvores distantes umas das outras. No Brasil temos a variação de savana, chamado de Cerrado brasileiro. Em áreas pouco úmidas, são encontradas as estepes, que são formadas por vegetais rasteiros, xerófilos, que são adaptados pela escassez de água, formando uma vegetação descontínua e espaçada.

Bibliografia:

https://www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/view/3447/1862

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/14118/7351#

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/clima-tropical/

O que é um clima tropical úmido?

Clima tropical úmido (ou equatorial): presente em estados onde predomina o bioma Amazônia. Caracterizado por temperaturas elevadas, baixa amplitude térmica anual e umidade do ar muito alta, ficando em torno de 60% a 70%.

Como se apresenta o clima tropical úmido?

O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices pluviométricos entre 1250 mm e 2.000mm.

O que é um clima de altitude?

O clima tropical de altitude é predominante em áreas de altitude igual ou superior a 800 metros. Caracteriza-se por médias de até 22 °C e chuvas que acumulam 1.500 mm anuais. O clima tropical de altitude é característico das regiões serranas e planaltos do sudeste brasileiro.

Qual é o nome do clima quente e úmido?

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno).