Qual é o tipo sanguineo mais raro

Existem oito grupos de tipos de sangue com diferentes combinações de antígenos e classificações. Só de humanos são 36 sistemas de grupos sanguíneos no total.

Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.

Mas como funciona essa estatística?

Assim como a nacionalidade, fatores genéticos desempenham um papel na determinação do tipo de sangue de um indivíduo. Ou seja: cada parte do planeta tem tendência a apresentar um tipo sanguíneo que se sobressai ante os outros. Abaixo, você pode ver um mapa feito pelo site Visual Capitalist que mostra essas diferenças.

Qual é o tipo sanguineo mais raro
Reprodução/Visual Capitalist

Mais comuns em cada região

Américas
O tipo de sangue O é o mais comum em todo o mundo, e é também a tipagem de quase 70% dos sul-americanos. É também o tipo de sangue mais comum nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam.

Ásia
Na Ásia o tipo O é o primeiro mais popular, seguindo do B, que também é relativamente comum. Na China, quase 20% da população tem sangue tipo B, que também é muito comum na Índia e em outros países da Ásia Central.

Indo contra as estatísticas, alguns países da Ásia ocidental, como Azerbaijão e Armênia, tem a maior parcela da população como sangue A+.

África
Na África, o sangue mais popular também é o O+. Já em Gana, Líbia, Congo e Egito, o tipo sanguíneo mais popular é o O- — que, no Brasil, é considerado raro.

Europa
Entre os europeus, o tipo sanguíneo mais comum é o A. Quase 40% da população da Noruega, Ucrânia, Dinamarca e Áustria têm esse tipo de sangue.

Oriente Médio
No Oriente Médio, quase 42% da população tem sangue O+. No entanto, o Líbano é o único país em que a população se divide entre O e A.

Oceania
Na Oceania, os tipos mais comuns são O e A+. Apenas Fiji tem uma parte da população em que predomina o tipo B+.

Caribe
Quase metade das pessoas nos países caribenhos tem o tipo O+. Apenas a população da Jamaica tem o tipo B+ como mais comum.

19 janeiro 2019

Qual é o tipo sanguineo mais raro

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Só são conhecidas cerca de 40 pessoas que possuem o Rh nulo. Esse raro tipo sanguíneo pode salvar vidas, mas também representa grandes riscos a quem é portador.

"Sangue dourado" soa elegante, mas quem tem esse tipo sanguíneo corre mais riscos que a maioria da população em situações de vida ou morte.

O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo.

Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que formam o sangue estão cobertos de proteínas chamadas de antígenos.

O sangue tipo A tem antígenos A, o sangue B tem antígenos B, o sangue AB tem antígenos de ambos e o tipo O, nenhum dos dois.

  • Como prevenir o derrame 'silencioso', e danos à memória
  • O que é bacteremia, que levou o ex-presidente Lula a ser internado

Os glóbulos vermelhos também têm outro tipo de antígeno, o chamado RhD, que é parte de uma família formada por 61 antígenos tipo Rh. Quando o sangue tem RhD, é de tipo positivo. Quando não tem, é tipo negativo.

É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-.

O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O 'sangue dourado' foi descoberto na década de 60 em uma mulhr australiana

Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que pode ser fatal.

Com base nessa mesma lógica os portadores de sangue O- são considerados os doadores universais. Como seus glóbulos vermelhos não têm antígenos A, B, nem RhD, o sangue pode mesclar-se com outro tipo sem ser rechaçado como agente estranho.

Tesouro perigoso

Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro.

Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.

Segundo a explicação de Penny Bailey no Mosaic, um portal de investigação biomédica, este tipo de sangue foi detectado pela primeira vez em 1961 em uma mulher australiana. Desde então, só foram registrados 43 casos de pessoas com Rh nulo no mundo todo.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Quem tem Rh nulo pode doar sangue à maioria das pessoas com tipos sanguíneos traficionais

Esse tipo de sangue é adquirido de maneira hereditária, segundo explicou à BBC Mundo Natalia Villarroya, médica especialista em hematologia da Universidade Nacional da Colômbia.

"Pai e mãe devem ser portadores dessa mutação", afirma.

  • Por que vacina de coronavírus é dada no braço e não em outras partes do corpo
  • Colesterol alto causado por mutações do DNA está entre as doenças genéticas mais comuns

O sangue Rh nulo pode ser um "tesouro" ou um risco, dependendo do ponto de vista. Por um lado, pode ser doado a qualquer pessoa com os tipos sanguíneos tradicionais dentro do sistema Rh e Rh negativo.

Portanto, em tese, o "sangue dourado" tem alta capacidade de salvar vidas.

No entanto, ele é extremamente difícil de conseguir. "É por isso que recebeu o apelido de sangue dourado", explica o médico Thierry Peyrad, diretor do Laboratório Nacional de Referência em Imunohematologia de Paris, citado no artigo de Bailey.

Crédito, choja

Legenda da foto,

Os portadores do 'sangue dourado' podem padecer de anemia leve e ter dificuldade para obter transfusões em situações de vida ou morte

Trata-se de um tipo sanguíneo tão precioso e raro que, ainda que os bancos de sangue sejam anônimos, houve casos de cientistas que conseguiram rastrear os doadores para pedir amostras para investigações científicas.

Riscos

E o portador deste tipo raro de sangue paga um preço caro. Segundo o Centro de Informação de Doenças Raras dos Estados Unidos, quem tem sangue Rh nulo pode padecer de anemia leve.

Além disso, no caso de precisarem de transfusão, só poderiam receber Rh nulo- algo extremamente complicado, não apenas pela pouca quantidade de pessoas com esse tipo sanguíneo, mas também pelas dificuldades de transporte do sangue de um país a outro.

  • Cientistas descobrem americano com superanticorpos contra o coronavírus
  • O que causa falta de ar e fadiga após covid-19

Atualmente, as pessoas que tem "sangue dourado" vivem em diferentes países, alguns distantes entre si, como Colômbia, Brasil, Japão, Irlanda e Estados Unidos.

Os portadores de Rh nulo, portanto, costumam tirar sangue para guardar de reserva caso tenham que doar a si mesmos no futuro. Também são encorajados a disponibilizar quantidades para servirem de reservas às outras poucas pessoas que compartilham dessa condição, caso venham a necessitar de transfusões.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Qual O sangue mais raro o+ ou O?

Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.

Qual é O tipo de sangue mais difícil de encontrar?

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Qual é O tipo de sangue mais raro no Brasil?

Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.

Porque O sangue O negativo é raro?

O sangue tipo O negativo não possui nenhum dos antígenos mencionados aqui, portanto, não desencadeará uma resposta imune em quem for administrado e é considerado um tipo de sangue universal. Em contrapartida, pessoas com o tipo sanguíneo O negativo só pode receber sangue de outro doador O negativo.