Qual e o valor da taxa efetiva?

Resultados Instantâneos

Altere qualquer valor acima e o fazAconta mostra instantaneamente os resultados!

Taxas Efetiva, Nominal e Equivalentes

Taxas de Juros podem ser representadas em diferentes unidades de tempo (ao ano, ao mês, etc.) e são ditas equivalentes se produzem o mesmo efeito quando aplicadas em um mesmo período de tempo.


Taxa Efetiva

Exemplos de Taxas Efetivas:

20% ao ano
12% ao semestre
5% ao mês

As taxas efetivas podem ser utilizadas diretamente no cálculo de juros compostos, bastando observar se o período esta representado na mesma unidade de tempo da taxa de juros.


Taxa Nominal

Exemplos de Taxas Nominais:

20% ao ano com capitalização ao mês
12% ao semestre com capitalização mensal
5% ao mês com capitalização ao dia

Ao contrário da taxa efetiva, uma taxa nominal não pode ser empregada diretamente no cálculo de juros compostos. Por exemplo, se você aplicou 1.000 à taxa nominal de 20% ao ano com capitalização mensal, quanto terá após um ano? Se respondeu 1.200, esta enganado pois calculou como se fosse uma taxa efetiva ao ano. Para calcular corretamente, primeiro converta para uma taxa efetiva:

Agora basta utilizar a fórmula dos juros compostos para chegar ao resultado procurado:

Neste exemplo, para encontrar a taxa efetiva, dividimos a taxa nominal por 12, pois um ano têm 12 meses. Para entender a regra geral, experimente acima mudar o período de capitalização. Por exemplo, se a capitalização for ao semestre, a taxa nominal deve ser dividida por 2, pois um ano tem 2 semestres e o resultado será uma taxa efetiva ao semestre.


Taxas Equivalentes

Veja como converter taxas efetivas equivalentes representadas em diferentes unidades de tempo:

Experimente igualar os períodos acima e observe que a taxa resultante fica igual à taxa informada.

Duas taxas são equivalentes, se produzem o mesmo efeito quando aplicadas em um mesmo período

Por exemplo, vemos abaixo que uma taxa efetiva de 2% ao mês é "equivalente" a uma taxa efetiva de 26,82% ao ano, pois produzem o mesmo valor futuro em um período de 18 meses:

Nos cálculos acima utilizamos a fórmula F = P.(1 + i)n detalhada nos juros compostos.


Fórmula das Taxas Equivalentes

i2 = (1 + i1)n - 1

Onde:

i2 é equivalente à i1
n é a razão do período de capitalização de i2 pelo período de capitalização de i1

Exemplos:

i2 = (1 + i1)12 - 1

i2 = (1 + i1)1/12 - 1

Qual e o valor da taxa efetiva?

Como calcular taxa efetiva mensal?

Aplicada em juros simples, a taxa efetiva funciona com a fórmula: r = (1 + i/n) ^ n – 1. Nessa fórmula, “r” é o valor de taxa efetiva, “i” significa a taxa de juros nominal e “n” é a quantidade de periodicidade por ano.

Como transformar taxa efetiva anual em Mensal?

Utilize uma calculadora financeira

  1. Digite a taxa anual de 20 e tecle em i.
  2. Digite o número 1 em PV.
  3. Digite o número 1 e teclar em n.
  4. Tecle em FV.
  5. Digite o número 12 e tecle em n.
  6. Tecle em i.

Como calcular taxa efetiva mensal na HP 12c?

Na hp 12c realize o seguinte procedimento:

  1. digite 35000, que é o valor financiado, e tecle em PV.
  2. Digite 24 e tecle em n.
  3. digite 1890,00 e tecle em CHS para trocar o sinal e em seguida tecle em PMT para inserir a prestação.
  4. Por fim tecle em i para calcular a taxa efetiva. Teremos então uma taxa efetiva de 2,19% ao mês.

Como calcular taxa efetiva e taxa nominal?

Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.

Quais são as taxas efetivas?

  • No entanto, elas podem ser consideradas equivalentes caso ao menos uma das taxas se refira ao período de capitalização que for praticado. Exemplos de taxa efetiva são: 30% ao ano, 15% ao semestre e 8% ao mês. Assim, tal taxa pode ser usada para calcular os juros compostos.

Qual a relação entre a taxa real e a taxa efetiva?

  • Podemos afirmar que a taxa real corresponde à taxa efetiva corrigida pelo índice inflacionário do período. Existe uma relação entre a taxa efetiva, a taxa real e o índice de inflação no período. Vejamos: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a diferença entre a taxa nominal e a capitalização mensal?

  • É o caso, por exemplo, de uma taxa de 50% ao ano com capitalização mensal — perceba que a unidade referencial não coincide com o tempo da capitalização. Logo, se você utilizar a taxa nominal como referência de cálculo, o valor a ser pago ou recebido ao final do contrato será bem diferente do efetivo.

O que é a taxa de juros efetiva?

  • O que é a taxa de juros efetiva? A taxa de juros efetiva pode ser descrita como uma taxa de juros de referência para vários períodos de capitalização, de maneira que não expressa, de fato, a própria taxa de capitalização. Ela depende de juros compostos que são retirados da taxa nominal ou declarada.

Qual é o valor da taxa efetiva?

A taxa efetiva é aquela que o período de formação e incorporação dos juros ao capital coincide com aquele a que a taxa está referida. Exemplos: a) Uma taxa de 5% ao mês com capitalização mensal. b) Uma taxa de 75% ao ano com capitalização anual.

Como se calcula a taxa efetiva?

Tendo em mente a taxa de juros declarada, utilize a seguinte fórmula: r = (1 + i/n)^n – 1, em que r é a taxa de juros efetiva, i, a nominal, e n, a quantidade de períodos compostos no período de um ano.

Qual é a taxa efetiva anual?

O que é Taxa Efetiva Anual? A taxa efetiva anual refere-se ao modo como uma taxa efetiva de juros é cobrada. Neste caso, estamos falando daquela que é cobrada dentro de um período de um ano.

Como calcular taxa efetiva mensal é anual?

Nos juros simples, basta dividir a taxa anual pelo número de meses. Por exemplo, uma taxa de 12% ao ano, equivale a 1% ao mês (12/12).