Qual foi o fator decisivo para a expansão da produção de livros a partir do século xv

Entre as grandes invenções da modernidade, está, seguramente, o telescópio, desenvolvido por Galileu Galilei. Essa invenção foi responsável pela mudança radical no modo de observação astronômica até então vigente. De igual modo, podemos dizer que houve, com a invenção da máquina de imprensa pelo alemão Johann Gutenberg (1398-1468), uma mudança radical na forma de se ler e de se divulgar escritos (panfletos, jornais ou livros). A invenção da máquina de imprensa possibilitou a formação das comunidades de leitores (grandes massas de leitores que tinham acesso a livros até então de escassa circulação), bem como a formação de um aparato comercial em torno da leitura – algo que começou a aparecer no século XVIII.

A imprensa de Gutenberg foi desenvolvida entre os anos de 1439 e 1440 a partir da confecção e combinação de tipos móveis (símbolos gráficos moldados em chumbo), que eram passados em tinta à base de óleo de linhaça e impressos em papel por meio de uma prensa movimentada por uma barra de madeira. Sabe-se que esse tipo de impressão com tipos móveis não é originalmente uma invenção de Gutenberg. Na China do século XI, o inventor Bi Sheng, já havia conseguido fazer algo semelhante. Outros modelos também haviam sido desenvolvidos na Europa medieval, mas o de Gutenberg foi o que obteve maior sucesso e tornou-se plenamente viável.

O sucesso da imprensa de Gutenberg começou sobretudo com sua impressão de cópias da Bíblia, ainda na década de 1440. Mas a utilização da imprensa tornou-se realmente intensa no século seguinte, com a Reforma Protestante empreendida por Martinho Lutero. Os panfletos luteranos, que começaram a ser veiculados em 1517, passaram a ser rodados nas máquinas de imprensa (réplicas do modelo de Gutenberg) dos vários principados alemães simpáticos à causa reformista. Essa disseminação dos escritos de Lutero por meio da impressa começou uma revolução sem precedentes na prática da leitura, haja vista que, antes disso, a demora em se fazer uma cópia à mão de um documento era enorme. Com a impressa, centenas eram feitas em um único dia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tradução que Lutero fez da Bíblia, do latim para o alemão, também foi impressa nos modelos da imprensa de Gutenberg. Isso ajudou ainda mais na disseminação da leitura e na proliferação do protestantismo na Europa, tornando esses dois fatos históricos correlacionados: a Reforma e a Imprensa, como bem destaca os historiadores Peter Burke e Asa Briggs:

“Depois que as igrejas protestantes se estabeleceram, elas começaram a transmitir suas tradições por intermédio da educação das crianças. Peças, pinturas e impressos agora eram rejeitados em favor da palavra, fosse ela escrita ou falada, Bíblia ou sermão. Por outro lado, na primeira geração ([…] décadas de 1520 e 1530), os protestantes se baseavam no que pode ser chamado de 'ofensiva da mídia', não somente para comunicar suas próprias mensagens, mas também para enfraquecer a Igreja Católica, ridicularizando-a, usando o repertório tradicional do humor popular para destruir o inimigo pelo riso.” [1]

NOTAS

[1] BURKE, Peter e BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

A revolução agrícola, que caracterizou o período Neolítico, proporcionou também ao homem pré-histórico o aprimoramento das técnicas usadas na arte rupestre, bem como das técnicas utilizadas na agricultura que deram suporte a essa revolução.

O que caracterizou a sobrevivência dos povos neolíticos?

As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

Qual foi o fato decisivo para a expansão da produção de livros a partir do século XV?

História Geral. A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial.

Quais são os fatos ligados a Revolução Neolitica?

São fatos ligados à Revolução Neolítica:

  • Vida nômade e organização em tribos.
  • terras pertencentes ao Estado e escravismo.
  • domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
  • escravidão, impostos em trabalho e vassalagem.
  • pintura em cavernas, vida nómade, caça e coleta de vegetais.

O que foi o período Neolítico e quais as suas características?

O Período Neolítico aconteceu entre 5.000 a 3.000 a.C. Ele foi o último período da Idade da Pedra. O Neolítico também é chamado de Idade da Pedra. Entre suas características estão a sedentarização, a agricultura e a domesticação de animais.

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período Neolítico?

3. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como neolítico? A – O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.

Qual a invenção do século XV possibilitou aumentar a circulação de livros pela Europa?

A Invenção da Imprensa ocorreu no século XV por obra do alemão Johannes Gutenberg. Essa invenção foi uma das maiores revoluções da modernidade.

São fatos ligados a revolução neurológica?

(GI) São fatos ligados à Revolução Neolítica: a) vida nômade e organização em tribos. b) terras pertencentes ao Estado e escravismo. c) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem. … e) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.

O que foi a Revolução Neolítica Brainly?

A Revolução Neolítica consiste no desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas que se tem conhecimento.

Qual foi o período Neolítico?

O período Neolítico ocorreu do ano 7000 a.C. até 2500 a.C., sendo conhecido também como período da Pedra Polida. Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele.

Quais as principais características do Paleolítico e Neolítico?

No Paleolítico, os instrumentos eram feitos de pedra lascada, e o homem era nômade; no Neolítico, o homem sedentarizou-se e passou a produzir instrumentos de pedra polida.

Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período?

4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Idade dos Metais? B – Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.

Qual alternativa apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

Questão 6 – (UFPE) – Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

O que aconteceu com o aumento da produção de livros na Europa?

Conforme explanado, graças ao invento de Gutenberg, que ocasionou tanto o barateamento do livro como uma maior produção de documentos, a humanidade passou a ter um maior acesso e uma maior liberdade de leitura.

Qual foi o fator decisivo para a expansão de produção de livros a partir do século 15?

A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial.

O que mudou após a invenção da imprensa?

Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada.