Qual o açúcar com menor índice glicêmico?

Hoje, temos uma “disputa” digamos assim, entre dois tipos de açúcar que instigam a nossa curiosidade. Açúcar de Coco ou Mascavo? Qual deles é melhor para a nossa saúde?O consumo de açúcares refinado é um problema muito sério, pois em seu processo de refinamento retira-se bruscamente a parte boa dos açúcares que são os nutrientes e consequentemente não temos um alimento muito saudável, após esse processo. Porém, temos dois tipos de Açúcares que nos trazem um pouco mais de seus prós.

Açúcar de coco ou mascavo, qual devo usar?

É difícil fugir do adoçante mais utilizado no mundo inteiro. Bom, tudo em excesso faz mal à saúde, porém o sabor muda o nosso dia, melhora os nossos sentidos e nos fazem consequentemente bem. A gente dá duro para evitar ao máximo e colocar o mínimo de colherinhas, mas quando sente o doce na boca se rende exatamente ao grande problema do açúcar… Ele vicia!

O Açúcar Mascavo é mais escuro, marrom, exatamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde vivem quantidades significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio. Tudo isso está relacionado a refinação. Por ser um açúcar mais grosso e visivelmente de aspecto forte, retrai um processo menos aprimorado de seu refinamento. Ou seja, quase não é refinado.

Qual o açúcar com menor índice glicêmico?

Existe um dito que fala: “Quanto mais escuro, mais nutrientes possui”. O Açúcar Mascavo se encaixa nisso, isso não significa que pode ser consumido por diabéticos ok. Mas, consequentemente o uso desse açúcar será menor e mais satisfatório pela sua qualidade que é superior.

Ele também pode exigir um tempo até nos acostumarmos. Com mais personalidade do que a versão refinada, o açúcar mascavo tem gosto forte e interfere no sabor dos alimentos. Só o fato de ele não ter recebido o tratamento químico que os cristais branquinhos receberam já é motivo suficiente para investir na substituição.Segundo nutricionistas à fora, os aditivos químicos presentes no açúcar branco são verdadeiros inimigos da boa saúde e deveriam ser evitados sempre que possível.

Já o Açúcar de Coco é cheio de vitaminas e é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.

A razão é simples, quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar. Como não tem para onde ir, ele é estocado em forma de gorduras, nada bem-vindas.O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que o pâncreas trabalhe mais na liberação de uma quantidade maior de insulina para normalizar a glicose no sangue, processo esse que poderá levar a uma sobrecarga no pâncreas.

Qual o açúcar com menor índice glicêmico?

Açúcar de Coco

Um alimento com baixo índice glicêmico é aquele com glicose menor que 70 mg. Os intermediários, entre 70 e 90 mg e os de alto índice, que devem ser evitados, maiores de 90 mg, por exemplo o índice glicêmico do açúcar de coco é 35 mg, extremamente baixo.

Todos podem consumir o açúcar de coco, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento. Diabéticos também podem, sendo até uma boa opção para o diabético tipo II, pelo baixo índice glicêmico. Porém, não se deve esquecer de que ele irá de qualquer forma agregar carboidratos à dieta e seu consumo em excesso acarretará danos à saúde.

O açúcar de coco pode ser útil em relação à qualidade, pois não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte de seus nutrientes.Fica a dica e observem o índice glicêmico, e aqueles com glicose alta, evitem-os.

Onde Comprar açúcar de coco ou mascavo?

Confira descrições e mais observações a respeito desses dois amigos, os Açúcares. Você pode encontrar facilmente em nossa loja virtual dos dois tipos de açúcares, tanto o de coco quanto o mascavo.

Açúcar de Coco – https://goo.gl/qNycXi
Açúcar Mascavo -https://goo.gl/zLSb7W

Açúcar de Coco ou Mascavo? Qual é o melhor para a saúde? was last modified: abril 24th, 2017 by

Para quem quer buscar um estilo de vida mais saudável várias alternativas vão aparecer mostrando-se muito vantajosas para nossos hábitos, dentre eles, o consumo de determinados adoçantes. Apesar de gostoso o açúcar pode ser um dos vilões dentro do cardápio diário. Mas afinal, qual tipo de adoçante traz menos malefícios? E quanto aos adoçantes? Seriam eles um aliado na nossa dieta balanceada? As respostas de todas essas perguntas estão diretamente ligadas com a diabete, portanto, vamos discutir mais sobre o consumo consciente do açúcar e de como os adoçantes podem ser nosso aliado na alimentação diária.
Os adoçantes são produzidos a partir de edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais que são responsáveis pelo sabor adocicado de matérias-primas, como derivados da cana, produtos sintéticos e aminoácidos. Existem vários tipos de adoçantes disponíveis no mercado e o paciente diabético pode ficar na dúvida sobre qual o melhor produto para a sua dieta. É essencial conhecer os tipos de adoçante, quais os mais indicados para diabéticos e, conversar com um profissional de nutrição, pois ele é quem pode receitar a melhor opção para cada caso.

Ao consultar um nutricionista, ele dirá que os adoçantes mais indicados para pessoas diabéticas possuem base de ciclamato, aspartame, sucralose, sacarina, acessulfame-k e esteviosídeo. Porém, o ideal mesmo é usar produtos deste tipo somente quando necessário e ainda com moderação.
Mas antes de tudo, é importante você conhecer a origem do adoçante, por exemplo, é comum que vá uma pequena quantidade de  açúcar na composição deles. Para quem se preocupa com a hipertensão vale a pena conferir a origem dos produtos, a quantidade de açúcar que vai em cada um, qual a composição de cada adoçante e claro, qual a melhor opção para você.
Confira abaixo alguns tipo de adoçantes naturais e artificiais:

Qual o açúcar com menor índice glicêmico?

Adoçante natural

Frutose: é extraído de frutas e do mel, é mais doce que o açúcar e é altamente calórico. Não é indicado para pacientes com diabetes porque eleva os níveis de açúcar no sangue e ainda pode refletir em aumento de peso.
Sorbitol: extraído de algas marinhas e de algumas frutas, como ameixa e maçã, ele é bastante utilizado na produção de biscoitos e chicletes. Possui valor calórico, uma pessoa diabética deveria evitar esse tipo de adoçante..

Qual o açúcar com menor índice glicêmico?

Adoçante artificial

Sacarina: é produzida a partir do ácido toluenossulfônico, que é derivado do petróleo. Apesar de deixar um sabor amargo e metálico, ela não possui calorias e pode ser usada por diabéticos. É contraindicada para pacientes hipertensos por conta do sódio na composição.
Ciclamato de sódio: é sintetizada a partir de outro derivado do petróleo, o hexano sulfâmico, não possui calorias e é indicado para diabéticos. Também por conta do sódio, como a sacarina, é contraindicado para hipertensos. É usado ainda na produção de refrigerantes zero, além de adoçantes. Estudos apontam que essa substância pode causar câncer e tumores. Por conta disso, seu consumo é proibido em alguns países, como Japão, França e EUA.
Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.
Aspartame: seu poder adoçante é 200 vezes maior que do açúcar, não possui calorias, sendo permitido para diabéticos.
Stevia: Stevia é um adoçante natural composto por glicosídeo de esteviol, não possui calorias e adoça 300 vezes mais que o açúcar comum. Pode ser facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais em gotas ou pó. Esse tipo de adoçante auxilia no emagrecimento e ajuda no controle da diabetes.
Xilitol: Esse tipo de doçante é derivado da xilose, um monossacarídeo encontrado em frutas e legumes. O xilitol comercializado é extraído de milho ou casa da bétula, sendo 40% menos calórico que o açúcar comum, é uma ótima opção para quem procura um adoçante pouco calórico. Diabéticos podem utilizar o xilitol sob orientação médica.

Por Fim

Bem, você viu vários tipos de adoçantes e como cada um funciona. É claro que você deve procurar o ideal para sua saúde e que não irá prejudicar a quantidade de açúcar no sangue. Com uma consulta rápida ao médico você poderá ser direcionado aos melhores tipos de produtos que deve se consumir.

Qual açúcar tem o menor índice glicêmico?

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

Qual e o melhor açúcar para diabéticos?

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Qual o açúcar menos pior?

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Qual e o índice glicêmico do açúcar mascavo?

MASCAVOíndice glicêmico 80.