Qual o papel ecológico e importância ecológica dos fungos e bactérias?

Você já deve ter visto e ouvido falar dos fungos, mas será que você sabe reconhecê-los?

Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.

Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.

Qual o papel ecológico e importância ecológica dos fungos e bactérias?

Os fungos, juntamente com as bactérias, são os principais decompositores de matéria orgânica na natureza

Nos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies.

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.

Qual o papel ecológico e importância ecológica dos fungos e bactérias?

Algumas espécies de fungos são muito utilizadas na fabricação de alimentos e bebidas

Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.

Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.


Videoaula relacionada:

1442 palavras 6 páginas

Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, podem causar prejuízos pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo com materiais sujeitos a seus ataques.
Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também enfermidades em animais e no homem, constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.
Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que originam, que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.
Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.

Aspectos positivos
Na alimentação: Está em expansão no Brasilo cultivo de corpos de frutificação de algumas espécies do gêneroAgaricus e do gênero Boletus como fonte de alimento, ou a utilização de micélios desses e de outros fungos como concentrados protéico-vitamínicos.
Na divisão Basidiomycota, estão os cogumelos comestíveis, os venenosos, bem como dois grupos fitopatogênicos importantes, a ferrugem e os carvões. Há também cogumelos comestíveis que pertencem a divisão Ascomycota.A utilização direta de fungos como fonte de alimento é altamente rentável. Leveduras são importantes por causa de suas propriedades em fermentar carboidratos, quebrando a glicose para produzir álcool etílico e dióxido de carbono. Assim, são utilizadas pelos vinicultores, como fonte de etanol,


Relacionados

  • Importância econômica e ecológica dos fungos

    2836 palavras | 12 páginas

    IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DOS FUNGOS OS FUNGOS COMO DECOMPOSITORES Os fungos são organismos extremamente importantes para o equilíbrio da natureza. As espécies saprofágicas, juntamente com determinadas bactérias, desempenham o papel de decompositores,destruindo cadáveres e restos de plantas e animais. Isso permite que a matéria orgânica dos seres mortos possa ser aproveitada pelos novos seres que nascem. Entretanto essa mesma atividade decompositora dos fungos pode ter um aspecto negativo….

  • Cogumelos

    738 palavras | 3 páginas

    Programa 1.Classificação dos fungos 2.Identificação de cogumelos 3.Cogumelos que podem ser cultivados 4.Tipos de cultura natural de cogumelos Faça clique para editar o estilo 5.Cultivo intensivo de cogumelos 6.Propriedades medicinais e nutricionais dos cogumelos 7.Oficina prática – Produção biológica de cogumelos em tronco e em canteiro Os fungos e o meio ambiente Todas as árvores, culturas agrícolas, plantas dos parques e jardins, dependem dos fungos que reciclam os nutrientes….

  • Botanica

    719 palavras | 3 páginas

    de vida. Correlações morfo-fisiológicas e morfo-ecológicas. Caracterização dos grupos de algas, fungos, briófitas e pteridófitas. Importância econômica de algas, fungos, briófitas e pteridófitas. OBJETIVOS (Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:) Fornecer subsídios teóricos e práticos para o conhecimento das criptógamas. Compreender os conceitos e as regras oficiais de nomenclatura botânica. Conhecer os principais grupos de fungos, algas, briófitas e pteridófitas. Entender a sistemática….

  • Trabalho de biologia - reinos

    1778 palavras | 8 páginas

    Reino Monera Importância econômica e ecológica do reino Monera Importância ecológica O reino monera é o reino das bactérias (lembrando que existem as patôgenas) e elas possuem uma enorme importância ecológica dentre muitas ressalto: algumas contribuem na produção de oxigênio, participam da decomposição de matéria orgânica, o que super. Necessário para a vida na terra. Existem milhões de espécies de bactérias e sabemos que algumas delas causam danos a nossa saúde. Importância econômica Além da importância….

  • importancia economica e biologica dos protozoarios, algas e fungos

    1302 palavras | 6 páginas

    Colégio Estadual São Braz -E.F.M. ********************** BIOLOGIA Importância econômica e ecológica dos Protozoários, Algas e Fungos Curitiba Junho/2013 Colégio Estadual São Braz -E.F.M. BIOLOGIA Importância econômica e ecológica dos Protozoários, Algas e Fungos Nome: ******************; Nº: **, Série: 2º, Turma: B, Turno: Manhã; Professor: ******************************** Curitiba Junho/2013 Súmario Introdução.....................................................….

  • importância dos fungos

    536 palavras | 3 páginas

    A importância econômica dos fungos. A importância econômica dos fungos pode ser avaliada tanto pelos benefícios quanto pelos danos causados. Por exemplo, a mesma levedura (Saccharomyces) que causa a fermentação da cana para a produção do álcool etílico, pode fermentar o melado, que seria utilizado como fonte de alimento, tornando-o impróprio para o consumo, além de produzir gás carbônico, que com o aumento da pressão, acaba danificando o recipiente. a) Cogumelos ou champignons. O ramo que está….

  • Reino protista e reino fungi

    1449 palavras | 6 páginas

    Importancia Ecológica/Economica A importância ecológica do reino protista é que as algas unicelulares, as plantônicas são responsáveis por quase 90% da proudução de oxigênio do planeta, sendo também a base da cadeia alimentar aquática. O fitoplâncton emite para tmosfera um gás dimetil-sulfeto (DMS), que é responsável pela formação de nuvens, desempenhando um papel importante no clima terrestre. O excesso de algas indicam desequilíbrio ecológico (eutroficação).Além da sua importância ecológica….

  • Roteiro de estudo

    947 palavras | 4 páginas

    Classificação Biológica Sistemática Moderna Os reinos dos seres vivos Reino Monera – Bactérias e Doenças causadas por bactérias Arqueobactérias – Domínio Arquea Reino Protista – Algas (importância econômica e ecológica), Protozoários e Doenças causadas por Protozoários Reino Fungi – Importância Ecológica e Econômica 1º) Releia os capítulos 17, 19, 20 e 24 do livro Bio V. único - Sônia Lopes –– Editora Saraiva - identificando e grifando as informações mais relevantes, de forma a responder e compreender….

  • Microbiologia 2

    882 palavras | 4 páginas

    10/03/2015 MODOS DE VIDA FUNGOS Apresentam grande variedade de modos de vida: Podem viver como saprófagos Como parasitas Estabelecendo associações mutualísticas OS FUNGOS REPRESENTANTES bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas cogumelos-de-chapéu (champignon) 1 10/03/2015 GRANDES E PEQUENOS PRESENÇA DE FUNGOS PRESENÇA DE FUNGOS PRESENÇA DE FUNGOS 2 10/03/2015 ALGUNS TIPOS ALGUNS TIPOS ALGUNS TIPOS ALGUNS TIPOS 3 10/03/2015 FOLHA DA SOJA COM SINTOMAS DA FERRUGEM….

  • algas

    383 palavras | 2 páginas

    Algas Ecológica Importância ecológica das algas: As algas, por serem autótrofas fotossintetizantes, são a base das cadeias alimentares de ambientes aquáticos (são os produtores). São também responsáveis por ~90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo assim, são responsáveis pela manutenção da quantidade de O2 presente na atmosfera (~21%). Econômica Algas na culinária Em muitos países, principalmente no Oriente, as algas fazem parte da alimentação diária. Elas são fonte de proteínas, vitaminas….

Outros Trabalhos Populares

Qual é o papel ecológico dos fungos e das bactérias?

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Qual o papel ecológico e importância econômica dos fungos e bactérias?

Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Uma parte dos sais resultantes é destinada para a sua nutrição, a fim de absorver somente uma parte para a sua nutrição, a outra fica no ambiente.

Qual o papel ecológico das bactérias?

As bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica do solo e dos oceanos (resto de alimentos e de animais, por exemplo) e são responsáveis pela liberação de elementos indispensáveis à vida.

Qual o papel ecológico e econômico dos fungos?

Os fungos saprófagos nutrem-se de matéria orgânica em decomposição e, em conjunto com bactérias heterotróficas, são os principais decompositores da natureza, desempenham um importante papel na reciclagem de nutrientes que compõem a matéria orgânica do planeta.