Qual o texto bíblico da Campanha da Fraternidade de 2022?

Os materiais da Campanha da Fraternidade 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor” já estão disponíveis para serem baixados e/ou acessados no site das Campanhas da CNBB.

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

Saiba quais são os materiais da CF 2022 que estão disponíveis para download:

Identidade visual
Pensando a educação em todos os âmbitos da vida, a identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2022, feita pelo leigo Antonio Batista de Souza Júnior, tem como inspiração o capítulo oitavo do Evangelho segundo João, eco do lema que é proposto. Baixe (AQUI) o cartaz.


Áudios para rádios
A CNBB também disponibiliza três Spots para a Campanha da Fraternidade 2022. Os roteiros foram executados pelas Assessoria de Comunicação da entidade, com produção da TV Aparecida.

O primeiro Spot, referente à primeira fase da Campanha, de 28 de fevereiro a 13 de março, pode ser baixado (AQUI). O conteúdo é de apresentação geral da CF.

Os outros dois spots, referentes as outras fases da Campanha, serão disponibilizados nos dias 11 e 18 de março. O segundo será sobre a Igreja Católica e a Educação. E o terceiro spot será focado na Coleta da Solidariedade, a ser realizada no dia 10 de abril.

Vídeos para as televisões
Da mesma forma, a CNBB disponibilizou três VT’s para a Campanha da Fraternidade 2022. Os roteiros também foram executados pelas Assessoria de Comunicação da entidade, com produção da TV Aparecida. O material pode ser conferido no Youtube da CNBB e no site das Campanhas.

Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Campanha da Fraternidade 2022 será lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta Quarta-feira de Cinzas (2). 

Conforme a CNBB, essa será a terceira vez que a educação aparece na Campanha da Fraternidade (CF). O mesmo assunto já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. 

A temática voltou à tona diante da "realidade de nossos dias", marcada pela "pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, justifica o texto-base da CF escrito pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). 

Qual o texto bíblico da Campanha da Fraternidade de 2022?

Legenda: Lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2022 será feito nesta Quarta-feira de Cinzas (2)

Foto: Divulgação/CNBB

'Ato de educar'

Para a CNBB, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, a Campanha da Fraternidade vai refletir sobre osfundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

"Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)". 

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas.

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil.

Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos, nos quais as entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.

Outros temas da Campanha da Fraternidade

  • 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” 

  • 2020

"Fraternidade e Vida"

  • 2019

"Fraternidade e Políticas Públicas"

  • 2018

“Fraternidade e a superação da violência”

  • 2017

"Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida"

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o Brasil


Qual o Texto bíblico da Campanha da Fraternidade 2022?

Nesta edição, o tema é “Fraternidade e Educação”, com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O Papa Francisco enviou mensagem, apresentada na abertura da solenidade.

O que falar sobre a Campanha da Fraternidade 2022?

A CF 2022 tem como objetivo promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã. Bem como propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Neste ano, a iniciativa tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (conforme Provérbios 31, 26).

Que mensagem traz a oração da Campanha da Fraternidade 2022?

Em 2022, a CF refletirá sobre “Fraternidade e Educação” com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26). Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. e de esperança no ser humano.

Quem escreveu o Texto

CNBB LANÇA O TEXTO BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 CUJO TEMA É “EDUCAÇÃO” A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acaba de lançar, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022.