Qual tipo de ligação química é formada nesse processo apolar covalente?

Polaridade das ligações

A ligação polar e apolar está relacionada com a polaridade das ligações. A polaridade é referente a capacidade que as ligações químicas possuem de atrair os elétrons para um dos átomos envolvidos.

Para determinar se uma ligação é polar ou apolar é necessário conhecer as propriedades dos elementos envolvidos na ligação,como a eletronegatividade. A eletronegatividade é a capacidade que o elemento possui de atrair os elétrons para si, sendo uma medida de polaridade. Logo, tem-se que:

  • A ligação polar apresenta pólos que podem ser positivos ou negativos onde ocorre o acúmulo de carga elétrica. Logo, a diferença de eletronegatividade é diferente de zero;
  • Já na ligação apolar, cargas elétricas estão distribuídas quase que uniformemente e a diferença de eletronegatividade é igual ou muito próxima de zero.

Sendo assim, sabe-se que a ligação sempre será polar para a ligação iônica, enquanto em ligações covalentes podem ocorrer as duas formas.

Ligações iônicas

A ligação iônica ocorre entre os átomos por meio de uma doação de elétrons. Neste tipo de ligação, a transferência de elétrons é definitiva e por isso, apresentam pólos carregados positivamente e negativamente

Desse modo, ao ganhar elétrons, o átomo apresenta carga negativa e é chamado de ânion, enquanto o que perdeu elétrons possui carga positiva e é conhecido como cátion.

Devido a presença de átomos com carga oposta, sempre haverá uma diferença de eletronegatividade na ligação e é por isso, que toda ligação iônica é polar.

Qual tipo de ligação química é formada nesse processo apolar covalente?
Polaridade das ligações: iônica e covalente

Ligações covalentes

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento dos pares de elétrons entre os átomos.

Por isso, dependendo do átomo que está envolvido na ligação, ela pode ser apolar ou polar devido a diferença de eletronegatividade entre os elementos. 

Ligação covalente apolar

A ligação covalente apolar ocorre em uma ligação formada por átomos de um mesmo elemento. Ou seja, os átomos dividem igualmente os elétrons não ocorrendo a formação de pólos positivos ou negativos devido a mesma eletronegatividade dos átomos.

Ligação covalente polar

A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos de elementos diferentes estão envolvidos em uma ligação. Sendo assim, os elétrons são compartilhados de maneira desigual, uma vez que, a eletronegatividade dos átomos é diferente. 

Desse modo, o átomo mais eletronegativo apresentará os elétrons mais próximos a si, provocando uma distorção na nuvem eletrônica e adquirindo uma carga parcial negativa (δ–), enquanto o outro átomo tem carga parcial positiva (δ+).

Qual é a ligação mais forte: polar ou apolar?

Como mencionado anteriormente, a diferença de eletronegatividade entre os dois átomos é uma medida da polaridade da ligação.

Quanto maior essa diferença, mais polar essa ligação tende a ser e mais fortemente atraídos aos átomos eletronegativos os elétrons estão

 Em geral, tem-se que:

  • Ligações covalentes apolares: diferença de eletronegatividade igual a zero devido ao compartilhamento de elétrons de maneira igual ou quase igual;
  • Ligações covalentes polares: diferença de eletronegatividade até aproximadamente 1,7, uma vez que, o compartilhamento de elétrons é desigual;
  • Ligação iônica: nesse caso, a diferença observada é acima de 1,7 já que há a transferência de elétrons entre os átomos.
Qual tipo de ligação química é formada nesse processo apolar covalente?
Exemplos calculados de diferença de eletronegatividade

Desse modo, pode-se dizer que a ligação iônica é a ligação mais forte, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos que provoca a transferência de elétrons e não o compartilhamento deles. Logo, ligações polares tendem a ser mais fortes que apolares. 

Como saber qual substância é mais polar?

A polaridade das moléculas pode ser avaliada por dois fatores: eletronegatividade entre os átomos e a geometria molecular

Para analisar somente a eletronegatividade entre os átomos, Linus Pauling criou uma escala de eletronegatividade dos elementos principais

Qual tipo de ligação química é formada nesse processo apolar covalente?
Escala de eletronegatividade

Logo, nessa escala o flúor é o elemento mais eletronegativo. 

Ao considerar a geometria molecular, tem que quando o vetor do momento dipolar for zero, a molécula é apolar, mas se for diferente de zero é polar.

O cálculo do momento dipolar é realizado pela multiplicação entre a distância dos núcleos dos átomos e a carga em módulo e é indicado por setas em sentido ao elemento mais eletronegativo. 

Qual das ligações e covalente apolar?

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.

Como é formada a ligação covalente apolar?

Ligação covalente apolar: Se o compartilhamento de elétrons for realizado por átomos de mesma eletronegatividade, a distribuição da carga vai ser simétrica, sem formação de polos na molécula e, consequentemente, essa ligação será classificada como ligação covalente apolar.

Qual tipo de ligação química é formada nesse processo apolar covalente dativa?

Na ligação covalente dativa, um átomo que já está estável compartilha um par de elétrons com outro átomo que ainda está instável.

Quais são as ligações covalentes polares?

Ligação covalente polar A ligação entre dois átomos é polar quando há dois elementos com eletronegatividades diferentes, sendo assim, nessa ocasião os elétrons não são compartilhados de uma forma igual, já que o átomo com maior eletronegatividade terá mais força para atrair os elétrons que estão sendo compartilhados.