Quanto à relação do desenvolvimento infantil e a aprendizagem Piaget afirma que?

Quanto à relação do desenvolvimento infantil e a aprendizagem Piaget afirma que?

Questões sobre Piaget

As questões de Piaget deve envolver temas como: a inteligência, sua origem, gênese, fases diferentes do desenvolvimento. Piaget nunca atuou como pedagogo, mas dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Questões de Concursos

Questão 01

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Para Piaget, a função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados.

II. Ao jogar simbolicamente ou imaginar e imitar, a criança cria um mundo em que não existem sanções, coações, normas e regras, provenientes do mundo dos adultos, o que possibilita a ela transformar a realidade com o objetivo de atender as suas necessidades e desejos.

III. a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação.

A) apenas I está correta.

B) apenas II está correta.

C) apenas III está correta.

D) todas estão corretas.

Ano: 2020 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Cunha Porã – SC Prova: Professor – Língua Portuguesa

Questão 02

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?

A) Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.

B) O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.

C) O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.

D) Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.

E) Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.

Ano: 2020 Banca: FAFIPA Órgão: Prefeitura de Arapongas – PR Prova: Professor – Educação Física

Questão 03

Jean Piaget desenvolveu estudos psicogenéticos com o objetivo de compreender como o ser humano conhece o mundo e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. A teoria piagetiana preocupa-se em compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo. Piaget afirma que há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil e a lógica do adulto, pois os processos de construção da cognição humana se tornam complexos com o passar do tempo. De suas pesquisas, Piaget elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo uma categoria fundamental:

A) o intervalo.

B) a cooperação.

C) o ambiente.

D) a socialização.

E) a equilibração.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor

Questão 04

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

A) A teoria de Piaget é uma teoria de aprendizagem e não uma teoria de desenvolvimento mental. Enfatiza o conceito de aprendizagem, porém não menciona o termo “aumento do conhecimento”, analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de acomodação sofre assimilação.

B) É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Se o meio não apresenta problemas, dificuldades, a atividade da mente é, apenas, de assimilação, porém, diante deles, ela se reestrutura (acomodação) e se desenvolve.

C) A acomodação por ser uma reestruturação da assimilação, não se configura sem assimilação. O equilíbrio entre assimilação e acomodação é a adaptação à situação.

D) A “estrutura cognitiva” de um indivíduo é, um complexo de esquemas de assimilação que, segundo Piaget, tendem a organizar-se segundo os modelos matemáticos de grupo e rede.

Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Quissamã – RJ Prova: Professor

Questão 05

Sobre a Psicologia Genética e Educação, de acordo com Piaget, considere a alternativa INCORRETA:

A) A Psicologia de Piaget foi elaborada tendo em vista a construção de sua Epistemologia. O termo Genético, que adjetiva tanto sua Psicologia quanto sua Epistemologia, não diz respeito à transmissão de caracteres hereditários, conotação que possui no campo biológico. Genético, aqui, refere-se ao modo de abordagem do objeto de estudo, desde seu estado elementar – sua origem, sua gênese – até seu estágio mais adiantado, acompanhando cada uma das sucessivas etapas desse percurso.

B) Os métodos piagetianos de investigação diferem daqueles que eram – e ainda são – usualmente empregados por outras correntes de pesquisadores. Ao invés de medir a capacidade intelectual das crianças por meio de testes padronizados, muito comuns na Psicologia, Piaget recorreu a um procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica; uma entrevista livre em que o pesquisador busca averiguar os fundamentos e processos relativos à capacidade cognitiva de seus sujeitos experimentais.

C) Piaget considerou que o processo de conhecer tem início com o desequilíbrio estabelecido entre Sujeito e Objeto, porém suas pesquisas não contemplaram os fatores motivacionais, de natureza emocional e afetiva, ali envolvidos. Isto não significa que Piaget os tivesse negado, apenas que, como epistemólogo, concentrou sua atenção nos momentos seguintes do processo.

D) Quando falamos em método piagetiano, estamos nos referindo a uma estratégia de trabalho pedagógico e não a uma abordagem de pesquisa. Se quisermos buscar alguma analogia nesse terreno, entretanto, não será difícil perceber que os procedimentos da pesquisa piagetiana inspiram atitudes em sala de aula bastante condizentes daquelas aprovadas por uma pedagogia tecnicista, voltada para a mensuração de resultados.

Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Areal – RJ Prova: Professor de Ensino Fundamental

Questão 06

Para Piaget (2009/1), reunir objetos em uma classe consiste em uma classificação. Esta ação que é interiorizada e se constitui a essência do conhecimento é denominada:

A) pensamento.

B) operação

C) raciocínio.

D) estruturação.

E) transformação.

Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Cananéia – SP Prova: Professor

Questão 07

Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo como algo que contém uma dinamicidade; a inteligência existe na ação, modifica-se numa sucessão de estágios, que compreendem uma gênese, uma estrutura e a mudança destas. E, em relação às estruturas, em evolução intelectual e cognitiva da criança, de todo o desenvolvimento mental, deve-se considerar, na perspectiva de Piaget, a existência de fatores que colaboram para esse processo; são eles:

A) adaptação ao meio físico e social, relacionado com as experiências do indivíduo ao seu redor.

B) estruturas inatas do indivíduo, suas experiências e sensações.

C) maturação biológica que depende do exercício, da experiência adquirida e ainda da vida social.

D) acomodação ao meio ambiente, estruturas herdadas e adquiridas pelas experiências.

E) assimilação e acomodação ao mundo exterior, pessoas, coisas e objetos, novas experiências.

Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: Pedagogo

Questão 08

Jean Piaget, afirma que o saber experimentar será desenvolvido pelos alunos, mas exige deles o pensamento formal que é necessário para antecipar hipoteticamente resultados, próprios do plano mental. De acordo com o pensamento de Jeam Piaget, o desenvolvimento formal ocorre:

A) aproximadamente de 0 a 2 anos de idade

B) aproximadamente de 2 a 6 anos de idade

C) aproximadamente de 6 a 11 anos de idade

D) aproximadamente de 11 a 12 anos de idade

Ano: 2020 Banca: Itame Órgão: Prefeitura de Edéia – GO Prova: Professor – Pedagogia

Questão 09

Dos estágios de desenvolvimento de Piaget, um é caracterizado como “o início da construção lógica”, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Essa descrição corresponde ao estágio:

A) das operações formais.

B) sensório-motor.

C) pré-operatório.

D) das operações concretas.

E) de equilibração.

Ano: 2020 Banca: Quadrix Órgão: CFP Prova: Especialista em Psicologia

Questão 10

De acordo com as fases de desenvolvimento infantil de Piaget, no estágio de desenvolvimento infantil de operações concretas, as crianças ficam menos egocêntricas, dominam uma linguagem mais elaborada, passam a apreciar mais a amizade, sendo capazes de se colocarem no lugar de outro aluno. Têm uma lógica interna que os auxilia a solucionarem problemas concretos. Portanto, nos momentos livres e de recreação na escola, nesse estágio de desenvolvimento, as crianças se interessam mais por:

A) quebra-cabeças

B) desenhar e colorir

C) jogos competitivos

D) brincadeiras simbólicas

Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista – RR Prova: Assistente de Alunos

 GABARITO:

  1. D
  2. A
  3. E
  4. A
  5. D
  6. B
  7. C
  8. D
  9. D
  10. C

Quer mais questões de Concursos sobre outros temas, clique aqui

Quanto à relação do desenvolvimento infantil e a aprendizagem Piaget afirma que?

Quanto à relação do desenvolvimento infantil e a aprendizagem Piaget afirma que?

Piaget afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por várias fases de desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o social.

O que diz Piaget sobre o desenvolvimento e aprendizagem?

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.

Quais as principais ideias de Jean Piaget sobre aprendizagem?

Piaget acredita que a aprendizagem se subordina ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso ele minimiza o papel da interação social. Piaget buscava explicar o aparecimento de inovações, mudanças e transformações no percurso do desenvolvimento intelectual.

Quais são as fases do desenvolvimento infantil para Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.