Quando abre o sisu 2

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Sisu? Então acompanhe este artigo que o Estratégia Vestibulares preparou para você! As datas do Sisu 2022/2 já foram divulgadas pelo Ministério da Educação. Confira o calendário, como funciona o Sisu e muito mais neste artigo!

  • Calendário Sisu 2022
  • O que é o Sisu?
  • Como funciona o Sisu?
  • Modalidades dos cursos oferecidos no Sisu
  • O que é a Nota de Corte?
  • Quais as modalidades de concorrência?
  • Lei de cotas Sisu
  • Lista de vagas e universidades do Sisu 2022
  • Fui aprovado no Sisu: e agora?
  • Não passei, como participar da Lista de Espera?
  • Posso participar do Prouni e do Sisu?
  • Enem e Sisu com o Estratégia Vestibulares
  • Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu

O Sisu abre inscrições aos candidatos duas vezes ao ano. Confira abaixo os Cronogramas do Sisu 2022/1 e 2022/2, divulgados pelo MEC:

Sisu 2022/2

  • Inscrições:  28/06 a 01/07
  • Resultado da única chamada: 06/07/2022
  • Matrícula dos convocados da 1ª chamada:13 a 18/07/2022
  • Prazo para participar da lista de espera: 06 a 18/07/2022
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados:divulgado pelas próprias universidades
  • Resultado da lista de espera: divulgado pelas próprias universidades

Sisu 2022/1

  • Inscrições: 15/02 a 18/02
  • Resultado da 1ª chamada: 22/02/2022
  • Matrícula dos convocados da 1ª chamada:23 a 28/02/2022
  • Prazo para participar da lista de espera: 23 a 28/02/2022
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados: Inscrições: 15/02 a 18/02
  • Resultado da 1ª chamada: 22/02/2022
  • Matrícula dos convocados da 1ª chamada:23 a 28/02/2022
  • Prazo para participar da lista de espera: 23 a 28/02/2022
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados:divulgado pelas próprias universidades
  • Resultado da lista de espera: divulgado pelas próprias universidades.

Confira o texto completo do calendário Sisu. Atenção! Continue acompanhando o Portal EV para ficar por dentro de todas as novidades do seletivo.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado de ingresso criado pelo Ministério da Educação em 2010 por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior — sejam universidades, institutos ou faculdades — oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio do Sisu, os alunos podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades e instituições brasileiras participantes do sistema. A utilização da nota do Sisu como vestibular e meio de ingresso pelas universidades brasileiras é opcional, por isso algumas instituições ainda contam com processos seletivos próprios e não aderem ao Sisu.

Edital Sisu

No edital estão presentes toas informações sobre o seletivo do primeiro semestre, tais como: datas e orientações para inscrição. Confira o Edital Sisu 2022/2 e o Edital Sisu 2022/1.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. É por lá que se escolhe o curso e a instituição pela qual vai concorrer. Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema.

Não há pagamento de taxa. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Durante o processo de inscrição, as notas de corte dos cursos costumam sofrer alterações de acordo com a demanda, sendo necessário monitorar as inscrições para que a nota esteja sempre acima da nota de corte. Após o encerramento das inscrições, é divulgada uma lista com os aprovados.

Quem pode participar?

Para fazer a inscrição, o candidato precisa ter feito o último Enem e ter tido nota da redação diferente de zero. Candidatos que fizeram inscrição no Enem na situação de Treineiro não podem concorrer às vagas pelo Sisu. Além disso, alguns cursos e instituições podem ter nota mínima para concorrência. Por isso, verifique se atende às exigências.

Quantas opções de curso posso escolher?

O candidato escolhe até duas opções de curso, sendo que é possível alterar suas opções enquanto durar o período de inscrição. Recentemente, o Sisu disponibilizou em seu site o número de vagas oferecidas em cada uma das instituições participantes do seletivo.

Não perca nenhuma notícia sobre o Sisu, assine nossa newsletter!

Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição é feita online, via portal do Sisu, de forma gratuita. Para isso, é necessário possuir o Login no Portal Único do Governo Federal e escolher duas opções de curso, que podem ser em universidades distintas. Lembre-se de acompanhar dia a dia o status da inscrição e verifique se está dentro da nota de corte.

Critérios para cursos

Quando abre o sisu 2
Fonte: Sisu

Quantas vezes posso mudar minha opção de curso?

Os candidatos podem alterar suas opções quantas vezes julgar conveniente, desde que o faça no prazo estipulado para inscrição no sistema do Sisu. Vale ressaltar que será considerada válida apenas a última inscrição confirmada.

Modalidades dos cursos oferecidos no Sisu

Todos os cursos oferecidos pelo Sisu são em instituições públicas e gratuitas em modalidades presencial e EaD em todas as áreas do conhecimento. No entanto, existem algumas modalidades para ficar de olho:

Bacharelado

São cursos de quatro a seis anos com foco amplo sobre a área de atuação profissional e teórica. Exemplos de bacharelado são: Medicina, Direito e Engenharias.

Licenciatura

São cursos com foco na formação de professores para atuarem na educação básica, fundamental e/ou média. A duração costuma ser de quatro anos. Exemplos são: Letras, Ciências Biológicas e Música — lembrando que existem a modalidade bacharelado nesses cursos também.

Tecnólogo

São cursos de até três anos de duração com foco no mercado de trabalho e formação profissional, de acordo com a demanda. Costumam ser cursos práticos e que simulam a realidade dos ambientes mercadológicos.

O que é a Nota de Corte?

Quando abre o sisu 2
Fonte: Sisu

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliá-lo na inscrição para o curso desejado. Isso vai te ajudar a escolher o curso e a instituição certa para que o seu ingresso aconteça. Muitos candidatos pecam nesse processo e acabam perdendo a oportunidade de entrar no curso.

Por isso, acompanhe com cuidado a sua inscrição. A nota de corte varia de acordo com o número de inscritos naquele curso. Se em algum momento a nota de corte for maior que a sua nota, você poderá alterar a sua opção de curso ou de instituição para que se enquadre na sua situação.

Como é calculada a nota?

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula a nota de corte uma vez por dia para cada curso. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Quais as modalidades de concorrência?

Os candidatos podem se inscrever em três modalidades: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

Dessa forma, durante a chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham escolhido a mesma opção. Assim, o sistema selecionará, dentro daquela categoria, aqueles que obtiveram as melhores notas no Enem de 2021.

Lei de cotas Sisu

Trata-se da Lei nº 12.711/2012 que garante aos estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Destas, metade devem ser preenchidas por estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.

Além disso, é preciso que haja proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os que vão concorrer por esta modalidade, é importante se atentar à documentação comprobatória exigida pela instituição de ensino.

Lista de vagas e universidades do Sisu 2022

As universidades, institutos e centros universitários aderem ao Sisu por meio do Termo de Adesão. Abaixo está a lista de universidades e vagas confirmadas no Sisu 2022, a atual edição:

Universidade/Instituição UF Vagas Sisu 2022
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) SP 2.893
Universidade Estadual de Londrina (UEL) PR 616
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) MG 932
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) RS 1.691
Instituto Federal Goiano (IF Goiano) GO 170
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) MG 652
Universidade Estadual de Maringá (UEM) PR 609
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) AL 400
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) DF 160
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) PE 774
Universidade Federal de Viçosa (UFV) MG 3.210
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) MG 1.107
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) RN 2.509
Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) RN 2.710
Universidade Estadual do Paraná (Unespar) PR 1.520
Universidade Federal do Tocantins (UFT) TO 927
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) RS 2.669
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) RS 660
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) RJ 5.223
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) MS 1.142
Universidade Federal do Paraná (UFPR) PR 1.267
Universidade Federal de Lavras (UFLA) MG 798
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) PB 7.265
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) MG 889
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) SP 2.948
Universidade de Pernambuco (UPE) PE 1.740
Universidade Federal da Bahia (UFBA) BA 4.693
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) RS 3.416
Universidade Federal do Cariri (UFCA) CE 880
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) PR 4.392
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) MS 1.079
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) PR 307
Universidade de São Paulo SP 2.936
Universidade Estadual do Rio Grande de Sul (UERGS) RS 1.130
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) MG 1.865
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) AL 1.195
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) PB 3.175
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) PE 425
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) AM 2.240
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) PB 3.139
Instituto Federal do Piauí (IFPI) PI 2.265
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) PR 725
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) MG 1.395
Universidade Federal de Catalão (UFCAT) GO 1.045
Instituto Federal de Goiás (IFG) GO 240
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) SC 2.001
Instituto Feral da Paraíba (IFPB) PB 1.710
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) PE 6.972
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) PE 560
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) MG 3.229
Universidade Federal do ABC (UFABC) SP 2.000
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ES 1.949
Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) MG 1.501
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) MG 1.004
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) MG 844
Instituto Federal Fluminense (IFF) RJ 445
Instituto Federal de Sergipe (IFS) SE 240
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) BA 1.636
Universidade Federal de Jataí (UFJ) GO 1.080
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) AM 410
Universidade do Estado da Bahia (Uneb) BA 3.879
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) BA 605
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) PA 1.375
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) RN 1.262
Instituto Federal do Amapá (Ifap) AP 490
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) MG 1.319
Universidade Federal do Rio Grande (Furg) RS 2.740
Universidade Federal do Ceará (UFC) CE 6.358
Universidade Federal de Goiás (UFG) GO 4.414
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) MT 4.951
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) CE 530
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) RS 2.268
Universidade Federal do Piauí (UFPI) PI 2.888
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) BA 1.710
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) BA 960
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) PE 1.610
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ES 2.776

Fui aprovado no Sisu: e agora?

O resultado da chamada regular do Sisu 2021.1 foi divulgado nas instituições e na Central do MEC, no dia 16 de abril. Os aprovados devem procurar a instituição em que foram aprovados, com toda a documentação necessária. Fique atento no site da universidade com relação aos prazos, horários e formas de envio da documentação e realização da matricula.

Não passei, como participar da Lista de Espera?

Se você não foi selecionado na chamada regular para nenhuma das duas opções de curso, você está apto a participar da lista de espera. O candidato deve acessar o sistema durante o período estabelecido em edital e manifestar interesse em uma das opções de curso que se inscreveu. 

É importante ficar atento aos prazos e à documentação necessária para inscrever-se na Lista de Espera. Muitos candidatos perdem a oportunidade por esquecerem dessas etapas da inscrição. 

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. Confira o texto que preparamos sobre a lista de espera do Sisu.

Posso participar do Prouni e do Sisu?

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e Prouni adotam a nota do Enem mais recente como critério para seleção dos candidatos.

No entanto, se o candidato for selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar simultaneamente matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Enem e Sisu com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Sisu, não deixe de acompanhar este artigo para ficar por dentro de todas as novidades sobre o programa!

Quer começar a se preparar para o Enem 2022? Então clique abaixo e confira os cursos que o Estratégia Vestibulares oferece especialmente para essa prova! 

Quando abre o sisu 2

Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu

  • Edital Sisu 2022/2 na íntegra: datas, inscrições, vagas, resultado e mais
  • Como se inscrever no Sisu?
  • Calendário Sisu 2022/2: datas, edital, inscrições e resultado
  • Quando sai o resultado do Sisu?
  • Como funciona a lista de espera do Sisu?
  • Acesso Único: MEC lança portal para seleção do Sisu, Prouni e Fies; veja como usar
  • 50 universidades com menor nota de corte em Medicina no Sisu
  • Sisu 2022/2: cursos com as menores nota de corte na seleção de meio de ano
  • Sisu 2022/2: veja as maiores notas de corte da seleção de meio de ano
  • Lei de Cotas no Sisu: 50 cursos com menor nota de corte
  • Sistema de cotas no Sisu: como funciona e quem pode participar
  • Modalidades do Sisu: quais são as diferenças entre ampla concorrência, ações afirmativas e Lei de Cotas?

Texto: Julia Gabriello
Atualização: Lucas Zanetti