Quando o bebê ta com febre pode se cobrir

O Bem Estar desta segunda-feira (27) desvendou os mitos e verdades sobre a febre. A febre é um sinal de alerta! De que algo está errado com o nosso corpo. Por isso, não podemos descuidar. Mas quando tomar o antitérmico, procurar o médico? Quem tirou as dúvidas sobre o tema foram as convidadas do dia: a consultora e pediatra Ana Escobar e a infectologista Rosana Richtmann.

A febre nada mais é que uma temperatura de 37,5ºC para cima, mas nem sempre é um sinal de infecção. Inflamação, medicamentos e até excesso de sol e de agasalhos podem dar febre. Ela é um mecanismo de defesa, em que o corpo eleva a temperatura para combater agressores.

De acordo com a doutora Ana Escobar, o antitérmico deve ser usado a partir de 37,5ºC de febre. Ela também alerta que é preciso agasalhar a criança se ela estiver com frio e tremer. “Se estiver tremendo é porque a temperatura está subindo”. A infectologista Rosana Richtmann lembra que os remédios contra febre são de venda livre, mas o ideal é toma-los com orientação médica. Todos têm risco e benefícios e nem sempre é necessário medicar a febre.

E na hora do banho, qual a temperatura ideal: quente, morno ou frio? “O banho não precisa ser frio, porque é muito desconfortável e pode fazer mal. O ideal é o banho morno”, explica a pediatra.

A febre não é uma doença, mas um sintoma. Preste atenção ao que vem com ela – falta de ar, confusão mental e dificuldade para ficar em pé são sinais de alerta e necessitam de atendimento médico de emergência. Se depois da febre a pessoa estiver disposta, está tudo bem, mas se ela durar mais de três dias é preciso investigar.

Pediatra indica quando febre em criança é preocupante

A Unimed Ponta Grossa conversou com a pediatra Scheila Viégas para esclarecer as principais dúvidas com relação à febre em crianças, os riscos e o que deve ser feito

Texto: Letícia Dovhy

        26 de janeiro, 2022

Quando o bebê ta com febre pode se cobrir

 

Um dos principais sintomas das consultas pediátricas em atendimento ambulatoriais e de emergência é a febre em crianças, sendo uma das queixas frequentes e que ainda gera muitas dúvidas nos pais.   Por isso, a Unimed Ponta Grossa separou uma lista com as principais dúvidas e dicas de pediatra do que deve ser feito.

1) Quando levar a criança para o hospital em casos de febre?

A febre é motivo de preocupação e alerta. ”Mas só devemos considerar febre quando a temperatura está acima de 37,8 C°. Tudo que é abaixo disso, acaba sendo estado subfebril ou febrícula e não devemos medicar, mas ficar atento e observar”, explica a pediatra Scheila Viégas.

“Conheçam os seus filhos” é a primeira orientação da especialista. É necessário observar se a criança apresenta algum incomodo ou se continua a rotina normalmente, brincando, comendo e sem outros sintomas. “Essa é sim uma criança que pode ser medicada em casa. Mas aconselho sempre que entre em contato com o pediatra de rotina para relatar o que está acontecendo. Mas quando é uma febre persistente, durando 48h sem melhora, é preciso levar para avaliação médica”, afirma.

Em casos de bebês com menos de um mês de vida, caso apresente febre, é necessário levar para avaliação médica. “Esse é um caso que não pode ficar em casa esperando”, orienta a médica.
 

2) O que não deve ser feito em casos de febre em crianças?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou recentemente o documento “Manejo de febre aguda” para orientações e tratamento deste sintoma.  Não é recomendado o uso de métodos físicos para a diminuição da temperatura da criança, como:

  • Compressas com álcool ou outros tipos de compressa (podendo causar intoxicação)
  • Banho frio;
  • Banho quente

De acordo com a pediatra Scheila Viégas, esses métodos não devem ser utilizados pois geram um desconforto ainda maior na criança.

3) O que pode ser feito quando a criança estiver com febre?

Entre as orientações recomendadas pela pediatra, a primeira coisa que deve ser feita é hidratar muito a criança. “Oferecer água e também alimentos mais leves. Mas respeitar a aceitação da criança, pois eles reduzem a alimentação nesses momentos”. 

Também é necessário evitar de agasalhar muito a criança quando está em estado febril e medicar apenas conforme indicação médica, respeitando os horários.   

4) Febre alta indica caso grave?

De acordo com a pediatra, o nível de temperatura não indica se é um caso grave. “Não sabemos dizer se a febre alta é uma infecção grave ou se é apenas uma doença viral, benigna, autolimitada, mas que faz febre alta persistente sem nenhum outro sintoma.”, aponta. A especialista relata que pode acontecer da criança estar com 39 C°, mas sem ter outra consequência maior.

5) Temperatura alta indica risco de convulsão?

Nem sempre a temperatura alta indica um risco para convulsionar. “A convulsão febril tem muito mais relação com a rapidez que essa febre se instala e com alguma predisposição genética que essa criança tenha.”, enfatiza. A especialista ainda exemplifica que existem crianças que podem convulsionar com 37,5 C° e não com 39 C°.

   Dicas de pediatra para quem tem criança em casa

  • Tenha sempre um termômetro em casa;  
  • Medique a criança apenas conforme prescrição médica, respeitando o intervalo da medicação;  
  • Verifique com o pediatra qual vai ser o melhor antitérmico para a faixa o bebê e a faixa etária;

Antes de oferecer qualquer medicamento para a criança, consulte o seu pediatra de confiança.

Quando o bebê está com febre devo agasalhar?

É preciso tirar toda a roupa da criança que está com febre. Neste caso, você deve agasalhá-la. Lembre-se, no entanto, que após administrar o antitérmico, sempre receitado pelo pediatra, o inverso pode ocorrer, ou seja, a criança pode sentir muito calor e suar muito.

Pode dormir coberto com febre?

Mito. Embora a superfície corporal esteja quente, a tendência é que a pessoa febril sinta muito frio. Por isso, é mais indicado manter a criança agasalhada, mas sem exageros para evitar que a temperatura do corpo suba ainda mais.

Quando se está com febre pode se cobrir?

O ideal é utilizar pouca roupa e não se cobrir até que a febre amenize. Isso irá ajudar a perder calor e resfriar a temperatura corporal.

Como baixar a febre do bebê dormindo?

Técnicas naturais para baixar a febre do bebê Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água; Dar um banho no bebê com água morna; Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.