Quando um paraquedista salta de um avião sua velocidade aumenta até certo ponto?

24 de julho de 2018

Confira questão sobre paraquedista

(Enem/2013) Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança.

Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Quando um paraquedista salta de um avião sua velocidade aumenta até certo ponto?

Resolução:
No momento em que  o paraquedista salta, a força resultante é a própria força peso (positiva, com intensidade máxima). Com o aumento da velocidade e consequente aumento da resistência do ar, essa força resultante vai diminuindo e atinge o valor zero quando o corpo atinge a velocidade limite.
No momento em que o paraquedas é aberto, a força de resistência do ar torna-se maior que a força peso (como tem sentido oposto ao do movimento, sinal negativo).
Com a redução da velocidade, o valor da força resultante também diminui e , próximo a atingir o solo, o conjunto fica com velocidade constante, como aparece no enunciado (força resultante igual a zero).
Resp.: B

Veja também:
– Questão comentada sobre empuxo, da FMP 2018.
– Questão comentada sobre conservação da energia, da UFSCar.

Quando um paraquedista salta de um avião durante algum tempo?

Ao saltar de um avião, o paraquedista cai com movimento acelerado, em razão do peso do seu corpo ser maior que a resistência do ar. A física responsável por este estudo é a aerodinâmica.

Qual a velocidade de um salto de paraquedas?

A velocidade que cada pessoa irá atingir depende muito da massa corporal. Em outras palavras, quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cai. Antes da abertura do paraquedas, a velocidade final pode variar entre 200 e 240 km/h.

Como calcular a velocidade de um paraquedista?

Logo vemos que a força de resitência do ar na situação dois é maior do que na situação 1, e a velocidade limite que o esportista atingirá após o paraquedas ser aberto é dada quando a Frp = P. v = [√ P/k)] – velocidade limite ou velocidade máxima.

Por que um paraquedista leve cai mais lentamente do que um paraquedista?

O peso com que cai o paraquedista mais leve é menor do que o peso com que cai o paraquedista mais pesado, pois ambos estão submetidos à mesma aceleração da gravidade (9,8 m/s²) e o primeiro mede uma massa menor do que mede o segundo.