Quanto dias antes do bebê nascer devo lavar as roupinhas?

É preciso muita atenção na hora de lavar roupinhas do bebê.  Qualquer sinal de poeira ou ácaro pode afetar a saúde do recém-nascido, já que seu sistema imunológico ainda é muito fraco e qualquer bactéria pode prejudicar bastante o desenvolvimento do pequeno. Nada grave pode acontecer, mas alergias e irritações na pele podem causar desconforto e deixar o bebê estressado.

A dica é que, por volta do sétimo mês de gravidez, as mamães comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Nessa fase, a gestante ainda tem disposição e já consegue deixar tudo preparado se o pequeno chegar antes da hora.

Uma das principais recomendações é dispensar produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente. Amaciantes, produtos para dar cheiro à roupa, entre outros itens, todos devem ser colocados de lado nesse período.

Como lavar roupinhas do bebê antes do nascimento

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

Não há nenhuma contraindicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, o ideal é lavar à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.

O nascimento de um filho ou uma filha é um dos momentos mais especiais na vida de uma família. Aproveite as dicas para não ter preocupações no momento em que chegar a hora do bebê nascer. Curtir esse momento é muito importante para já construir um laço familiar com o pequeno recém-nascido.

Fonte: Vida Materna

Ir para o conteúdo

  • Quartos Completos
  • Projetos Personalizados
  • Compre On-Line

Como lavar as roupinhas do bebê que vai nascer?

O enxoval de bebê está quase pronto, a gravidez está em estágio avançado e você precisa começar a lavar todas as roupinhas e peças do enxoval! Maaaaas, não sabe como fazer e nem por onde começar…!! Então, calma que nós vamos ajudar com dicas valiosas!!

Quanto dias antes do bebê nascer devo lavar as roupinhas?

Que roupinhas do enxoval de bebê devo lavar primeiro?
Para facilitar a vida, comece lavando as peças de recém nascido do enxoval de bebê. São as que você vai usar primeiro e que te acompanharão para a maternidade! Além disso, tão logo esteja tudo pronto, basta deixar a mala maternidade pronta!

Preciso lavar todas as peças do enxoval?
Sim, tudo o que o bebê for usar deve ser lavado corretamente antes!

Quais materiais preciso para lavar as roupinhas do enxoval de bebê?
Antes de listar os materiais uma dica é importante: tudo o que será usado no processo de lavagem do enxoval de bebê, deve ser de uso exclusivo dele. Nada de usar os baldes de limpeza da casa e nem bacias usadas! Compre tudo novo!

Afinal, o que vou precisar?
Você precisará de:

dois baldes (para o enxágue)
uma bacia (para a lavagem)
um cesto de roupa (para guardar antes de passá-las)
sabão neutro (pode ser líquido ou em barra) 

Afinal, como lavar as roupinhas?
O primeiro passo é colocar o sabão neutro na bacia e, em seguida, deixar as peças no molho por até 15 minutos. O segundo passo é dar uma delicada esfregadinha nas peças da vez. Então, para o terceiro passo, você usará um dos baldes para o enxágue das peças! Enxágue tudo com a água correndo e faça o processo duas vezes, para evitar que resíduos de produto causem alergias no bebê!!
O quarto passo é torcer com muita delicadeza! Para isso, ao invés de torcer para os lados, apenas aperte a roupa com as mãos, para tirar bem o excesso.
E para terminar, pendure as roupinhas em um varal (no caso do varal de teto, certifique-se de ele está bem limpo na região superior!!) em local com boa ventilação. Não exponha essa roupinha ao sol. Quando estiverem secas é hora de usar o cesto de roupa para armazenar as peças lavadas antes que sejam passadas!

Agora que estão lavadas, guardo na cômoda?
Se você estiver com o quarto pronto, sim! Se não for o caso, guarde em algum outro armário limpo. Mas, uma dica importante para guardar as peças do enxoval de bebê é usar os envelopes para maternidade, assim evita que as peças entrem em contato com o pó.
Se ainda não tiver envelopes use sacos plásticos pequenos para embalar as peças!
Se você está grávida de 7 meses ou mais, este é o momento para decidir quais roupas vão para a chegada do bebê, para começar a montar a mala maternidade!

Postagens Relacionadas

Quanto tempo antes do bebê nascer pode lavar as roupas?

Quando começar a lavar as roupas do bebê? "Todo o enxoval que tiver contato direto com a pele do bebê deve ser lavado entre 30 e 31 semanas de gestação. Nesse primeiro momento, lava-se tudo que será utilizado durante os primeiros 6 meses”, orienta Karine.

Como deve ser a primeira roupa do bebê na maternidade?

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

O que precisa lavar antes do bebê nascer?

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

É necessário lavar roupa nova de bebê?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que todas as roupas novas sejam lavadas de forma mais rigorosa antes da serem utilizadas pela primeira vez.