Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

Índice:

  1. Quanto tempo tem que esperar para ligar uma geladeira?
  2. Quanto tempo pode ligar a geladeira Consul?

Quanto tempo tem que esperar para ligar uma geladeira?

A maior parte dos fabricantes recomenda esperar entre 3 e 6 horas para que a geladeira atinja a temperatura adequada antes de introduzir os alimentos dentro dela. Após ser ligada na tomada, a geladeira pode demorar até 72 horas (3 dias) para atingir a temperatura ideal para conservar alimentos.

Quanto tempo pode ligar a geladeira Consul?

Quanto tempo devo esperar? Não há nenhuma regra para isso, principalmente porque não dá para saber se o produto veio de muito longe, os tipos de transportes que foram usados, etc. Então, recomenda-se que a deixe na posição certa, antes de ligar, por mais ou menos 6h.

Leia também

  • Para que é indicado Sabonete de Aroeira?
  • Como fazer para acabar com os pulgões das plantas?
  • Onde encontrar a planta ora pro nóbis?
  • Como congelar massa fresca para vender?
  • Que significa Tty desativado?
  • Qual é o menor planeta já descoberto?
  • Qual cor que faz pra ficar dourado?
  • É normal temperatura corporal 35 8?
  • O que significa tatuagem do signo de virgem?
  • Como fazer para juntar os dentes sem usar aparelho?

Tópicos populares

  • Como usar vinagre nas orquídeas?
  • Como customizar bolsas velhas com tecido?
  • Quanto tempo mini pizza congelada no microondas?
  • Qual tipo de babosa para o cabelo?
  • Como fazer amizade com um gato?
  • Como identificar uma pedra de cristal?
  • Quais as características da carambola?
  • Como saber se a cadela ta no SIL?
  • O que é dor na pálpebra do olho?
  • Como vender toalhas bordadas?

A Geladeira é, de fato, uma peça primordial dentro de nossas casas por ser um item de necessidade básica, onde precisamos da mesma para poder armazenar os alimentos em boas condições e garantir o nosso bem-estar. Além disso, a geladeira também é considerada um item de alto valor, o que cobra de nós um cuidado a mais na hora de seu manuseio. São diversos tipos: frost free, duplex, side by side, inverse… para todos os gostos e todas as famílias!

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

Entendemos que exista uma certa ansiedade na hora de abrir o seu novo eletrodoméstico, aquela vontade de saber se está tudo certo e de já querer iniciar o uso… mas você sabia que existe o “tempo certo” para ligar o seu novo aparelho? Confira abaixo algumas informações de ouro para saber como se portar neste momento decisivo para a vida útil da sua nova geladeira!

Apesar de querer começar o quanto antes a arrumar os itens dentro de sua nova aquisição, é sim, de suma importância aguardar um certo tempo antes de iniciar os trabalhos. A razão principal disso é o tempo que a mesma leva para se “acostumar” à sua função. Como a geladeira é nova, nunca usada e percorreu um longo caminho até chegar na sua residência, é necessário um certo período de tempo, onde a geladeira fica “instalada”, ou seja, na sua posição padrão, até que ela possa ser conectada à tomada. 

O motivo principal dessa espera é que, dentro do aparelho, existe um óleo que é responsável por lubrificar o motor, este óleo é considerado o combustível desses aparelhos. É através dele que o motor consegue exercer sua função principal: a de sugar o gás refrigerante e distribuí-lo por todo o compartimento interno da geladeira resultando no bom funcionamento do seu eletrodoméstico.

Durante o processo de transporte, a movimentação e inclinação da geladeira, o óleo que está dentro dela tende a se “espalhar” pela mesma, e ao ligar a geladeira de imediato, esse óleo que está fora do seu local ideal, ao ser aquecido, pode obstruir os tubos que sugam o gás refrigerante para o motor. 

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira após o transporte? 

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

Apesar da recomendação de espera, não se tem um período de tempo certo estimulado pelos fabricantes. A sugestão, na verdade, varia de empresa para empresa. A Consul indica que seus clientes deixem a geladeira repousando por cerca de 6H antes de ser conectada à fonte de energia. Já a Electrolux, alega que 2H já são o suficiente para garantir o bom desempenho do seu eletrodoméstico.

Além do tempo de espera para ligar o aparelho, também é necessário o tempo de resfriamento do mesmo. As empresas indicam que o produto chegará ao seu ponto ideal de resfriamento após 72H conectados na tomada. Esse resfriamento pode variar de acordo com o que você busca no seu dia a dia, sendo alguns exemplos: 

  • Resfriamento mínimo: onde a capacidade total da sua geladeira não é utilizada, serve para “refrescar”;
  • Resfriamento médio: indicado para o momento pós-mercado, onde a geladeira está lotada de itens com diversos tipos de temperaturas diferentes; 
  • Resfriamento máximo: para a temporada festiva! Geladeira cheia é sinônimo de resfriamento pesado, até porque, o eletrodoméstico acaba recebendo a interação de abrir e fechar mais vezes do que o habitual, tendo a necessidade de resfriar o suficiente para manter os alimentos em sua melhor forma;
  • Turbo: geralmente o resfriamento turbo é utilizado quando se tem algum item que precisa ser resfriado imediatamente, o turbo serve para encurtar o tempo que o item ficará na geladeira. 

De qualquer maneira, apesar das funções de refrigeramento de cada geladeira, é importante frisar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de temperaturas abaixo de +5ºC para refrigeradores. O controle do resfriamento é de extrema necessidade para combater possíveis Doenças Transmissíveis por Alimentos

Ao usar um novo aparelho, certifique-se de deixar com que o tempo de resfriamento faça sua função antes de colocar seus alimentos dentro da mesma. A exposição dos alimentos às trocas de temperatura é um grande risco para a sua saúde, por isso, tenha cuidado. 

O que ocorre quando ligamos a geladeira antes do tempo correto? 

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

OK! Já aprendemos um pouco sobre o transporte, o óleo refrigerante e sobre o tempo necessário para ligar o seu aparelho. Mas, a pergunta que não quer calar é: o que acontece se eu ligar a minha geladeira antes do tempo? 

A resposta é simples! Com o aquecimento e a obstrução dos tubos que sugam o gás refrigerante, a sua geladeira não é capaz de gelar. Sendo assim, terá de passar por uma longa manutenção. E principalmente, acarreta em mais horas sem poder usar a geladeira!

Independentemente de qual foi a sua geladeira escolhida, ter a certeza de que se está investindo em um bom eletrodoméstico também é primordial, além de contar muito na hora de cozinhar.

Atenção às tomadas

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

Uma boa dica complementar também é prestar atenção redobrada em onde a sua geladeira está sendo ligada. É importante mantê-la conectada em uma tomada exclusiva, sem a sobrecarga de extensões ou adaptadores; a sobrecarga em uma só tomada pode causar um curto-circuito, já que uma fonte sempre precisará de mais energia que a outra, gerando um superaquecimento.

Inicialmente, o superaquecimento tende a desarmar o disjuntor, porém após um certo tempo, pode causar o derretimento dos fios e por fim, um incêndio elétrico. Sendo assim, quanto menos energia a sua geladeira precisar dividir, melhor. 

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

Conclusão

E aí, anotou todas as dicas? Nesse momento tão importante, é bom se acalmar e ser racional, visando o bom funcionamento da sua sonhada nova aquisição. Mantenha a sua geladeira parada em sua posição por algumas horas e aí sim, conecte a mesma e comece sua organização (lembrando sempre das normas sanitárias). 

Tomar cuidado neste momento pode te livrar de um prejuízo financeiro e, também, de uma importunação. Seja consciente! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários!

Você pode gostar também

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira Consul

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Quanto tempo tem que esperar para ligar a geladeira nova Consul?

Antes de ligar, é bom aguardar duas horinhas. Durante o transporte, o óleo que lubrifica o motor balançou e pode cair nos dutos que sugam o gás que refrigera.

Quanto tempo ligar a geladeira depois de movimentar lá?

Devo esperar quanto tempo antes de ligar? No mínimo, duas horas. Esse tempo de espera garante que o óleo volte para o seu lugar ideal – mesmo com ela na posição vertical, ele pode ter se movido um pouco com o balanço do caminhão.

Como ligar minha geladeira Consul pela primeira vez?

Use uma tomada exclusiva. Aguarde 2 horas para ligá-la e, em seguida, deixe-a operando por mais 2 horas antes de abastecê-la com bebidas e alimentos. Isso dará o tempo necessário para estabilizar o óleo do compressor a estabilização da temperatura interior do produto.

Precisa esperar 24 horas para ligar a geladeira?

Quanto tempo devo esperar? Não há nenhuma regra para isso, principalmente porque não dá para saber se o produto veio de muito longe, etc. Então, recomenda-se que a deixe na posição certa, antes de ligar, por aproximadamente 6h.