Quanto tempo tem que tomar vitamina C?

Produto recomendado

Quanto tempo tem que tomar vitamina C?

Suco de laranja integral Taeq 1L

Quanto tempo tem que tomar vitamina C?

Que a vitamina C é importante para a nossa saúde, todos nós, que temos um mínimo de conhecimento nutricional, sabemos. Agora, a quantidade correta que precisamos ingerir diariamente para fortalecer o organismo, ainda é uma dúvida recorrente de quem ama tomar o seu suquinho de laranja pela manhã ou preparar aquela salada incrementada de verduras para almoçar no trabalho. Entenda melhor como funciona o processo da vitamina C em nosso corpo, a dose recomendada, onde podemos buscá-la na alimentação, e os seus principais benefícios à saúde!

Durante muito tempo, a vitamina C era tratada "apenas" como um nutriente que gerava força e energia. Atualmente, a ciência nutricional explica que suas funções vão muito além disso, ajudando, por exemplo, de problemas intestinais até a cicatrização mais rápida de feridas. Contudo, como ela não é produzida naturalmente pelo organismo, é necessário buscar em fontes alimentares a maneira mais saudável e natural para obtermos o elemento. Para manter o equilíbrio da substância, o próprio corpo expele o excesso (através da excreção urinária e a concentração de escorbato - doença provocada pela falta de vitamina C no sangue), entretanto, é sempre bom ficar atento tanto à falta quanto às grandes quantidades desse complexo vitamínico.

A nutricionista Sheila Basso analisa, abaixo, a quantidade ideal de vitamina C que precisamos diariamente. Confira!

Ingestão recomendada de vitamina C (mg/dia)

Período da Vida:

- Bebês:

No primeiro ano de vida (0 a 12 meses): Os bebês devem ingerir 20mg por dia de vitamina C, segundo o Ministério da Saúde (OMS).

- Crianças de 1 a 8 anos: 20mg/dia

- Adolescentes dos 9 aos 13 anos:30mg/dia

- Adolescentes dos 14 aos 18 anos:
Homens: 75mg/dia
Mulheres: 65mg/dia

- Adultos dos 19 aos 50 anos:

Homens: 90mg/dia
Mulheres: 75mg/dia

- Idosos com mais de 60 anos:

Homens: 90mg/dia
Mulheres: 75 mg/dia

- Grávidas: dos 14 aos 50 anos: 55mg/dia, segundo a Anvisa

- Durante o período de lactação: dos 14 aos 50 anos: 70mg/dia.

Funções da vitamina C no organismo

- Aintioxidante: Segundo a Dra. Sheila, a vitamina C tem a capacidade de ceder e receber elétrons, o que lhe confere um papel essencial como agente antioxidantes, de defesa e proteção do organismo contra a ação dos radicais livres. "A vitamina C participa do sistema de proteção antioxidante, assumindo a função de reciclar a vitamina E", destaca a nutricionista.

- Cicatrizante: A vitamina C está envolvida na hidroxilação da prolina para formar hidroxiprolina, necessária para a síntese de colágeno, importante na cicatrização de feridas, fraturas e no controle de sangramentos gengivais.

- Funções intestinais: Cerca de 80% do consumo dietético de vitamina C é absorvido rapidamente no trato gastrointestinal, mas essa taxa pode diminuir quando se aumenta a ingestão. A substância também é necessária para a redução do ferro férrico a ferroso no trato intestinal, regulando as funções do órgão.

Frutas e verduras: As principais fontes alimentares de vitamina C!

A vitamina C é encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem vegetal. Ela pode ser adquirida nas frutas cítricas, como o limão, a laranja e a mexerica, no caju, na goiaba, na manga, no mamão, no morango, no kiwi, na acerola, na carambola, etc. "Pode ser encontrada também nas hortaliças como o tomate, o pimentão, a couve, o brócolis, o espinafre e o repolho. Produtos animais contêm pouca vitamina C e os grãos não a possuem", reitera a Dra. Sheila.

Segundo a nutricionista, a concentração estimada da substância nos alimentos é afetada por diversos fatores: estação do ano, transporte, estágio de maturação, tempo de armazenamento e modo de cocção. "A perda com o cozimento pode ser reduzida se as verduras forem preparadas e escaldadas em água fervente por um mínimo de tempo. O uso de pequena quantidade de água fervente reduz também a perda de vitamina C, pelo fato de ela ser solúvel em água", finaliza a profissional.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Muito recomendada para quem quer fortalecer a imunidade, a vitamina C pode ficar ainda mais potente se ingerida junto com zinco. Descubra neste texto como isso acontece, quando a vitamina C com zinco deve ser tomada e qual é a melhor forma para esses suplementos. 

Para que serve a vitamina C com zinco

A principal função da vitamina C está relacionada à imunidade. No organismo, ela participa de várias funções celulares dos sistemas imunológicos inato (primeira linha de defesa do organismo) e adaptativo (que desenvolvemos após contato com agentes invasores). 

A vitamina C também atua como um potente antioxidante, neutralizando radicais livres e combatendo quadros de estresse oxidativo. Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação excessiva, dificulta-se o aparecimento de doenças como Parkinson, catarata, senilidade, Alzheimer, degeneração muscular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer.

O zinco também tem papel fundamental na prevenção e enfrentamento de doenças. Ele atua na tradução, transporte e replicação do DNA das células. E isso é importante para a prevenção de doenças pelo fato de as células do sistema imune apresentarem altas taxas de proliferação. Além disso, o zinco também é importante para a fagocitose, realizada por macrófagos e neutrófilos, de células danificadas e velhas, assim como agentes estranhos e partículas inertes.

Assim, a combinação de vitamina C com zinco tem potencial para fortalecer e impulsionar o sistema imunológico como um todo.

Como escolher uma vitamina C com zinco?

O primeiro critério de escolha de uma vitamina C com zinco deve ser a dosagem. O valor recomendado para a vitamina C é de 45mg/dia para adultos. Porém, dosagens maiores podem ser ingeridas buscando reforço na imunidade e outros benefícios. Já o zinco tem a recomendação de ingestão diária mínima de 7mg/dia para adultos, mas doses maiores também podem ser necessárias, de acordo com a finalidade.

Outra questão importante a se observar em um suplemento de vitamina C com zinco é a forma como esses nutrientes são usados na composição. Quando revestida com uma camada externa, a vitamina C é protegida da acidez gástrica, sendo melhor aproveitada no intestino. O zinco, por sua vez, é melhor absorvido quando em sua forma quelada. Assim, ele é envolvido e carreado por aminoácidos, reconhecidos facilmente pelo organismo. 

Melhor horário para tomar a vitamina C com zinco

A vitamina C é um micronutriente facilmente absorvido pelo organismo nos diversos momentos do dia. O zinco, quando na versão quelada, fica protegido da interferência de outros nutrientes e pode ser consumido junto com as refeições.

Se, no entanto, a fórmula contiver zinco comum, a ingestão conjunta com outros alimentos pode interferir na sua absorção. 

Nutrientes que impulsionam os efeitos da vitamina C

Além do zinco, alguns suplementos de vitamina C incluem outros nutrientes em sua composição para impulsionar ainda mais o sistema imunológico. Entre eles estão a betaglucana de levedura e a lisina.

  • Betaglucana de levedura – Extraída da levedura da cerveja (Saccharomyces cerevisiae), a betaglucana de levedura possui efeito imunoestimulante e é capaz de aumentar a resposta do interferon, que é formado por um grupo de proteínas produzidas pelo organismo e que tem função de regulação do sistema imunológico.
  • Lisina – A lisina é um aminoácido que influencia a produção de óxido nítrico, é componente estrutural do colágeno e possui ação antiviral. Por não ser produzida pelo organismo, a lisina precisa ser obtida por meio da alimentação e/ou suplementação.

Está procurando por um suplemento de vitamina C com zinco? Conheça o VIT C 4 Protect. Suas cápsulas contêm vitamina C + zinco quelado + betaglucana de levedura + aminoácido lisina e oferecem doses efetivas com elevado poder de absorção.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.

É bom tomar vitamina C todos os dias?

O consumo exagerado de vitamina C pode trazer alguns problemas, como dores abdominais, diarreia, pedras nos rins, cólica e dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, basta consumir diariamente alimentos que sejam fontes dessa vitamina, e não recorrer aos suplementos desnecessariamente.

Quanto tempo se deve tomar vitaminas?

Quanto tempo leva para as vitaminas fazerem efeito? A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

Quanto tempo tomando vitamina C faz efeito?

A absorção total da vitamina C ocorre cerca de 24h após sua ingestão.

Como se deve tomar a vitamina C?

A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário.