Quantos dias depois de acabar a menstruação posso tomar anticoncepcional?

Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais. É um sintoma muito comum durante o período de adaptação a um contraceptivo, mesmo com uso regular. Continue a leitura para saber mais sobre o spotting e como se adaptar.

Quando o spotting pode acontecer?

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.

A partir deste conceito, o portal Gineco desenvolveu o “Calendário Spotting”, especialmente para a mulher que deseja iniciar um novo contraceptivo oral e precisa acompanhar a adaptação do corpo durante este período. Baixe o calendário Spotting do portal Gineco para o controle e acompanhamento da sua adaptação.

*Tradução: Mariana Rezende

Principais coisas que você deve saber:

  • Não tem problema usar pílulas anticoncepcionais para pular sua menstruação

  • Se você optar por pular sua menstruação continuamente, os efeitos colaterais podem incluir sangramentos de escape

  • Seu útero não ficará “entupido”

  • Antes de pular sua menstruação, confira o tipo de pílula que você usa: monofásica (dosagens idênticas de progesterona e estrogênio) ou multifásica (combinações de hormônios com dosagens diferentes)

Algumas pessoas que optam por deixar de menstruar experimentam uma diminuição nas cólicas menstruais e sintomas pré-menstruais (3). Pular a menstruação também pode melhorar outros sintomas associados, incluindo: dores de cabeça, irritação genital, cansaço e inchaço (4). Além disso, as pessoas que são impactadas negativamente pela perda mensal de sangue, como pessoas com anemia ou que têm distúrbios de tendência ao sangramento, também podem se beneficiar de "menstruar menos" (5).

Caso esteja tomando anticoncepcionais hormonais, como a pílula, o anel ou o adesivo, sua ovulação já está sendo suprimida todos os meses e sua menstruação não é realmente uma menstruação (nem está "atrasada"). É um sangramento de retirada. Esse sangramento de retirada é causado pelo declínio dos hormônios reprodutivos em seu corpo durante os dias em que você não está recebendo nenhum hormônio da pílula, adesivo ou anel (1,2).

Há muitos motivos pelos quais as pessoas optam por "deixar de menstruar", como conveniência (por exemplo, um encontro ou férias de verão), alívio de sintomas ou apenas preferência pessoal.

Baixe o Clue e comece a monitorar hoje seus padrões de sangramento.

Imagem de três telas
mostrando o aplicativo Clue

É seguro pular a menstruação com a pílula?

Pesquisas científicas não relataram efeitos negativos significativos para a saúde quando uma pessoa deixa de menstruar usando a pílula (4). Dito isso, ainda é importante mencionar que não há estudos de longo prazo examinando a segurança de deixar de menstruar continuamente. Às vezes, as repercussões médicas demoram mais tempo e/ou precisam de um tamanho de amostra populacional maior para começarem a aparecer.

Se você optar por interromper o anticoncepcional hormonal, seu ciclo menstrual natural e sua fertilidade voltarão ao normal depois de um mês, independentemente de quanto tempo você tenha "deixado de menstruar" (6).

Pular a menstruação continuamente causa efeitos colaterais?

O principal efeito colateral de ter longos períodos sem sangramento é o aumento do sangramento de escape (4). A boa notícia é que a frequência de sangramento de escape diminui com o tempo (3,4,7). Além do aumento dos sangramentos de escape, tomar sua pílula anticoncepcional consecutivamente, em vez de menstruar com a pílula, não altera nenhum efeito colateral (4,8).

Uma preocupação sobre não menstruar regularmente é perder a confirmação mensal de que não há uma gravidez. Embora deixar de menstruar com a pílula forneça a mesma proteção contraceptiva de antes, ela também apresenta os mesmos riscos se você não tomar sua pílula regularmente.

Meu corpo não ficará “entupido”?

Não, você não terá um entupimento. Uma coisa que deve saber é que, quando toma a pílula, na verdade você não tem uma menstruação normal. Na verdade, a pílula anticoncepcional não permite que seu endométrio (o revestimento de seu útero) cresça com a espessura normal, e é por isso que as menstruações com uso de pílula (sangramento de retirada ou privação) são muito mais leves do que uma menstruação natural (9). Se você pular um ciclo, a exposição contínua de hormônios sintéticos manterá seu endométrio no mesmo nível de supressão (10).

Como pular minha menstruação com a pílula de forma segura?

Existem muitas pílulas anticoncepcionais contendo diferentes tipos e doses de hormônios sintéticos. Algumas pílulas são monofásicas – o que significa que elas têm a mesma dose de hormônios em cada pílula. Outras pílulas são multifásicas – o que significa que a quantidade de hormônios das pílulas muda durante o ciclo. A cartela do anticoncepcional indicará que tipo de pílula você está tomando. Você pode optar por pular sua menstruação com qualquer tipo de pílula, mas é melhor consultar um@ profissional de saúde antes de começar.

Se você estiver tomando uma pílula anticoncepcional monofásica:

  • Tome as pílulas hormonais normalmente.

  • Quando chegar nas pílulas de placebo (pílulas sem hormônio no final da cartela – costumam ter indicação diferenciada), basta pulá-las e iniciar a nova cartela no dia seguinte como Dia 1.

  • As pílulas anticoncepcionais de dose monofásica permitem flexibilidade no planejamento, já que você poderia tecnicamente programar sua menstruação para sempre que desejar. Basta parar de tomar a pílula por alguns dias (dependendo da marca, isso pode ser de quatro a sete dias), e você terá um sangramento de retirada (11).

Um estudo descobriu que, caso tenha três dias de sangramento consecutivo, optar por iniciar seu período naquele momento resultaria em menos dias de sangramento durante todo o ano (11).

Se você está tomando uma pílula multifásica:

  • Tome as pílulas hormonais normalmente,

  • Quando chegar às pílulas de placebo, simplesmente pule-as e comece a nova cartela no dia seguinte como Dia 1.

  • Com pílulas multifásicas, é ideal ter sua menstruação no final de uma cartela (em oposição à possibilidade das pílulas monofásicas de menstruar a meio da cartela).

  • Basta terminar a cartela atual e tomar as pílulas de placebo para menstruar.

Pular sua menstruação usando pílulas multifásicas não é tão bem estudado como nas preparações monofásicas, algo que deve ser levado em consideração quando se pensa em pular menstruação. Em um estudo, embora não houvesse efeitos adversos relacionados ao ato contínuo de deixar de menstruar usando a pílula multifásica, quatro entre dez participantes relataram efeitos colaterais de sensibilidade mamária e sangramento de escape (12).

Também existem pílulas anticoncepcionais contínuas no mercado. Algumas pílulas têm 84 dias de hormônios ativos seguidos por 7 dias de placebo, fazendo com que a menstruação venha somente quatro vezes por ano. Outra marca vai ainda mais longe, proporcionando um ano completo de supressão menstrual (4).

Portanto, não tem problema deixar de menstruar usando a pílula?

No geral, o consenso é sim, não há problema em pular o sangramento de retirada com a pílula. Mas, como existem muitas pílulas anticoncepcionais de dosagens diferentes, é sempre melhor discutir primeiro a opção de pular sua menstruação com um(a) médico(a) para garantir que essa seja uma opção segura e saudável para você.

Existe alguma preocupação de que, ao normalizar a ausência de menstruação, as pessoas verão sua menstruação mensal como desnecessária, um incômodo e até mesmo anormal (13). As menstruações não são nem uma maldição nem uma doença. Um ciclo menstrual é como um sinal vital, assim como a pressão sanguínea, a temperatura ou a frequência respiratória. Atua como um indicador da saúde geral (13). Se você está tomando pílulas anticoncepcionais e quer menstruar sempre, às vezes ou nunca, a escolha depende de você e de sua preferência.

Se "eliminar", "pular", ou "atrasar" sua menstruação e o sangramento de escape com a pílula é algo importante para você, então talvez as pílulas anticoncepcionais tradicionais não sejam a melhor opção. Há outras formas de contracepção, como as injeções hormonais, os DIUs, o implante hormonal, ou as pílulas contínuas, que podem fazer sua menstruação diminuir em frequência e quantidade, e até mesmo cessar de vez (A). Fale com profissionais de saúde sobre qual seria a melhor opção.

Artigo originalmente publicado em 05 de outubro de 2017.

Acompanhe o seu ciclo menstrual todo mês com o Clue app

Imagem de três telas
mostrando o aplicativo Clue

Quantos dias depois da menstruação posso voltar a tomar o anticoncepcional?

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Qual é o dia certo para começar a tomar o anticoncepcional?

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.

Quantos dias depois da menstruação posso tomar anticoncepcional Ciclo 21?

A nova cartela deve ser iniciada no 8º dia após a pausa, independentemente da duração da menstruação.

Pode começar a tomar anticoncepcional no sexto dia da menstruação?

Pode iniciar o uso de anticoncepcionais em qualquer dia do ciclo menstrual, mas apenas o início no primeiro dia do ciclo garante a eficácia anticonceptiva para aquele ciclo, desde a primeira pílula. Sugiro uso de método de barreira associado à pílula durante toda a primeira cartela.