Quantos e quais números naturais de dois algarismos podem ser formados Utilizando

Quantos são os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5? como o zero à esquerda de um número não é significativo, para que tenhamos um número natural com dois algarismos ele deve começar com um dígito

515 palavras 3 páginas

Quantos são os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5?
Como o zero à esquerda de um número não é significativo, para que tenhamos um número natural com dois algarismos ele deve começar com um dígito de 1 a 9, temos portanto 9 possibilidades.
Para que o número seja um múltiplo de 5, o mesmo deve terminar em 0 ou 5, portanto temos apenas 2 possibilidades.
A multiplicação de 9 por 2 nos dará o resultado desejado.
Logo:
São 18 os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5.
________________________________________
Eu possuo 4 pares de sapatos e 10 pares de meias. De quantas maneiras poderei me calçar utilizando um par de meias e um de sapatos?
Pelo princípio fundamental da contagem temos que multiplicar 4, que é o número de elementos do primeiro conjunto, por 10 que corresponde ao número de elementos do segundo conjunto.
Portanto:
Poderei me calçar de 40 maneiras diferentes.
________________________________________
De quantas formas podemos dispor as letras da palavra FLUOR de sorte que a última letra seja sempre a letra R?
Para a última letra, segundo o enunciado temos apenas uma possibilidade que é a letra R.
Para a primeira, segunda, terceira e quarta letras temos respectivamente 4, 3, 2 e 1 possibilidades. Assim temos: Note que este exemplo é semelhante ao caso dos livros, explicado no início da página, só que neste caso teríamos mais um livro, digamos de ciências, que sempre seria colocado na pilha por último. Podemos dispor as letras da palavra FLUOR de 24 formas diferentes, tal que a última letra seja sempre a letra R.
________________________________________
Quantos números naturais com 3 algarismos podemos formar que não comecem com 16, nem com 17?
Neste exemplo iremos fazer o cálculo em duas partes. Primeiro iremos calcular quantos são os números com três algarismos.
Como neste caso na primeira posição não podemos ter o dígito zero, o número de possibilidades para cada posição é respectivamente:

Relacionados

  • Fisica

    324 palavras | 2 páginas

    Quantos são os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5? Como o zero à esquerda de um número não é significativo, para que tenhamos um número natural com dois algarismos ele deve começar com um dígito de 1 a 9, temos portanto 9 possibilidades. Para que o número seja um múltiplo de 5, o mesmo deve terminar em 0 ou 5, portanto temos apenas 2 possibilidades. A multiplicação de 9 por 2 nos dará o resultado desejado. Logo: São 18 os números naturais de dois algarismos que são múltiplos….

  • análise combinatória

    772 palavras | 4 páginas

    matemática, história e geografia. Incluindo a ordem atual, de quantas maneiras no total podemos empilhar tais livros nesta carteira? Vamos pensar sobre o problema. Na escolha do primeiro livro a ser colocado na carteira temos 4 possibilidades, pois ainda não colocamos nenhum livro nela, temos então quatro livros a escolher: Português, matemática, história e geografia. Se começarmos a pilha com o livro de português, na escolha do próximo livro a ser colocado sobre ele, temos 3 possibilidades: matemática….

  • PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

    1138 palavras | 5 páginas

    história e geografia. Incluindo a ordem atual, de quantas maneiras no total podemos empilhar tais livros nesta carteira? Vamos pensar sobre o problema. Na escolha do primeiro livro a ser colocado na carteira temos 4 possibilidades, pois ainda não colocamos nenhum livro nela, temos então quatro livros a escolher: Português, matemática, história e geografia. Se começarmos a pilha com o livro de português, na escolha do próximo livro a ser colocado sobre ele, temos 3 possibilidades: matemática….

  • Sequencia didática de Análise Combinátoria

    2663 palavras | 11 páginas

    3. Público-alvo Estudantes do 2º ano do EM – Turno: manhã 4. Tema Análise Combinatória 5. Pré-requisito(s) 19.1 Resolver problemas utilizando o princípio aditivo e multiplicativo; 20.1 Reconhecer situações problemas em que os agrupamentos são distinguíveis pela ordem de seus elementos ou não; 20.2 Resolver problemas que envolvam arranjos, combinações e/ou permutações sem repetição 6. Conteúdo(s) abordado(s) 1. Análise Combinatória 1.1 Princípio Fundamental da Contagem; 1.2 Classificação….

  • Matheus Mendes

    1008 palavras | 5 páginas

    pensamento . Narealidade podemos dizer que a lógica auxilia a descobrir caminhos para o pensamento e por outro lado ela pode ensinar como pensar. A lógica esta intimimente ligada à linguagem, que por sua vez pode ser artificial (sem defeitos) e natural (série de defeitos). Os lógicos trabalham com a linguagem artificialm que apresenta a sintaxe e semântica. A sintaxe estuda a relação dos simbolos uns com os outros, já a semântica estuda o significado dos simbolos. Noções sobre pensamentos lógicos….

  • Permutação Simples

    2252 palavras | 10 páginas

    o princípio fundamental da contagem tínhamos quatro livros (português, matemática, história e geografia) e calculamos o número total de formas que poderíamos empilhá-los em uma carteira escolar. Em outras palavras, fazíamos uma permutação no posicionamento destes livros na pilha sobre a carteira. Permutação Simples A cada um dos agrupamentos que podemos formar com certo número de elementos distintos, tal que a diferença entre um agrupamento e outro se dê apenas pela mudança de posição entre seus….

  • T6RABALHO DE ESTATISTICA

    2822 palavras | 12 páginas

    probabilidade é a possibilidade de quantificar quão provável é determinado EVENTO. As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Experimentos aleatórios, espaço, amostral e evento Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos. Se tomarmos um determinado sólido, sabemos que a uma certa temperatura….

  • Principio fundamebtal da contagem

    3597 palavras | 15 páginas

    matemática, história e geografia. Incluindo a ordem atual, de quantas maneiras no total podemos empilhar tais livros nesta carteira? Vamos pensar sobre o problema. Na escolha do primeiro livro a ser colocado na carteira temos 4possibilidades, pois ainda não colocamos nenhum livro nela, temos então quatro livros a escolher: Português, matemática, história egeografia. Se começarmos a pilha com o livro de português, na escolha do próximo livro a ser colocado sobre ele, temos 3 possibilidades:matemática, história e geografia….

  • ANALISE COMBINATORIA

    2979 palavras | 12 páginas

    pela análise das possibilidades e das combinações. Observe alguns exemplos de exercícios que são resolvidos utilizando análise combinatória. Se quiser saber quantos números de quatro algarismos são formados com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, é preciso aplicar as propriedades da análise combinatória. Um homem possui cinco camisas, quatro calças, três paletós e dois pares de sapatos. De quantos modos diferentes ele pode se vestir? Para saber essas combinações é necessário utilizar as propriedades….

  • Análise combinatória

    2680 palavras | 11 páginas

    Combinatória é um conjunto de procedimentos que possibilita a construção de grupos diferentes formados por um número finito de elementos de um conjunto sob certas circunstâncias. Na maior parte das vezes, tomaremos conjuntos Z com m elementos e os grupos formados com elementos de Z terão p elementos, isto é, p será a taxa do agrupamento, com p<m. Arranjos, Permutações ou Combinações, são os três tipos principais de agrupamentos, sendo que eles podem ser simples, com repetição ou circulares. Apresentaremos….

Outros Trabalhos Populares

Quantos É quais números naturais de dois algarismos podem ser formados?

São: 37, 38, 39, 73, 78, 79, 83, 87, 89, 93, 97, 98.

Quais são os números formados por 2 algarismos?

Zero, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, agora, vamos para os números de dois algarismos, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19.

Quais são os números naturais de três algarismos que podemos formar usando os algarismos 1 2 É 3 sem Repeti

Utilizando três algarismos distintos, é possível formar seis números sem repetir esses algarismos. Esses números são: 123, 132, 213, 231, 312 e 321.

Quantos números de dois algarismos podem ser formados utilizando os elementos do conjunto 1 2 É 3?

Quantos números de dois algarismos podem ser formados utilizando elementos do conjunto (1,2, 3}? Resposta: 9​