Quantos litros de água são necessários para produzir 1kg de carne de frango?

Recentemente cientistas refizeram as contas e chocaram a todos: 4 bilhões de pessoas (!) sofrem com a falta de água no mundo todos os anos. Chega de desperdiçar e poluir o recurso, não?

Além de toda a água que usamos no dia a dia (que não é pouca!) para tomar banho, cozinhar, lavar roupa, limpar a casa e etc., também há uma “pegada hídrica” embutida na fabricação dos produtos que consumimos. Seja uma peça de roupa, um copo descartável ou até uma batata, cenoura ou carne que comemos no almoço: tudo precisa de água para existir.

Agora, você já parou para pensar quantos litros de água foram utilizados para que o seu bife chegasse a sua mesa? Abaixo listamos a quantidade de água necessária para a produção de um quilo de 13 diferentes alimentos, segundo estudo internacional da WaterFootprint. Vale dar uma olhada e repensar se você realmente precisa dos produtos que consomem tanta água em sua fabricação. 

Cana de açúcar: 197 litros

Vegetais diversos: 322 litros

Frutas: 962 litros

Cereais: 1644 litros

Culturas oleaginosas: 2.364 litros

Nozes: 9.063 litros

Leite: 1.020 litros

Ovos: 3.265 litros

Frango: 4.325 litros

Manteiga: 5.553 litros

Carne de Porco: 5.988 litros

Carne de ovelha: 8.763 litros

Carne de vaca: 15.415 litros

A carne bovina é a que mais consome água em sua fabricação, reparou? Este é um dos motivos para que os ambientalistas defendam que todas as pessoas reduzam significantemente a quantidade de carne que ingerem. Recentemente publicamos a reflexão de uma não vegetariana sobre o porquê deveríamos comer menos carne. Vale a pena dar uma lida! 🙂

Foto: michaelpickard/Creative Commons

Quantos litros de água são necessários para produzir 1kg de carne de frango?

São necessários 15.415 litros de água para produzir 1 quilo de carne de vaca, mostra a Water Footprint Network.

“Que quantidade de água é necessária para produzir os alimentos?”. A questão é levantada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao apresentar 10 produtos alimentares e as quantidades de água necessária à sua produção, em valores médios. “A poupança de água não deve deixar de ter em atenção o equilíbrio nutricional da nossa alimentação diária, a utilização de energia no processo culinário, a utilização de embalagem e outros fatores importantes”, explica a instituição nas redes sociais.

Depois da carne de vaca, o destaque vai para os frutos secos: para 1 quilo são necessários 9.063 litros de água. Para a mesma quantidade alimentar, seguem-se a carne de ovelha (8.763 litros), carne de porco (5.988 litros), frango (4.325), ovos (3.265 litros), cereais (1.644), leite (1.020), fruta (962) e hortícolas (322). Veja o gráfico:

Quantos litros de água são necessários para produzir 1kg de carne de frango?

Numa recente entrevista à VIVER SAUDÁVEL, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), explicou que “as pessoas comem imensas quantidades de produtos de origem animal e aí está o problema”. No seguimento de um estudo britânico que analisa 57 mil produtos alimentares para sustentar que refeições à base de plantas são melhores para o ambiente do que a carne, o peixe ou o queijo, a responsável associativa garantiu que “não temos de deixar de os comer, temos é de comer pouco”. Leia o artigo completo clicando no link abaixo:

Impacto ambiental da carne, peixe e queijos: “Não temos de deixar de os comer, temos é de comer pouco”

Quantos litros de água é preciso para fazer 1 kg de carne de frango?

Me vê 16 mil litros de água!.

Quantos litros de água são necessários para produzir 1 kg de feijão?

359 litros de água para se produzir 1 quilo de feijão.

Quantos litros de água são necessários para produzir 1kg de carne bovina?

Pegada hídrica da carne A média global da pegada hídrica de um quilo de carne bovina é de 15,5 mil litros de água.

Quantos litros de água são necessários para produzir 1 kg de arroz?

São necessários 1,7 mil litros de água, em média, para cada quilo de arroz colhido (que é transportado com casca para a usina de beneficiamento). A mesma quantia de batata exige, em média, 290 litros, ao passo que a laranja exige mais de 530 litros por quilo.