Que carboidratos são importantes para a síntese dos ácidos nucleicos?

Que carboidratos são importantes para a síntese dos ácidos nucleicos?

 Quando o assunto é alimentação, a maioria das pessoas tem uma dica ou opinião para compartilhar com as outras, o que é perfeitamente normal, visto que as nossas vidas dependem da alimentação para serem mantidas. Entretanto, é necessário ter cuidado com a fonte e a veracidade dessas informações, antes de sair aplicando tudo que ouvimos ou lemos pela frente.

      Talvez você já tenha ouvido falar que comer carboidratos em tal hora do dia é melhor ou pior, ou que a dieta da proteína faz isso ou assado com o nosso corpo, ou ainda, que as gorduras devem ser aumentadas ou diminuídas para ter resultados melhores nos exames de saúde. A verdade é que a nossa alimentação, assim como a vida, precisa de equilíbrio e ter um pouco de tudo, sem vangloriar ou demonizar quaisquer alimentos. Além disso, cada indivíduo é único, e as recomendações passadas para uma determinada pessoa podem não valer para você.

Mas, afinal, o que são carboidratos, lipídios e proteínas ?

       Carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras) são os principais substratos de energia para o nosso corpo, os quais são oriundos através da nossa alimentação. Entre os carboidratos mais presentes na dieta de seres humanos estão o amido, a sacarose, a lactose, frutose e a glicose. O amido é a forma de armazenamento de carboidrato presente nos vegetais, sendo o principal carboidrato da nossa alimentação. Cada grama de carboidrato fornece em média 4kcal.

       Depois que o carboidrato é ingerido, ocorre a sua “quebra” em estruturas menores chamadas de monossacarídeos, a fim de facilitar a absorção pelo organismo. O principal monossacarídeo produzido é a glicose, a qual é utilizada para fornecer energia para as diferentes funções do corpo. A glicose também pode ser armazenada em locais como o fígado e músculos na forma de glicogênio, o qual será responsável de fornecer a energia para o corpo em estado de jejum.

      As proteínas são formadas por aminoácidos unidos em cadeias lineares. Quando ocorre a sua digestão, as proteínas, então, são quebradas nos aminoácidos que as constituem para que 

sejam absorvidos no sangue. Aqui, existe a denominação de aminoácidos essenciais e os não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem estar presentes na nossa alimentação pois o corpo não consegue produzir. Entre os aminoácidos essenciais estão lisina, isoleucina, leucina, treonina, valina, triptofano, fenilalanina, metionina e histidina. 

       A combinação de arroz com feijão é fonte de dois desses aminoácidos essenciais, a metionina e a lisina, além de outros nutrientes importantes, como já comentamos aqui no blog. Os aminoácidos não essenciais também são igualmente importantes para nosso organismo, no entanto nós conseguimos sintetizá-los. Cada grama de proteína pode fornecer, assim como os carboidratos, até 4 kcal. 

      Uma questão interessante de entender é que se a ingestão de proteína for baixa ou se faltar algum aminoácido essencial na nossa alimentação, nosso corpo não vai conseguir produzir as proteínas que geralmente produz para o seu bom funcionamento e os aminoácidos não usados vão ser excretados, o que chamamos de balanço nitrogenado negativo. Se essa situação persistir por muito tempo, a função corporal será diminuída. A boa notícia é que pessoas saudáveis vão ter equilíbrio nesse cálculo, ou seja, não vão ter balanço negativo nem positivo! Mais um indicativo de que o equilíbrio significa saúde.

       Em relação às gorduras, elas são lipídios formados pelos triglicerídeos. A sua digestão é mais complexa que a dos carboidratos e das proteínas, pois não são muito solúveis em água, por isso, quando comemos uma refeição muito rica em gorduras, sentimos nosso estômago pesado por mais tempo. Após a sua digestão, as gorduras se transformam em triglicerídeos, os quais são “empacotados” nos quilomícrons, e são transportados pelo corpo. É na forma de triglicerídeos, também, que ficam armazenados no tecido adiposo, como forma de estoque de energia. Cada grama de gordura que ingerimos pode fornecer até 9kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas.

     A grande maioria dos ácidos graxos (gorduras) podem ser sintetizados pelo nosso organismo a partir de carboidratos e proteínas, porém, existe um grupo seleto que deve ser obtido através da nossa alimentação, os quais são chamados de ácidos graxos essenciais.  É o caso dos famosos ômega-3 e ômega-6, os quais são importantes funções imunológicas e anti-inflamatórias do nosso corpo. Já falamos sobre isso aqui no nosso blog também! 

   Como vimos, o equilíbrio entre todos os elementos da nossa alimentação se refletirá no equilíbrio da nossa saúde e do nosso corpo. Por isso, pense muito antes de reproduzir discursos que vangloriem ou demonizem determinados alimentos. Não existem alimentos milagrosos! Acompanhem nossas postagens para ficarem mais informados sobre alimentação e nutrição!

.

Fabiana Tanabe
Nutricionista – CRN 2 9727

.

Referências

Smith, Colleen. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica / Colleen Smith, Allan D. Marks, Michael Lieberman; tradução Ângela de Mattos Dutra … [et al.]. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

Sociedade Vegetariana Brasileira. Departamento de Medicina e Nutrição. Guia Alimentar De Dietas Vegetarianas Para Adultos. Florianópolis: SVB, 2012.

Slywitch, Eric. Tudo que você precisa saber sobre nutrição vegetariana. 2ª ed. Florianópolis: SVB, 2018.

São carboidratos muito importantes para a síntese dos ácidos nucleicos?

Portanto, os carboidratos importantes na síntese dos ácidos nucleicos são a ribose e a desoxirribose, pois os carboidratos que servem como fonte de energia para os acidos nucleicos são ribose e desoxirribose, sendo a ribose para o RNA e o desoxirribose para o DNA.

Quais os carboidratos que compõem os ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes: Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).

São carboidratos muito importantes?

Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Os alimentos derivados desses também são considerados carboidratos, como o pão, macarrão, bolos, massas para tortas, biscoitos, bolachas. Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba.

Quais são os 4 tipos de carboidratos?

Classificação dos carboidratos.