Que fatores são limitantes para o crescimento de uma população biológica?

Roteiro da Semana 4

5. Fatores abióticos que limitam o crescimento da população

Diversos fatores podem afetar o número de organismos em uma população. Por vezes, um fator, conhecido como fator limitante, tem mais importância que outros para o crescimento da população. Tal princípio ecológico, relacionado à lei da tolerância, denomina-se princípio dos fatores limitantes: o excesso ou a falta de um fator abiótico pode limitar ou impedir o crescimento de uma população, ainda que todos os outros fatores estejam na faixa de tolerância ideal ou próximo a ela. Por exemplo, a falta de água no deserto limita o crescimento das plantas. Os nutrientes no solo também podem atuar como um fator limitante na terra. Suponhamos que um fazendeiro plante milho em um solo pobre em fósforo. Mesmo que os níveis de água, potássio e outros nutrientes sejam ideais, o milho deixará de crescer depois que o pouco fósforo for consumido. Da mesma forma, o excesso de um fator pode ser limitante. Já havíamos iniciado a discussão sobre os fatores limitantes na Semana 2 desta disciplina.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Que fatores são limitantes para o crescimento de uma população biológica?

O barril de Liebig, uma metáfora do fator limitante (no caso a ripa mais curta).

Fator limitante (ou recurso limitante) é a designação dada ao parâmetro ambiental (biótico ou abiótico) que efetivamente controla o crescimento de uma população num determinado biótopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por essa, via o tamanho e a distribuição da população a que o organismo pertence[1][2]. Numa abordagem centrada no indivíduo constituinte da população cujo crescimento esteja a ser considerado, o fator limitante identifica o parâmetro ambiental singular (no sentido de único) que na situação concreta impede o organismo de alcançar plenamente o seu potencial biótico. Note-se que a limitação tanto pode decorrer da escassez como do excesso, pelo que o conceito de fator limitante não pode ser reduzido à mera determinação da disponibilidade, sendo assim muito mais inclusivo que a Lei de Liebig (a qual na realidade é seu corolário).

Descrição[editar | editar código-fonte]

Dependendo da situação concreta, o fator limitante pode ser o espaço, a temperatura, a disponibilidade de abrigo, de água, de luz ou de um qualquer nutriente ou ainda a presença de tóxicos ou inibidores. Também factores de natureza ecológica, como a pressão dos predadores ou a ausência de organismos simbiontes ou polinizadores pode constituir-se em fator limitante. Na realidade, dada a complexidade das relações ecológicas e dos requisitos de cada organismo e das suas populações, qualquer parâmetro ambiental pode num determinado tempo e lugar funcionar como "fator limitante".

Contudo, apesar da multiplicidade dos potenciais factores controladores do crescimento, em cada situação concreta e em cada momento apenas um fator, e um só, atua como fator limitante. Assim, num determinado tempo e local, apenas a ação de um parâmetro ambiental atua como fator limitante, mesmo quando resulte da interação entre diversos parâmetros e dos efeitos sinérgicos ou agonísticos que possam resultar dessa interação. O reconhecimento da existência de um único fator limitante em cada situação concreta é um conceito central em ecologia e está subjacente à Lei de Liebig.

A tolerância das espécies são variáveis quanto às diferentes condições ou níveis de disponibilidade recursos, pelo que o fator que limita o crescimento do número de organismos numa população também varia. Algumas espécies têm grande tolerância a fatores ambientais (sendo designadas por euritópicas), com uma curva de tolerância aberta e ampla gama ótima de crescimento, enquanto outras apresentam baixa tolerância e apenas toleram uma gama estreita de variação de determinados fatores ambientais (estenotópicas). Além disso, o crescimento e reprodução da espécie são frequentemente regulados por uma única ou por um pequeno conjunto de condições ou recursos que tendem a ser escassos. O recurso mais escasso, ou a condição em que a espécie tem uma tolerância mais estreita, assume funções limitantes para a população em causa, sendo assim o fator limitante.

Um exemplo típico do efeito do fator limitante é o efeito da disponibilidade de luz solar no crescimento das plantas do sub-bosque nas florestas tropicais, onde o sombramento resultante do crescimento das árvores e lianas controla o crescimento das plantas nos estratos inferiores da floresta. Outro exemplo resulta da constatação de que as plantas precisam de água para aproveitarem a luz solar e os nutrientes disponíveis no solo: em climas áridos, o crescimento da planta é fortemente correlacionada com a chuva, pois apesar da grande disponibilidade de radiação solar e de nutrientes, a escassez de água limita efetivamente o crescimento.

Notas

  1. "Limiting Factor", Science Encyclopedia.
  2. "Limiting Factor", BiologyOnLine.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Fator abiótico
  • Fator biótico
  • Princípio de Bateman
  • Competição (biologia)
  • Princípio da exclusão competitiva
  • Ecologia
  • Recurso (biologia)
  • Abrigo
  • Capacidade de carga

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Raghothama, K. G. & Karthikeyan, A.S. (2005) Phosphate acquisition. Plant and Soil, 274 37-49.
  • Taylor, W. A. (1934). Significance of extreme or intermittent conditions in distribution of species and management of natural resources, with a restatement of Liebig's law of the minimum. Ecology, 15: 374-379.
  • Shelford, V. E. (1952). Paired factors and master factors in environmental relations. Illinois Acad. Sci. Trans., 45: 155-160
  • Sundareshwar P.V., J.T. Morris, E.K. Koepfler, and B. Fornwalt. (2003). Phosphorus limitation of coastal ecosystem processes. Science 299:563-565.

Quais são os fatores que limitam o crescimento da população?

Fatores que regulam o crescimento populacional A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

Quais são possíveis fatores limitantes no crescimento do potencial biótico de uma população?

Exemplos: falta de água ou de alimentos; falta de espaço ou hábitat conveniente; presença de predadores, parasitas; doenças; competição.

Que fatores podem determinar o crescimento e a diminuição de uma população?

Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade.

Quais são as causas da diminuição do crescimento populacional?

Fecundidade e migração são causas de queda da taxa populacional no Brasil, aponta IBGE.