Que lado o sol nasce

Pontos Cardeais para você se orientar

Que lado o sol nasce

Os pontos cardeais são pontos de referência utilizados para a orientação dos mapas, que valem para todos os lugares. Estando na sua casa ou na escola, você sabe onde o sol nasce e onde ele se põe? Esta pergunta é importante porque é acompanhando o movimento aparente do sol, que descobrimos o lugar onde estamos. Desde cedo, o homem descobriu a importância do sol para encontrar a direção e o sentido a seguir.

Pontos cardeais

Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto. No começo da manhã, o sol pode ser visto em um ponto na linha do horizonte. Esse ponto é chamado nascente. O sol ilumina o planeta e, em algumas épocas do ano, ele parece estar mais elevado no céu. Em outras, ele parece estar mais baixo. No meio do dia, o sol parece estar a pino, isto é, sobre as nossas cabeças. Quase nem dá para ver a nossa sombra no chão.

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Para facilitar o trabalho de orientação, geralmente os mapas têm a direção Norte na parte superior da folha de papel. Assim, o Leste está sempre à direita, o Oeste está sempre à esquerda e a direção Sul fica sempre abaixo.

Você também pode encontrar os pontos cardeais. Faça assim:

Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste. Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.

Cruzeiro do Sul

À noite, quando o sol não é visto no céu, como podemos nos orientar pelos pontos cardeais? A orientação durante a noite é feita com a ajuda de outras estrelas. A constelação do Cruzeiro do Sul pode ser o nosso ponto de referência para a orientação durante a noite.

O Cruzeiro do Sul é composto de quatro estrelas maiores e de uma menor, formando uma cruz. Para encontrarmos os pontos cardeais, prolongamos o braço maior da cruz quatro vezes em direção à Terra. No ponto final dela, traçamos um reta até o chão. Aí encontramos o Sul. Se ficarmos de costas para esse lugar, o Norte estará à nossa frente. O Leste, à nossa direita. O Oeste, à nossa esquerda.

Outros pontos de referência

Conhecendo esses pontos de referência principais, é possível definir outros quatro, situados entre os pontos cardeais: são os pontos colaterais. Seus nomes são formados pela combinação, dois a dois, dos pontos cardeais. Entre o ponto cardeal Norte e o ponto cardeal Leste, temos o ponto colateral Nordeste (NE); entre o Sul e o Leste, temos o Sudeste (SE); entre o Sul e o Oeste, fica o Sudoeste (SO); entre o Norte e o Oeste, o Noroeste (NO). A representação dos pontos cardeais com os pontos colaterais, isto é, todos os pontos assinalados num mesmo desenho, forma a rosa-dos-ventos. E ela recebeu esse nome porque foi utilizada originalmente para indicar a direção de onde provinham os ventos, muito importante até hoje para os comandantes de barcos e aviões.

A bússola

Para a navegação (tarefa de conduzir um barco ou um avião de um ponto de origem até seu destino), o problema da orientação é muito sério. Imagine um capitão de navio, no meio do oceano, utilizando apenas o sol para tentar orientar um mapa e descobrir a direção em que está e o sentido que precisa seguir?! É praticamente impossível. Por isso, as grandes navegações só se tornaram possíveis depois da invenção da bússola, que é uma ferramenta muito simples de orientação.

A bússola, inventada pelos chineses e aprimorada pelos europeus, nada mais é do que uma agulha magnetizada que gira livremente sobre uma rosa-dos-ventos. Por causa do campo magnético da terra, a agulha da bússola sempre aponta para o Norte, em qualquer lugar em que esteja o navegador. Assim é possível orientar um mapa e descobrir a direção a tomar e o sentido do percurso a seguir, independente do dia ou da noite, da visibilidade do céu ou da existência de outras referências.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Duração média do dia em Canberra

O gráfico a seguir mostra os horários do nascer e do pôr-do-sol ao longo do ano. A duração do crepúsculo pode ser vista nas bordas superior e inferior. O deslocamento vertical entre outubro e abril mostra o efeito da hora de verão, quando a hora é definida com uma hora de antecedência.

Que lado o sol nasce

      Duração da luz do sol       Crepúsculo

O nascer e o pôr-do-sol nas maiores cidades da Austrália

Que lado o sol nasce
A ordem das cidades é de leste a oeste, ou seja, na direção aproximada do caminho do sol. Entretanto, como o caminho do sol é elíptico, o nascer do sol e o pôr-do-sol nunca são simultâneos ao longo de todo um grau de longitude. Os números se referem a 3 de janeiro, horário local na Austrália.

Diferenças entre os hemisférios norte e sul

É fácil ver pelo momento do nascer e do pôr-do-sol que as estações do ano são invertidas aqui. Os dias mais longos no hemisfério sul estão em nossos meses de inverno, e enquanto nos sentamos ao ar livre até o final da noite de verão, há muito tempo está escuro na Austrália. O fator decisivo é a distância até o equador e, acima de tudo, a direção em que ele se encontra. O curso do sol "balança" entre os trópicos ao redor do equador. Assim, as estações do hemisfério sul são exatamente opostas àquelas do hemisfério norte.

A Austrália é considerada uma das regiões mais ao sul da Terra, embora a distância até o equador não seja tão grande assim. Canberra fica no 35º paralelo sul. Berlim, por outro lado, está no paralelo 52, no norte. Portanto, a Austrália está muito mais próxima da linha do Equador do que a Alemanha. Como resultado, os dias são significativamente mais longos nos meses de inverno e consideravelmente mais curtos no verão.

Enquanto o tempo de pôr-do-sol na Alemanha varia em até 6 horas no decorrer do ano, na Austrália é apenas cerca de 3 horas. O nascer do sol na Austrália acontece em uma janela de tempo de cerca de 3,5 horas, em Camberra esse tempo é de apenas cerca de 1,5 horas. Devido à distância mais curta até o equador, a duração da fase crepuscular também é um pouco mais curta.

Pôr-do-sol em Ayers Rock

O motivo da foto do "Uluru", a rocha vermelha da montanha Ayers ao pôr-do-sol, é certamente mundialmente famoso. O impressionante espetáculo no coração da Austrália é causado pelas partículas de poeira no ar da região do deserto, que influenciam a dispersão da luz. Devido às altas temperaturas e, portanto, a uma proporção maior de partículas, o Uluru aparece vermelho profundo à noite. Mesmo antes do pôr-do-sol, ela se destaca como uma montanha vermelha ao sol da noite; isto é intensificado pelo arenito de cor já avermelhada.

O nascer e o pôr-do-sol por mês (Canberra)

Onde nasce o sol na Austrália?

O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental da Austrália é Byron Bay, no estado de Novo País de Gales do Sul. Lá, o sol nasce às 5:51 da manhã e se põe novamente às 19:48 da noite nestes dias. O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Carnarvon (Austrália Ocidental) às 19:20.

Duração do pôr-do-sol

A distância do equador e o caminho do sol não determina apenas a hora do nascer e do pôr-do-sol. Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Canberra está a 35. graus de latitude sul, que está bem longe do equador. Enquanto um pôr-do-sol próximo ao equador dura apenas cerca de 20 minutos, este período de tempo na Austrália é em média de 31 minutos. Em junho, são cerca de 29 minutos em Canberra, enquanto em dezembro são 33 minutos.

Outras cidades do mundo para comparação


Qual e o lado onde o sol nasce?

Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.

Onde o sol nasce e se põe no Brasil?

O nascer e o pôr-do-sol nas maiores cidades do Brasil.

Que lado nasce o sol direita ou esquerda?

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Em que direção o sol se esconde?

Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.