Que medidas podem ser adotadas para reduzir os riscos de escorregamentos de terra aos quais a população?

Que medidas podem ser adotadas para reduzir os riscos de escorregamentos de terra aos quais a população?

Que medidas devem ser tomadas para evitar os deslizamentos de terra em áreas com ocupação humana?

Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.

Que medidas podem ser adotadas para reduzir os riscos de escorregamentos de terra aos quais a população está exposta principalmente nas áreas urbanas?

Medidas simples podem ser tomadas pela própria ação cidadã coletiva. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo. Por isso, em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos.

Porque as pessoas constroem casas em área de risco?

Sem alternativas, afirma Maria Lucia, as pessoas, especialmente com menor poder aquisitivo, buscaram construir suas casas onde podiam, chegando às encostas e às margens de rio. Muitas, consideradas área de risco – quando impróprias para urbanização por estar sujeito a desastres naturais.

Como controlar e eliminar os riscos ocupacionais?

  • Controlar e eliminar os riscos ocupacionais é uma responsabilidade de todas as empresas que prezam pela segurança dos trabalhadores, tendo em vista que tais riscos são as principais causas de acidentes, doenças, aumento do absenteísmo e redução da produtividade no ambiente de trabalho.

Como são classificados os riscos ocupacionais?

  • Como os riscos ocupacionais podem ser classificados? Qualquer situação que apresente certa possibilidade de danos à saúde do funcionário se caracteriza como risco ocupacional. Devido à sua importância, foi criada a portaria nº , que regulamenta a NR 9, só para tratar desse assunto e de programas de prevenção de riscos ambientais.

Como os riscos ambientais são estudados?

  • Os agentes ambientais ou riscos ambientais são bastante debatidos e estudados na área de segurança e saúde do trabalho, principalmente na elaboração e implementação dos programas, como: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais –PPRA, Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, etc.

Quais os riscos de acidentes do trabalho?

  • Estes riscos podem ser de acidentes ou doenças profissionais; entretanto, esta apresentação se refere somente aos fatores de risco que podem levar a doenças profissionais (apesar de extremamente importantes, os riscos de acidentes do trabalho não serão tratados).

18/01/2010 - Meio Ambiente

Prevenção a deslizamentos de terra

Um verão marcado por dias de chuvas prolongadas e intensas podem acarretar em deslizamentos de terra.


foto/divulgação:

Que medidas podem ser adotadas para reduzir os riscos de escorregamentos de terra aos quais a população?

Deslizamento

Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente. A entrada de água no solo desestabiliza as encostas, formando fendas. A terra encharcada pode causar um deslizamento, destruindo casas que estão abaixo. Algumas ações do homem podem prevenir e impedir esses acontecimentos. Saiba o que fazer para diminuir o risco e como se comportar em casos de deslizamentos.

Prevenção

Não destrua a vegetação das encostas. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo.
Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos.
Se houver água correndo nas encostas, construa canaletas para impedir o fluxo de água no solo.
Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água, não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento.
Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade.

O que fazer

Não se deixe enganar por promessas fáceis e ilusórias para obter um lote ou uma casa em morros ou áreas de risco. Os riscos de desastres são muito altos.
Não desmate morro e encostas para assentamento de casas e outras construções.
Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Avise, também, imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil.
Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;
Você pode fazer junto com a sua comunidade um plano de evacuação.
Se você está morando numa área de risco, tenha com sua vizinhança um plano de evacuação com um sistema de alarme. É um plano que permite salvar a sua vida e de seus vizinhos.
Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil.
Se você observar um princípio de deslizamento, avise a Defesa Civil do seu Município e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento.
Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, poderá haver novos deslizamentos.
Somente se solicitado, caso contrário, vários equipamentos e pessoas especializadas em salvamento precisarão do local desimpedido.
Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.



Que medidas devem ser tomadas para evitar os deslizamentos de terra em áreas com ocupação humana?

Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.

Quais são as condições que favorecem a ocorrência de deslizamentos de terra na região Sudeste do Brasil?

"Sul e Sudeste concentram as maiores áreas de suscetibilidade alta ou muito alta a deslizamento, por serem regiões serranas ou planálticas edificadas em terrenos geológicos de grande mobilidade e fragilidade crustal", destaca o órgão.

Quais são os perigos relacionados aos deslizamentos de terra em áreas?

Quando em áreas inabitadas, os deslizamentos de terra são responsáveis por queda de árvores; cicatrizes no solo e exposição da rocha subjacente; assoreamento de rios e cursos d'água, caso haja algum imediatamente abaixo da área de ocorrência; e morte de animais.

Quais são os fatores que levam as pessoas a construir suas moradias em áreas de risco de deslizamento de terra?

As pessoas vão morar numa área de risco porque não têm nenhuma opção para a renda que possuem. Estamos falando de trabalhadores cujo rendimento não possibilita a compra ou aluguel de uma moradia num local adequado. E isso se repete em todas as cidades e regiões metropolitanas.