Que papéis Um administrador desempenha em uma organização como esses papéis variam de acordo com o nível os tipos e as dimensões organizacionais?

O estudo dos papéis dos administradores foi feito por Mintzberg em um famoso estudo que mostrou como seriam realmente as atividades e os papéis representados por gestores no seu dia-a-dia.

Ao contrário do que muitos pensavam, os administradores não fariam muitas reflexões metódicas antes de tomar uma decisão, nem mesmo seguiriam a sequência lógica das funções da administração.

Para ele, os administradores recebem autoridade formal quando assumem seus cargos. E esses cargos por sua vez lhes dariam status.

Essa posição de autoridade e status iria os forçar a criar e manter relações interpessoais com subordinados, clientes, superiores, dentre diversos públicos dentro e fora da organização.

Por sua vez, esses relacionamentos interpessoais iriam lhes dar diversas informações que seriam importantes no processo de tomada de decisão, parte essencial do trabalho de cada administrador.

Abaixo, podemos ver o relacionamento entre os principais papéis dos administradores[1]:


Que papéis Um administrador desempenha em uma organização como esses papéis variam de acordo com o nível os tipos e as dimensões organizacionais?
Papéis dos Administradores. Adaptado de Sobral e Peci, 2008

[1] (Sobral & Peci, 2008)

Portanto, cada administrador desempenharia diversos papéis na organização, que poderiam ser classificados ou agrupados em três categorias: interpessoais, informacionais e decisórios

Abaixo, temos cada um desses papeis em mais detalhes, com suas atividades principais:

Papéis interpessoais

Os papeis interpessoais seriam aqueles que envolvem as diversas relações pessoais do gestor com clientes, chefes e subordinados. Todo gestor interage com diversas pessoas em seu dia-a-dia.

  • Símbolo — Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência. exemplos: representação da organização em cerimônias e solenidades; assinatura de documentos legais; acompanhamento de visitantes.
  • Líder — Direção das atividades dos subordinados, levando-os à realização dos objetivos. Exemplos: Realização de todas as atividades que envolvam as relações com os subordinados (persuasão, motivação, orientação, etc.).
  • Elemento de ligação — Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de informações. Exemplos: manutenção de redes de contatos com o exterior; acompanhamento da correspondência; construção de coalizões e alianças.

Papéis informacionais

Já os papeis informacionais envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações.

  • Monitor — Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente. Exemplos: leitura de periódicos e de relatórios; manutenção de contatos pessoais; participação em eventos e conferências.
  • Disseminador — Partilha de informação com os subordinados por meio de redes de comunicação interna. Exemplos: Reuniões formais ou informais com o grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters.
  • Porta-voz — Transmissão para o exterior das estratégias, políticas, atividades e resultados da organização. Exemplos: comunicados de imprensa; entrevistas à mídia; participação em reuniões de acionistas ou com outros grupos de interesse externo.

Papéis decisórios

Finalmente, temos os papeis decisórios, que envolvem a forma como os gestores utilizam essas informações na tomada de decisão.

  • Empreendedor: Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização. Exemplos: reuniões de brainstorming com os subordinados; implementação de projetos; desenvolvimento de novas iniciativas empresariais.
  • Solucionador de conflitos: Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal da atividade. Exemplos: ações corretivas em disputas ou crises; resolução de conflitos entre subordinados; auxílio aos subordinados durante processos de mudança ou crise.
  • Administrador de recursos: Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades. Exemplos: Realização de todas as atividades que envolvam o orçamento e a programação do trabalho dos subordinados.
  • Negociador: Representação da organização ou grupo nas principais negociações. Exemplos: Negociação com sindicatos de condições de trabalho; negociação com fornecedores, clientes ou instituições financeiras.

Papéis dos Administradores – Aula em Vídeo

Abaixo, você pode ver uma aula que gravei no meu curso Administração para Traumatizados:

Papéis dos Administradores

Questões de Concursos

(TRT-SC – TÉCNICO)

Um diretor de uma empresa declarou que a maior parte do seu tempo é dedicada à identificação e ao desenvolvimento de novos projetos de negócio.

O diretor desempenha, destacadamente, um papel:

(A) decisório, de empreendedor;

(B) informacional, de monitor;

(C) decisório, de administrador de recursos;

(D) interpessoal, de líder;

(E) informacional, de disseminador.

Comentários

A questão trata dos papéis do Mintzberg. Como podemos ver acima, o caso acima seria o de um papel decisório/empreendedor.

Gabarito: letra A


Outros Resumos

Papéis dos Administradores

Teorias X e Y de McGregor

Decisões Programadas e Não Programadas

Balanced Scorecard (BSC)

Programa 5S – Conheça os passos

Eficiência, Eficácia e Efetividade


Quer mais dicas?

Criei um canal exclusivo para dar dicas e materiais de Administração no Telegram. Te convido a me seguir lá! Já são mais de 5 mil inscritos:

Antes de você ir…

Se você deseja começar a estudar agora Administração, te recomendo meu curso regular de Administração Geral e Pública 2020, um curso completo (com PDF + Vídeos) com muitas questões comentadas:

https://rodrigorenno.com/cursos/


Se você chegou até aqui, te convido a me seguir meu canal no Youtube.

E aí? Gostou das dicas?

Se este conteúdo serviu pra você e puder ajudar mais alguém, compartilhe!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato que irei te responder.

Um grande abraço!

Publicado em: 23 de agosto de 2020


Que papéis o administrador desempenha em uma organização como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador?

O administrador é dotado de autoridade formal e status e desempenha diversos papéis dentro de uma organização. São três os tipos de papéis desempenhados pelo administrador: os interpessoais, os informacionais e os decisórios.

Quais os papéis desempenhado por um administrador dentro da empresa?

Os Administradores são responsáveis pelo desempenho da organização e para haver uma melhor atuação nas funções, foram criados níveis de responsabilidades, onde cada administrador é responsável por dirigir e executar as tarefas pertinentes a seu nível de responsabilidade.

Qual papel o administrador deve efetuar em uma organização?

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Quais são os 3 tipos de papéis do administrador Segundo Mintzberg?

Mintzberg identifica dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.