Quem é catarina martins

Eleita pelo círculo eleitoral do Porto

Atriz / Coordenadora Nacional do Bloco

Atriz, co-fundadora da companhia de teatro “Visões Úteis” e ativista em movimentos culturais e de combate à precariedade.

Contacto


Nota biográfica

Catarina Martins é Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.

Biografia

Porta-voz da comissão política do Bloco de Esquerda desde 11 de novembro de 2012. Desde 26 de junho de 2016 que é a única coordenadora do BE, depois de dissolvida a Comissão Permanente que se seguiu à demissão de João Semedo. É deputada desde 2009 eleita pelo círculo eleitoral do Porto, cidade onde nasceu a 7 de setembro de 1973. Lá licenciou-se em Línguas e Literatura Moderna e fez um mestrado em Linguística. É co-fundadora da Companhia de Teatro Visões Úteis, criada em 1994, onde foi atriz.

Natural do Porto, onde nasceu em setembro de 1973, Catarina Soares Martins, é atriz e política, sendo líder do Bloco de Esquerda (BE) desde 2012 – primeiro, em conjunto com João Semedo, e de forma individual, desde 2014.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e com mestrado em Linguística, Catarina Martins foi uma das fundadoras da companhia teatral Visões Úteis, criada em 1994, onde trabalhou como atriz.

Em 2009 foi eleita deputada à Assembleia da República como independente nas listas do BE, partido a que adere no ano seguinte. 

Em 2012, dá corpo a um projeto de liderança inovador no panorama partidário português, ao assumir a chefia do BE em paridade com João Semedo. Dois anos depois, Semedo abandona o cargo, passando Catarina Martins a desempenhar as funções de porta-voz do partido e, em 2016, de coordenadora do BE.
 

Catarina Martins

Catarina Martins nasceu no Porto, em 1973. A infância foi passada de terra em terra: escola primária em São Tomé e em Cabo Verde; depois, em Aveiro. Com 18 anos, em Coimbra, frequenta a Faculdade de Direito, abandonando o curso depois, a meio do 3º ano. Já no Porto, conclui a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e um mestrado em Linguística. Actriz, encenadora, dramaturga. Fundadora em 1994, no Porto, da companhia de teatro Visões Úteis, na qual desenvolve actividadeprofissional até 2009, em festivais, escolas, aldeias do interior e bairros periféricos das cidades, em Portugal, mas também em Itália e Espanha. É co-autorade diversos textos de teatro e do ensaio de dramaturgia Visíveis na Estrada Através da Orla do Bosque.
Dirigente do CITAC, em Coimbra, entre 1993 e 1994. Dirigente da Plateia, associação de profissionais das artes cénicas, entre 2004 e 2009. Activistade movimentos culturais e de trabalhadores precários.
Deputada à Assembleia da República desde 2009. Coordenadora do Bloco de Esquerda desde 2012.

bibliografia

  • ordenação
  • Data Edição
  • Ranking

Mitos Urbanos

Parsifal PT

Edição:09-2015

667 - O Vizinho da Besta

Quasi Edições

Edição:04-2004

Visíveis na Estrada Através da Orla do Bosque

Quasi Edições

Edição:04-2003

Camões na Alemanha

Edições Minerva Coimbra

Edição:04-2000

Quem comprou este autor também comprou