Quem ensina aprende ao ensinar é quem aprende ensina ao aprender frases?

Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender , por isso não há docência sem discência , as duas se explicam e seus sujeitos , apesar das diferenças que os conotam , não reduzem à condição de objeto , um do outro

. O educador precisa se convencer de que ensinar não é transferir conhecimento , mas criar as possibilidades para a sua produção . Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que a humanidade descobriu que era possível ensinar . E quanto mais criticamente se exerce a capacidade de aprender tanto mais se constrói e desenvolve a curiosidade epistemológica . 1 . 1 - Ensinar exige rigorosidade metódica . O educador democrático deve reforçar a capacidade crítica do educando , sua curiosidade , sua submissão . Ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou conteúdo , mas se alonga à (...)

Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em relação uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se . Capítulo II As considerações ou reflexões até agora vêm sendo desdobramentos de um primeiro saber inicial apontado como necessário à formação docente . Saber que ensinar não é transferir conhecimento , mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção . 2 . 1 – Ensinar exige consciência do inacabamento O professor crítico é responsável , predisposto à mudança , à aceitação diferente . E como ser humano é inacabado porque está sempre em busca de conhecimentos . Também é necessário ao professor ser ético e capaz de intervir no mundo .

 Quando se reconhece a inconclusão do saber o sujeito permanece num processo social de busca . 2 . 3 – Ensinar exige respeito à autonomia O respeito à autonomia e a dignidade de cada um é uma necessidade ética , o professor que desrespeita a curiosidade do educando transgride os princípios éticos de nossa existência . 2 . 4 – Ensinar exige bom senso O educando precisa sempre avaliar sua prática educativa . O exercício do bom senso se faz no corpo da curiosidade . Quanto mais pomos em prática de forma metódica a nossa capacidade de indagar nos tornamos mais curiosos e mais críticos fortalecendo o nosso bom senso . 2 . 5 – Ensinar exige humildade , tolerância e luta em defesa (...)

(...) reflexões até agora vêm sendo desdobramentos de um primeiro saber inicial apontado como necessário à formação docente . Saber que ensinar não é transferir conhecimento , mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção . 2 .

Ensinar exige consciência do inacabamento O professor crítico é responsável , predisposto à mudança , à aceitação diferente . E como ser humano é inacabado porque está sempre em busca de conhecimentos . Também é necessário ao professor ser ético e capaz de intervir no mundo . 2 . 2 – Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado O educador deve ter consciência que é um ser inacabado e condicionado , porque assim , torna-se capaz de ir mais além . Quando se reconhece a inconclusão do saber o sujeito permanece num processo social de busca

 Ensinar exige bom senso O educando precisa sempre avaliar sua prática educativa . O exercício do bom senso se faz no corpo da curiosidade . Quanto mais pomos em prática de forma metódica a nossa capacidade de indagar nos tornamos mais curiosos e mais críticos fortalecendo o nosso bom senso . 2 . 5 – Ensinar exige humildade , tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores . A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente . O educando também deve cultivar a prática da humildade e da tolerância para poder respeitar a curiosidade do educando . 2 (...)

(...) Ensinar exige a apreensão da realidade O educador precisa ter clareza em sua prática educativa . Como o saber é uma característica humana cada professor sempre está atualizado em prática docente . 2 . 7 – Ensinar exige alegria e esperança . O envolvimento com a prática educativa jamais deve deixar de ser feito com alegria . A uma relação entre alegria necessária à atividade educativa e esperança . Professor e aluno juntos podem aprender , ensinar e produzir resistindo aos obstáculos que atrapalham a alegria no ambiente escolar . 2 . 8 – Ensinar exige a convicção que a mudança é possível No mundo o professor precisa constatar não para se adaptar e sim para mudar constatando ele se torna capaz de intervir na realidade , tarefa incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente a de nos adaptar a ela .

Exercer a sua curiosidade de forma correta é um direito que temos e devemos lutar por ele . Estimular a pergunta , a reflexão crítica , em vez de encarar as dúvidas com passividade em face das explicações discursiva do professor . CAPÍTULO 3 - Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática 3 . É a segurança que se expressa na firmeza com que atua e respeita a liberdade , que aceita rever-se de si mesma . Tendo segurança e autoridade a cada instante . 3 . 1 . Segurança com que autoridade docente se move na sua competência profissional , o professor tem que levar a sério a sua formação formadora . A liberdade e (...)

(...) educandos . 3 . 6 . Também é importante os professores escutar pacientemente e criticamente o outro . Portanto o educador que escuta aprende a difícil lição de mudar o seu contexto . 3 . 7 . A prática educativa do professor diz respeito a força , que nos adverte que a ideologia tem que ver diretamente com a ocultação dos fatos . 3 . 8 . Como professor não devo poupar oportunidade de dialogar com alunos a segurança com que me comporto ao discutir um tema , ao analisar um fato , seja , governamental ou outros . 3 . 9 . Neste texto o bem querer não significa que o professor tenha que selar o compromisso com os educandos de maneira igual e radical , é necessário descartar a falsa separação radical entre a seriedade e afetividade .

Quem ensina aprende ao ensinar é quem aprende ensina ao aprender a frase do educador Paulo Freire?

E quem aprende, ensina ao aprender” A frase acima, do educador Paulo Freire, é o extrato do que se vê na equipe docente responsável pela alfabetização em plena pandemia.

O que Paulo Freire quis dizer com a frase ensinar não é transferir conhecimento?

Insiste que "... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47), e que o conhecimento precisa ser vivido e testemunhado pelo agente pedagógico.

De quem é a frase quem ensina aprende duas vezes?

Quem ensina aprende duas vezes; quem pratica o que ensina aprende três; quem não pergunta, não aprende nada.

Quem é o autor da frase que se aprende?

É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. Aristóteles Ética a Nicômaco. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.