Quem foi a primeira ginasta a conquistar medalha de ouro pelo esporte?

Rebeca Andrade continua fazendo história. A ginasta brasileira conquistou a medalha de ouro e a segunda nos Jogos de Tóquio, colocando de vez o nome do Brasil no topo da modalidade. Rebeca já é a maior ginasta de todos os tempos do país e da América do Sul. A brasileira também é a primeira atleta do país a ganhar duas medalhas numa única Olimpíada. O pódio veio com 15.083 pontos, após dois saltos de execução difícil.

Histórica: Conheça a história de Rebeca Andrade, da periferia de São Paulo ao primeiro ouro da ginástica feminina

A prata ficou com a americana Mikayla Skinner, com14.916, e o bronze com a sul-coreana Seojeong Yeo, 14.733.

Rebeca ainda pode conquistar a terceira medalha nesta edição. Na segunda-feira, ela disputa a final do solo e chega como uma das candidatas ao pódio.

– Não foram os meus melhores saltos, mas isso é ginástica. Mas tirei nota suficiente para tirar o primeiro lugar. Estou muito feliz. Agora tenho duas! – disse Rebeca Andrade, que não coloca expectativas para o solo. – Espero fazer uma boa apresentação, só penso nisso.

Última tentativa? Entenda por que Simone Biles ainda pode competir a final da trave

Se levar mais uma medalha, Rebeca vai se igualar a Isaquias Queiroz, que lidera a lista de maior medalhista brasileiro com três medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos, no Rio-2016. Além dele, apenas quatro brasileiros ganharam mais de uma medalha numa única Olimpíada.

Aconteceu pela primeira vez em Antuérpia-2020 com dois atletas: Guilherme Paraense e Afrânio Costa no tiro da pistola livre de 50m. Além disso, cada um levou mais uma medalha: Guilherme foi ouro na pistola rápida de 30m e Afrânio, bronze na pistola livre de 50m.

Olimpíada: quem é Hebert Conceição, o segundo brasileiro a garantir o bronze ao boxe brasileiro em Tóquio

Em Atlanta-1996, o nadador Gustavo Borges foi prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre. Para completar a lista, César Cielo foi campeão olímpico nos 50m livre e bronze nos 100m livre.

Prova quase perfeita

Rebeca foi a terceira ginasta a se apresentar. Ela abriu sua competição com o elemento Cheng, um dos mais difíceis do código atual com nota de partida 6,000. Foi o salto que lhe valeu 15.400 na classificação do aparelho. Na final, recebeu 15.166 por causa do passo dado na chegada.

Especial: Conheça as histórias de Rebeca Andrade e de mais de 300 atletas brasileiros que disputam as Olimpíadas

No segundo salto, a brasileira arriscou o "Amanar", com duas voltas e meia, um dos elementos que mais forçam o joelho, e nota de partida de 5,800. Rebeca é uma das poucas ginastas a reproduzir o salto depois de cirurgia no local. Recebeu a nota 15,000. Na classificação, ela havia feito uma rodada flick com dupla pirueta, que tem nota de partida menor, mas a excelente execução elevou sua nota (14.800).

A principal concorrente, a americana Jade Carey, errou o primeiro salto, levou nota baixa e saiu da disputa. Restavam as russas. Principalmente, Angelina Melnikova, que já havia ganhado ouro por equipes e o bronze no individual geral em Tóquio. Mas a russa somou apenas 14.683. Rebeca já era prata.

Medalhômetro: Confira as chances de medalha do Brasil em cada modalidade na Olimpíada de Tóquio

Faltava apenas uma. Liliia Akhaimova não fez frente aos saltos de Rebeca. Todos no ginásio já sabiam quem seria o primeiro lugar. Antes mesmo da última russa executar os seus saltos, os cinegrafistas já se posicionavam na frente da brasileira. Em meia lua, para mostrar o exato momento da confirmação do ouro.

A ginasta Rebeca Andrade conquistou neste domingo (1º) a primeira medalha de ouro na ginástica artística para o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela venceu no salto e alcançou o lugar mais alto no pódio.

Quem foi a primeira ginasta a conquistar medalha de ouro pelo esporte?
Quem foi a primeira ginasta a conquistar medalha de ouro pelo esporte?

“Eu dedico a conquista da medalha de ouro a todo mundo, mas, em especial, ao meu treinador, Francisco Porath. A gente trabalhou muito e era um dos aparelhos em que eu tinha mais chance, como vocês sabem. Eu fiquei muito satisfeita. Acho que fico mais feliz com a felicidade dele do que com a própria medalha. Ele só quer me ver brilhar e a única forma que eu posso retribuir é com a minha ginástica e nosso trabalho. Eu pude fazer isso por ele na quinta, com a medalha de prata, e hoje, com a medalha de ouro. E é isso que eu vou buscar fazer, dar orgulho para as pessoas, para a minha família e pra mim”, disse Rebeca ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Rebeca Andrade é a primeira mulher brasileira a conquistar duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos!!!

Diva que fala, né mores? 🥇🥈

📸: Jonne Roriz/COB e Miriam Jeske/COB pic.twitter.com/oxHMNDtwSR

— Time Brasil (@timebrasil) August 1, 2021

É a segunda medalha de Rebeca Andrade nos Jogos de Tóquio. Ela já havia conquistado a prata no individual geral. Rebeca ainda tem chance de aumentar a sua coleção na final do solo, que será disputada nesta segunda-feira. "Estou bem centrada, amanhã tem mais um dia de competição, mais um dia que vou dar 110% de mim", disse. 

Assistindo em looping pic.twitter.com/3p3mC3ZDAN

— Time Brasil (@timebrasil) August 1, 2021

A paulista Rebeca Andrade, de 22 anos, fã da campeã mundial Daiane dos Santos, com essas duas conquistas, é a primeira brasileira na ginástica artística a conquistar o ouro e a prata em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos.

Antes de chegar aos dois pódios em Tóquio, a ginasta passou pela última de três cirurgias no joelho em meados de 2019, após romper o ligamento cruzado anterior do joelho pela terceira vez em quatro anos.

Rebeca conseguiu a nota 15,083 de média, após 15,166 no primeiro salto e 15,000 no segundo. A medalha de prata ficou com a norte-americana Mykayla Skinner, que obteve 14,916, e o bronze com a sul-coreana Yeo Seojeong, com 14,733.

*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro 

Qual foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do campeonato Mundial?

Rebeca Andrade tornou-se a primeira brasileira a conquistar o ouro em uma das provas mais prestigiadas da modalidade.

Quem foi a primeira ginasta olímpica?

Nadia Comăneci
Campeã olímpica
Especialidade
barras assimétricas e trave
Representante
Romênia
Nascimento
12 de novembro de 1961 (60 anos) Onești, Bacau
Nadia Comăneci – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Nadia_Comănecinull

Quem ganhou a primeira medalha de ouro olímpica da ginástica rítmica?

Assim, a primeira medalha de ouro olímpica do esporte ficou com a canadense Lori Fung. Em Seul-1988, o esporte conquistou o público e se popularizou.

Quem foi a primeira ginasta brasileira?

Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. ... Daiane dos Santos..