Quem inventou a internet foi um homem ou uma mulher?

Estrela de Hollywood e mãe do wi-fi É aqui que te apresentamos Hedy Lamarr, atriz e inventora que durante a Segunda Guerra Mundial criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas do EUA que serviria de base para a criação do Wi-fi e da telefonia celular.

Quando foi criado o Wi-fi?

Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.

Porque Hedy Lamarr inventou o Wi-Fi?

A ideia surgiu quando a dupla estava fazendo um dueto ao piano e começaram a “conversar” entre si alterando os controles do instrumento. Ou seja, Lamarr descobriu que, se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência, somente os dois poderiam se comunicar sem medo de serem interceptados pelo inimigo.

Como o Wi-fi foi descoberto?

Tudo começou na década de 30, durante a Segunda Guerra, quando Hedy e um amigo também inventor, George Antheil, criaram um aparelho de interferência de rádio que serviria para despistar radares nazistas. Logo depois, o equipamento foi patenteado em 1940 e batizado de “Hedwig Eva Maria Kiesler”.

Por que Wi-fi tem esse nome?

Ele se chamava Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). O consórcio lançou um selo chamado Wireless Fidelity que era utilizado para representar que um equipamento era compatível com a rede sem fio. Wi–Fi é uma abreviação do nome desse selo.

Em que geração surgiu o Wi-fi?

Como foi descoberta? O início do desenvolvimento do Wi-Fi se deu em 1989, quando o FCC (Federal Communications Commission), que é o órgão norte-americano similar a Anatel, autorizou a utilização de três faixas de frequência no desenvolvimento do padrão.

Qual a origem do nome Wi-Fi?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome Wi–Fi não tem um significado em especial – ao contrário do Hi–Fi de “High Fidelity”, ou “alta fidelidade”, usado em equipamentos de som). O “Wi” da sigla remete ao termo “wireless”, sem fio, em inglês.

Onde foi criado o Wi-Fi?

O início do desenvolvimento do Wi–Fi como conhecemos hoje, é datado de 1989, ano em que o FCC (Federal Communications Commission), órgão norte-americano similar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), autorizou a utilização de três faixas de frequência para que fosse possível desenvolver o padrão.

O que significa a palavra Wi-Fi?

Wi–Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi–fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.

Como se escreve Wi-Fi em português?

wi-fi |uaifai| [ Informática ] Tecnologia de comunicação de informação sem uso de cabos eléctricos , nomeadamente através de frequências de rádio, infravermelhos, etc. 2. [ Informática ] Que funciona com essa tecnologia de comunicação sem cabos eléctricos (ex.: ligação wi-fi; rede wi-fi). Confrontar: hi-fi.

Como o Wi-Fi foi descoberto?

Tudo começou na década de 30, durante a Segunda Guerra, quando Hedy e um amigo também inventor, George Antheil, criaram um aparelho de interferência de rádio que serviria para despistar radares nazistas. Logo depois, o equipamento foi patenteado em 1940 e batizado de “Hedwig Eva Maria Kiesler”.

Como surgiu a expressão Wi-Fi?

A expressão Wi–Fi surgiu como uma alusão à expressão High Fidelity (Hi–Fi), utilizada pela indústria fonográfica na década de 50. Assim, a o termo Wi–Fi nada mais é do que a contração das palavras Wireless Fidelity, algo que se traduzido não representa muito bem a tecnologia em questão.

O que foi Fi?

fi (Finlândia) é um Domínio de topo da Finlândia na Internet. Ele é operado pela FICORA, a Autoridade Regulamentória de Comunição Finlandesa. Em 4 de Dezembro de 1986 uma aplicação para registrar o domínio de topo para Finlândia foi enviado pelo Grupo de Usuários Finladêses Unix de Tampere.

Quem inventou a internet foi um homem ou uma mulher?

Hedy Lamarr: a “mãe do Wi-fi” (1914 – 2000)


   Hedy Lamarr é, na verdade, o nome artístico da cientista Hedwig Eva Marie Kiesler, responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Lamarr nasceu em Viena em 1914, possuía ascendência judia e desde pequena recebeu uma educação excepcional, pois para seus pais era algo essencial para a sobrevivência [1].

   Lamarr foi uma atriz muito famosa, principalmente por conta de seu papel polêmico (para a época) em “Êxtase”; seu marido, nesse período, até tentou destruir todas as cópias do filme. Em 1933, mesmo ano do lançamento do filme, Hedy se casou novamente com um homem controlador, que a mantinha em cativeiro e a levava para reuniões nazistas. Mas, felizmente, ela conseguiu fugir do país em 1937vendendo suas jóias e naturalizando-se norte-americana em 1953 [2, 3].

   Porém, como foi dito anteriormente, Hedy Lamarr foi uma cientista e durante a Segunda Guerra Mundial ela inventou, em parceria com George Anthiel, um aparelho de interferência em rádio para despistar os radares nazistas, isto porque Hady, ao realizar um dueto com George, tocando piano, percebeu que se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência, os dois poderiam se comunicar sem medo de serem interceptados [2]. No entanto, sua invenção foi rejeitada pelo Conselho Nacional de Inventores por conta do machismo, o que levou ao fracasso dos torpedos americanos por conta de sua imprecisão [3].

   Sua invenção só passou a ser utilizada oficialmente em 1962 na Crise dos Mísseis e ficou conhecida somente em 1997 quando a Electronic Frontier Foundation premiou a cientista por sua contribuição para a ciência. E, logo no ano seguinte, a Ottawwa Wireless Technology adquiriu parte de sua patente e a partir da ideia inicial de Hady diversas tecnologias de comunicação foram criadas, como as conexões Wi-fi e CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código)e é por esse motivo que a cientista é conhecida como a “mãe do telefone celular” ou “mãe do Wi-fi” [2, 3].

   Contudo, a cientista não lucrou com suas invenções e recebeu pouca notoriedade da comunidade científica em relação aos outros cientistas da época. Felizmente, depois de anos, em 1997, recebeu do governo estadunidense uma menção honrosa por “abrir caminhos nas fronteiras da eletrônica” [2].

   No final dos anos 1960, a atriz e cientista parou de trabalhar nos cinemas e em 1966 o renomado cineasta Andy Wrhol criou o curta-metragem “Hedy” em sua homenagem, falando sobre sua vida, e no mesmo ano Lamarr lançou sua autobiografia. Durante seus últimos anos de vida, a cientista viveu isolada em sua casa localizada em Orlando [2].

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira

Referências:

[1] Ciência Hoje. A mente brilhante de Hedy Lamarr. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-mente-brilhante-de-hedy-lamarr/. Acesso em: 23/01/2021.

[2] Patrícia Gnipper. Mulheres Históricas: Hedy Lamarr, a atriz que inventou a base para o Wi-fi. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-hedy-lamarr-a-atriz-que-inventou-a-base-para-o-wi-fi-77347/. Acesso em: 14/01/2021.

Quem criou o Wi

Hedy Lamarr, uma atriz e inventora austríaca naturalizada americana inventou, como numa brincadeira, a base para a comunicação WiFi.

Quem foi a primeira pessoa a inventar a internet?

Oficialmente, o criador da internet foi Tim Berners-Lee. Ou melhor, ele é o criador do sistema WWW – World Wide Web.

Como o homem descobriu a internet?

Arpanet e o começo da internet Originalmente conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com recursos da NASA e do Pentágono, a Arpanet usava comutação de pacotes, ou seja, a transferência de pequenos bits de dados através de redes diferentes para intercomunicação entre computadores.

Como se chama a pessoa que criou a internet?

Nascimento da World Wide Web Em 1989, Tim Berners-Lee desenvolveu aWorld Wide Webpara facilitar o trabalho colaborativo no CERN. Basicamente, a WWW funciona como um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web conectado à Internet.