Quem são respectivamente os doadores e receptores universais em relação ao sistema ABO?

Questão 1

Na espécie humana podemos distinguir quatro tipos sanguíneos diferentes: A, B, AB e O. Imagine que uma pessoa possui tipo sanguíneo O. Marque a alternativa que indica as características desse tipo sanguíneo.

a) Possui aglutinogênios A e aglutinina anti-B.

b) Possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A.

c) Possui aglutinogênio AB e não possui aglutininas.

d) Não possui aglutinogênio e possui aglutininas anti-A e anti-B.

Questão 2

Sabemos que pessoas do tipo AB são também chamadas de receptoras universais. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo pelo qual elas recebem essa denominação.

a) Pessoas com sangue do tipo AB apresentam aglutininas anti-A e anti-B e, por isso, não ocorre aglutinação em contato com nenhum tipo sanguíneo.

b) Pessoas com sangue do tipo AB não apresentam nenhuma aglutinina e, por isso, não ocorre nenhuma reação de aglutinação.

c) Pessoas com sangue do tipo AB possuem os aglutinogênios A e B, além de aglutininas anti-A e anti-B, podendo assim receber qualquer tipo sanguíneo.

d) Pessoas com sangue do tipo AB não possuem nenhum aglutinogênio, sendo assim não ocorre reações de aglutinação.

Questão 3

Imagine que você é um professor de biologia e seus alunos lhe pediram para que realizasse uma aula a respeito de tipagem sanguínea. Você comprou todos os reagentes necessários e fez as reações de aglutinação. Observe os resultados abaixo:

Reação com soro anti-A: não aglutinou

Reação com soro anti-B: aglutinou

Baseando-se nesses dados, é possível concluir que o sangue é do tipo:

a) A

b) B

c) AB

d) O

Questão 4

(FEI-SP) Nas hemácias de um indivíduo pertencente ao grupo sanguíneo B:

a) Existe o aglutinógeno B.

b) Existe o aglutinógeno A.

c) Existe a aglutinina A.

d) Existe a aglutinina B.

e) Existem o aglutinógeno A e a aglutinina B.

Questão 5

(UFG) É necessário o conhecimento do tipo sanguíneo, em caso de transfusão. Em relação ao sistema ABO, indique as proposições corretas:

a) ( ) Indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para pessoas do seu próprio tipo sanguíneo e para os demais.

b) ( ) Indivíduos do grupo AB podem receber sangue de qualquer tipo.

c) ( ) indivíduos portadores de sangue do tipo A possuem aglutinogênios A.

d) ( ) Indivíduos do grupo B possuem aglutinina anti-A.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. O sangue tipo O não apresenta aglutinogênios em suas hemácias, entretanto possui aglutininas anti-A e anti-B em seu plasma. Isso faz com que uma pessoa do tipo O só possa receber sangue do tipo O.

Resposta Questão 2

Alternativa “b”. Por não possuírem aglutinina, ou seja, anticorpos no plasma, essas pessoas podem receber sangue de outros tipos sem risco de acontecer aglutinação.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. O sangue é do tipo B, pois o soro anti-B reagiu com o aglutinogênio B das hemácias, causando sua aglutinação.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Em hemácias de indivíduos que apresentam sangue B, encontramos aglutinogênio B, e no plasma, aglutininas anti-A.

Resposta Questão 5

Todas as alternativas estão corretas. A) Indivíduos do grupo O podem doar sangue para todos por não possuírem aglutinogênios em suas hemácias. B) Indivíduos AB recebem sangue de todos os tipos por não possuírem aglutininas em seu plasma. C) Indivíduos com sangue tipo A possuem em suas hemácias aglutinogênio A e, em seu plasma, possuem aglutinina anti-B. D) Indivíduos do grupo B possuem em suas hemácias aglutinogênio B e, em seu plasma, aglutinina anti-A.

A história da doação de sangue é mais antiga do que muitos imaginam. Em 1667, o médico francês Jean-Baptiste Denys, que atendia o rei Luís XIV, realizou o primeiro caso documentado de transfusão da história, ao transferir sangue de ovelha a um menino de 15 anos. O procedimento, surpreendentemente, não causou a morte do garoto. Provavelmente, a quantidade foi pequena e seu organismo conseguiu reagir contra a substância inadequada. Outras tentativas, porém, acabaram por tirar a vida de várias pessoas. Mesmo assim, já estavam plantadas as sementes da transfusão e da doação de sangue.

A descoberta dos grupos sanguíneos

Em 1900, final do Século 19, Karl Landsteiner, o imunologista austríaco, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagulava ao ser misturado com o de outra pessoa. Assim era descoberto o primeiro e mais importante sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO.1 De lá para cá, os estudos hematológicos e a tecnologia tornaram o ato de doar sangue seguro e indispensável para salvar milhões de vidas.

O sistema Rh: quem doa para quem...

Décadas após a descoberta do sistema de grupo sanguíneo ABO, outro fato revolucionou a prática da medicina transfusional: a identificação do fator Rh.2 Cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemácias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos)3. É importante conhecer o tipo sanguíneo em relação ao sistema Rh, pois isso evita reações de incompatibilidade numa transfusão de sangue.

Além do sistema ABO, o mais conhecido com 8 tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O- , há tipos de sangues raros como o Bombay – considerado falso O – ; e o "sangue dourado" que tem RH Nulo (não conta com nenhum tipo de antígeno).4

Se você ainda não conhece seu tipo sanguíneo, não se preocupe, hospitais e centros hematológicos fazem testes antes da doação. É importante saber, no entanto, quem doa para quem, principalmente para evitar incompatibilidades, que podem inclusive levar à morte.

No sistema ABO, há dois tipos de sangue especiais: o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo; e o AB+, o receptor universal, que recebe todos os tipos de sangue desse sistema sanguíneo, sejam fator positivo ou não. Anote as combinações:

A+ > doa para A+ e AB+

A- > doa para A+, AB+, A-, AB-

B+ >; doa para B+ e AB+

B- > doa para B+, AB+, B-, AB-

O+ >; doa para O+, A+, B+, AB+

O- > doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-

AB+ > doa para AB+

AB- > doa para AB+ e AB-

Quem recebe de quem

A+ > recebe doação de A+, A-, O+ e O-

A - > recebe doação de A- e O-

B+ > recebe doação de B+, B-, O+ e O-

B- >; recebe doação de B- e O-

AB+ > recebe doação de A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-

AB- > recebe doação de A-, B-, O- e AB-

O+ >; recebe doação de O+ e O-

O- > recebe doação de O-

Doe sangue!

Fazer uma doação é um ato de cidadania. Não hesite em exercê-lo, procurando hospitais ou bancos de sangue de sua cidade. Clique aqui e conheça os requisitos para doar sangue.

Referências

1;2;3 http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/estudantes.html

Quem são os doadores e receptores universais?

Quem apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutininas no plasma e por isso pode receber qualquer tipo de sangue, sendo por isso chamado de receptor universal. Entretanto, as pessoas que apresentam o sangue tipo O e que possuem os dois tipos de aglutininas no plasma só poderão receber sangue tipo O.

Quem é O receptor universal no sistema ABO?

Receptor universal Esse é o grupo sanguíneo AB+. Como você já viu, o portador do sangue AB+ possui o aglutinogênio A e B e, devido ao fator Rh positivo, já que não possui a aglutinina. Sendo assim, os dois aglutinogênios presentes nesse grupo não sofrem reações adversas com a presença de outro sangue.

São grupos sanguíneos considerados doador e receptor universal respectivamente?

Por não possuir aglutinogênio (antígeno) em suas hemácias, o sangue tipo O é considerado o doador universal, podendo ser doado para pacientes com qualquer tipo sanguíneo. O sangue do tipo AB é denominado como receptor universal.

Quais tipos sanguíneos são considerados doadores universais ou receptores universais explique O porquê?

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.