Por que a radiação ultravioleta é prejudicial para os seres humanos?

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV), é a radiação mais energética emitida pelo sol, correspondendo por volta de 9% do total emitido que chega até a superfície da Terra. Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível (daí o nome ultravioleta, pois o violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar). Essa radiação apresenta riscos à saúde do ser humano, mas antes de entrar em contato com a pele contamos com um filtro natural que é a camada de ozônio (O3). Essa camada forma-se na atmosfera terrestre e atua como um escudo, impedindo que a maior parte da radiação ultravioleta alcance a superfície do planeta. No entanto, essa camada protetora vem sendo destruída e se tornando mais finas em diversas regiões do planeta, graças aos produtos fabricados pelo homem, originando os buracos na camada de ozônio. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC.

Por que a radiação ultravioleta é prejudicial para os seres humanos?

Radiação Ultravioleta A – UVA

Os raios UVA são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio. Sua intensidade é constante, incidem igualmente durante todas as estações do ano, dias e diferenças climáticas, ou seja, os raios atingem da mesma forma em um dia ensolarado e um dia de chuva. Esses raios atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo envelhecimento, participação em alergias e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

Radiação Ultravioleta B – UVB

Cerca de 90% da radiação UVB é absorvida pela camada de ozônio da atmosfera e, por isso não chega à superfície. Porém, diferente do UVA, a intensidade dos raios aumenta significativamente durante o verão, em especial durante o período entre as 10h e 16h, quando a intensidade atinge os níveis máximos. Os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares, que causam vermelhidão, também são responsáveis pelas alterações celulares que predispõem o organismo ao câncer de pele.

Radiação Ultravioleta C – UVC

Os raios UVC são os mais perigosos para o ser humano, no entanto, praticamente não chegam à superfície terrestre sendo filtrados, absorvidos e refletidos pelo oxigênio e pela camada de ozônio. Essa radiação é penetrante e danosa a saúde, e os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. Por este motivo, é muito importante proteger a camada de ozônio, para evitar que estes raios cheguem à superfície da Terra.

Por que a radiação ultravioleta é prejudicial para os seres humanos?

Os malefícios dos raios ultravioleta:

Os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão. Expor-se a esse tipo de raios pode fazer com que apareçam sardas, manchas, até mesmo câncer. Ao atingir os olhos, essa radiação pode provocar o surgimento da catarata, doença caracterizada por lesões oculares que tornam o cristalino (espécie de lente dos nossos olhos) opaco, levando à perda parcial ou total da visão. Os cientistas estimam que, para cada 1% de perda da camada de ozônio, podem surgir cerca de 50 mil novos casos de câncer e 100 mil problemas oftalmológicos ao redor do mundo.

Os benefícios:

Embora a exposição excessiva aos raios UV possa ser prejudicial, em pequenas quantidades ela é benéfica. Isso porque esses raios estimulam a produção de vitamina D pelo organismo. Esta vitamina promove a absorção do cálcio, mineral essencial para a boa formação de dentes e ossos. No entanto, é preciso tomar cuidado: a exposição ao sol deve ser moderada e sempre em horários de menor incidência – antes das 10h e após as 16h.

Como se proteger?

Para que possamos aproveitar somente os benefícios e nos prevenir dos malefícios, é importante usar o filtro solar, atentando para que seja eficaz na proteção contra os dois tipos de emissão que ultrapassam a camada de ozônio: UVA e UVB. Fique muito atento ao fator de proteção, normalmente emitido nas embalagens como FPS. Esse número irá determinar de quanto em quanto tempo deve ser feita a reaplicação do protetor. Outra forma de prevenir-se contra os malefícios, é usar óculos escuros que tenham proteção, evitando, dessa forma, problemas como cataratas e perda de visão. Por fim, a utilização de películas automotivas 3M, que bloqueiam até 99% dos raios UV, garantem que suas viagens e passeios sejam mais seguros. A película automotiva indicada é a da Série Crystalline uma vez que é permitida por lei a ultilização no parabrisa. Ela bloqueia até 99% da luz ultravioleta (UV), fornecendo um Fator de Proteção Solar (FPS) de até 1000, rejeitando mais calor, do que a maioria das películas escuras, sem alterar a aparência do veículo. Para saber mais sobre a Crystalline clique aqui.

Por que a radiação ultravioleta é prejudicial para os seres humanos?

Envelhecimento precoce

Durante 28 anos de sua vida este senhor trabalhou dirigindo um caminhão nos Estados Unidos, expondo mais seu lado esquerdo do rosto ao sol, o que provocou envelhecimento precoce, ou fotoenvelhecimento mais intenso do lado esquerdo, justamente pela ação da radiação ultravioleta (UV).

Por que a radiação ultravioleta é prejudicial para os seres humanos?

Porquê a radiação ultravioleta é prejudicial aos seres humanos?

A radiação ultravioleta da luz solar é crucial para a síntese de vitamina D na pele e em outros aspectos fisiológicos da vida humana. Entretanto, ocasiona uma variedade de efeitos patológicos, como queimaduras, mudanças de pigmentação da pele, alterações imunológicas e neoplasias.

Quais benefícios é malefícios da radiação UV no corpo humano?

A exposição moderada à radiação ultravioleta traz benefícios ao nosso corpo, como a produção de vitamina D e o tratamento de algumas doenças. Entretanto, uma exposição exagerada à radiação ultravioleta, sem os devidos cuidados, pode causar queimaduras na pele, cegueira e até mesmo câncer.

Quais são os efeitos danosos causados pela radiação ultravioleta no corpo?

Dentre as radiações emitidas pelo sol, as radiações ultravioletas (UV) são as mais nocivas ao ser humano. Os principais efeitos maléficos destas radiações são manchas e perda da elasticidade, descamação, perda de água e ressecamento da pele, queimaduras solares ou eritema, e o bronzeamento.

Por que a radiação ultravioleta é muito mais prejudicial para os tecidos vivos do que a radiação infravermelha?

A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele.