Por que pessoas Testemunhas de Jeová não aceitam receber transfusões de elementos sanguíneos bolsas de sangue plasma etc )?

Grátis

3 pág.

Por que pessoas Testemunhas de Jeová não aceitam receber transfusões de elementos sanguíneos bolsas de sangue plasma etc )?

Por que pessoas Testemunhas de Jeová não aceitam receber transfusões de elementos sanguíneos bolsas de sangue plasma etc )?

  • Denunciado


Pré-visualização | Página 1 de 1

· ROTEIRO DE ATIVIDADE PRESENCIAL 1
Disciplina: Bioética e Biossegurança 
Unidades Temáticas do Material Didático: 1 e 2
Professor(a): Suellen Laís Vicentino Vieira 
Atividade Na presente atividade será recordado conceitos importantes da bioética, para a posterior aplicação para a resolução e/ou reflexão de um estudo de caso. 
1. Conteúdos
 Esta atividade contempla as unidades 1 e 2, com os principais conteúdos abordados: Ética, moral, origens, definição e princípios da bioética, declaração dos direitos do paciente, segurança profissional. 
2. Objetivo da atividade
 Desenvolver o senso crítico e reflexivo acerca de um assunto polêmico, baseando-se nas aplicações bioéticas. 
3. Importância do Conteúdo
Ao final desta atividade o aluno deve ser capaz de compreender a importância da bioética profissional e a relação do respeito às escolhas que são tomadas. Realizar a diferenciação entre ética, direito e respeito. 
4. Contextualização e preparação para o estudo
 A ética é algo da qual as pessoas apresentam certa dificuldade de contextualizá-la e em determinadas situações até mesmo aplicá-las frente a situações críticas e principalmente no seu dia-a-dia. Muitas vezes parece que se nos deparamos com uma situação difícil e que não envolvam você ou sua família, a capacidade de pensar criticamente, julgar, apontar fica bem mais fácil, porém como nos envolve ou alguém próximo a nós, você pode perceber que a história muda. Quer um exemplo fácil, a educação de uma criança, imagine a situação de ver uma mãe, gritando com uma criança (sem violência física) no meio do supermercado porque a criança está chorando por querer um doce e a mãe não quer comprar o doce (provavelmente você já presenciou algo semelhante). Agora você já parou para pensar quantos julgamentos já foram levantados em relação a essa mãe e a essa criança pelos olhares de várias pessoas que veem essa cena. Será que é correto alguém tentar acalmar a criança? Será justo alguém criticar a mãe pela atitude? Será que é ético alguém que nem filho tenha, querer se intrometer na situação? Será, será, será… muitas coisas podem passar pela nossa mente, mas “será” que estamos pensando eticamente? Será que estamos aplicando princípios éticos nos julgamentos? Baseado nas reflexões que fizemos neste contexto e nas dúvidas que possivelmente surgiram, as atividades seguintes propostas irão te ajudar a solidificar melhor a questão discutida dentro dos princípios éticos. Aproveite ao máximo esse momento para avaliar seus pensamentos e desenvolver um posicionamento mais crítico e reflexivo. Bons estudos! 
5. Descrição da atividade 
1ª Etapa da atividade consta que antes da resolução do estudo de caso, pesquise e respondas as seguintes questões que vão auxiliá-lo no pensamento e elaboração (resolução) do caso que virá a seguir (as respostas podem ser encontradas nas unidade 1 e 2 do guia de apoio): 
1. Defina bioética, respeito e moral: 
2. Diferencie liberdade de livre-arbítrio: 
3. Como se conceitua autonomia, beneficência, não maleficência e justiça (modelo principialista de ética). 
Estudo de Caso: 
Pense na seguinte situação: Um paciente, homem, 24 anos, dá entrada ao pronto socorro após sofrer um sério acidente ao andar de skate. O paciente teve diversas fraturas e perda de sangue devido a uma fratura exposta na perna. A conduta médica inicial foi a ressuscitação cardiorrespiratória do paciente, imediatamente a médica que atendeu o rapaz, solicita bolsas de sangue, porém segundos antes de iniciar a transfusão, visualiza no pescoço do rapaz um cordão com uma placa de identificação descrito “testemunha de Jeová". Instantaneamente a médica solicita a interrupção da transfusão (que ainda não havia iniciado). A única solução na visão médica daquele momento em diante era aguardar a recuperação do rapaz. Quando a família do rapaz chega ao hospital, a médica explica a situação clínica do paciente, e enfatiza que uma transfusão de componentes sanguíneos seria no momento a melhor chance de recuperação e salvar a vida do jovem. A família, convicta em sua crença, mantém sua posição. A médica utiliza de todos os recursos ao seu alcance da qual não contempla transfusões mas infelizmente o rapaz veio a óbito. 
2ª Etapa da atividade deve ser realizada individualmente no caráter de pesquisa (tempo necessário: 50 minutos) - Caso o acadêmico possua algum conhecido que possa conversar e ter idéias e opiniões sobre o assunto. 
obs.: para a realização desta atividade os acadêmicos devem conter o artigo “Aspectos éticos e jurídicos da recusa do paciente testemunha de Jeová em transfusão de sangue” disponibilizado no moodle. 
1) Por que os hospitais adotam protocolos de transfusão de sangue em procedimentos emergenciais? Será que existiria outra opção? 
2) Por que pessoas “Testemunhas de Jeová” não aceitam receber transfusões de elementos sanguíneos (bolsas de sangue, plasma, etc.)?
3) Na posição da médica, que em seu juramento, promete salvar vidas, fez certo sabendo que não transfundir o sangue estava “declarando a sentença de morte” do rapaz? Será que pode ser considerada uma omissão de socorro?
4) Na posição da mãe ou pai do rapaz, sabendo que seu filho está a “beira da morte” e que neste momento somente uma transfusão sanguínea (o que vai contra suas crenças) pode salvá-lo, você se manteria firme na crença ou mudaria sua decisão na busca de salvar o filho. 
3ª Etapa da atividade, deverá ser grupos de até 4 pessoas. As respostas de cada questão deverão ser discutidas e os grupos deverão entrar em um consenso quanto às respostas (tempo necessário: 40-50 minutos). - 
4ª Etapa da atividade os grupos deverão debater entre si as questões a fim de refletirem as, respostas, opiniões e posicionamentos (tempo necessário: 40-50 minutos) -
6. Fontes de pesquisa Google Acadêmico
Youtube
https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-testemunhas-jeova-nao-transfusao-sangue/ 
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347
https://www.mastereditora.com.br/periodico/20131010_130543.pdf
Material de Apoio das Unidades 1 e 2 do Módulo de Bioética e Biossegurança 
JUNIOR, P.B., GARCIA, P.C. Manual de transfusão para médicos. Botucatu, 2017. Disponível em < http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2018/01/MANUAL-DE-TRANSFUS%C3%83O-SANGU%C3%8DNEA-PARA-M%C3%89DICOS.pdf> 
SANCHES, M.A. Bioética e Planejamento familiar. 1ª Ed. Editora Vozes, 2014. 
FILHO, I. J. Bioética: Fundamentos e Reflexões. 1ª Ed. Atheneu. 2017.
Biblioteca Virtual 
Sugestão: Assista o capítulo 13, 9ª temporada, que você pode hipotetizar mais situações.

Porque Testemunha de Jeová não pode transfundir sangue?

Um dos preceitos seguidos pelos Testemunhas de Jeová em sua religião é o de que introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de Deus, pois, segundo eles, o procedimento contraria o que está previsto nas passagens bíblicas.

O que acontece se Testemunha de Jeová recebe sangue?

As Testemunhas de Jeová não fazem uso do sangue de nenhuma das formas. O ordenamento jurídico brasileiro não possui lei ou norma que obriguem um paciente a submeter-se à transfusão sanguínea e tampouco que obriguem um médico omitir-se diante da vontade de tal paciente.

Como proceder em relação a transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová?

1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis. 2º - Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis.

É possível transfusão de sangue em Testemunha de Jeová decide o STJ?

Justiça brasileira decide: risco iminente de morte obriga médico a fazer transfusão de sangue em testemunha de Jeová, mesmo contra a vontade da família.