Quero mudar de operadora com o mesmo numero

Agora é mais fácil mudar de operadora e ficar com o mesmo número

Se mudar de operadora e quiser manter o número de telemóvel, já só precisa de indicar à nova fornecedora o seu código de portabilidade. Medida da Anacom promete descomplicar as portabilidades.

Mudar de operadora móvel e ficar com o mesmo número de telemóvel ficou “mais simples”. Desde sábado que as empresas de telecomunicações passaram a ter de comunicar aos clientes um código que permite fazer a portabilidade do número. A medida foi anunciada pela Anacom.

Em comunicado, o regulador adianta que “essa maior simplificação decorre do facto de o pedido eletrónico de portabilidade entre prestadores passar a processar-se através de um código de validação de portabilidade (CVP) que está em vigor desde sábado”.

Ou seja, de acordo com as alterações ao regulamento da portabilidade decididas pela Anacom, “os operadores tinham que gerar e enviar aos clientes até ao dia 11 de maio, o passado sábado, os CVP dos seus clientes, que terão que ser indicados sempre que se faz um pedido de portabilidade do número”.

O envio do CVP é feito na fatura para quem tem serviços pós-pagos (assinatura) ou por SMS no caso dos pré-pagos (carregamentos).

“Este código, constituído por 12 dígitos e que permite ao novo operador identificar o assinante e o seu número de telefone quando recebe um pedido de portabilidade, também pode ser obtido na área reservada dos sites dos operadores, ou através de contacto telefónico ou SMS enviado a partir do número que se quer portar”, acrescenta o regulador.

“Dependendo da opção do operador pode existir um CVP por cada um dos números do cliente ou um CVP associado a todos os números”, refere.

“Releva-se que a portabilidade é efetuada sem ser necessário que os operadores troquem entre si a documentação necessária para portar o número. Desta forma pretende-se reduzir as elevadas taxas de rejeição de pedidos de portabilidade, que rondam atualmente os 18% no caso dos números móveis e os 9% no caso dos fixos”, explica o regulador.

“As matérias relacionadas com as dificuldades e atrasos na portabilidade são um dos assuntos mais reclamados junto da Anacom e dos operadores, as quais em diversos casos têm conduzido à instauração de processos de contraordenação e aplicação de coimas”, acrescenta.

“Releva-se ainda que os assinantes continuam a ter direito às compensações que estão em vigor, de 2,5 euros por dia e número portado, nos casos de atrasos na portabilidade; e quando exista interrupção do serviço por motivo de portabilidade, caso em que valor por número portado e por dia é de 20 euros”, conclui o regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Insatisfeito com a sua operadora de telecomunicações? Saiba como mudar de operadora em 3 passos! Mostramos-lhe também como mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número.

Índice :

  1. Como mudar de operadora?
  2. Como mudar de operadora de telemóvel?
  3. Perguntas Frequentes sobre Como Mudar de Operadora

Como mudar de operadora?

Serviços que não cumprem com o prometido, condições que não o satisfazem ou complicações decorrentes do contrato são apenas alguns dos motivos que o podem levar a querer mudar de operadora.

Por norma, o processo de mudança de operadora não é muito complexo. Ainda assim, deixamos-lhe um guia com 3 passos para mudar de operadora facilmente.

🔐 1. Verificar período de fidelização

Os longos períodos de fidelização são já uma constante nos contratos de telecomunicações. Quase todos os pacotes de serviços incluem 24 meses de fidelização.

Se quer mudar de operadora de telecomunicações a primeira coisa a verificar é o período de fidelização do seu contrato atual.

Já não tenho fidelização

Se já não tem um período de fidelização a decorrer pode mudar de operadora quando quiser.

Ainda estou fidelizado

Se ainda está fidelizado, consulte os motivos que lhe permitem rescindir um contrato no período de fidelização.

Se o seu período de fidelização já terminou ou se tem um contrato sem fidelização pode mudar de operadora a qualquer momento.

Por outro lado, se ainda está vinculado à operadora atual, poderá ter que pagar uma indemnização se mudar de operadora.

Ao fazer a mudança de operadora com um contrato com fidelização em vigor irá gerar incumprimento contratual com a operadora, que lhe pode cobrar um valor de indemnização.

Mas existem algumas situações em que é possível mudar de operadora com fidelização em curso.

Em que situações posso mudar de operadora com fidelização?

Existem algumas situações excecionais em que pode mudar de operadora com fidelização: emigração, desemprego, óbito do titular ou incumprimento da operadora.

Em qualquer um destes casos poderá rescindir o contrato atual sem custos e mudar de operadora.

⚖️ 2. Comparar os preços e condições das operadoras

O 2º passo para fazer uma mudança de operadora consciente é comparar os pacotes e preços das operadoras para escolher o melhor serviço para si.

No momento de escolher a nova operadora, deve ter em conta o seguinte:

Serviços que quer contratar

Quer um pacote com TV Net e Voz? Ou só internet? Ou outros serviços? É importante saber exatamente quais os serviços que quer contratar.

Cobertura disponível na morada

Faça o teste de cobertura para saber se a nova operadora tem cobertura na sua morada.

O número de canais do seu pacote é suficiente ou gostaria de ter mais canais? A velocidade de internet é adequada ou precisa de mais MB? Quer associar o telemóvel ao pacote fixo? Deve fazer todas estas perguntas no momento de mudar de operadora.

Se já sabe quais os serviços que precisa só tem que escolher a operadora que quer contratar. Deve escolher a operadora com base nos pacotes e na cobertura disponível (Fibra, ADSL ou Satélite).

Para o ajudar a mudar de operadora de telecomunicações deixamos-lhe alguns artigos de comparação das principais operadoras em Portugal.

Quero mudar de operadora com o mesmo numero

Quer comparar as principais operadoras?

Após escolher os serviços e a operadora, segue-se o terceiro e último passo para a mudança de operadora: contratar!

✔️ 3. Contratar nova operadora

O 3º e último passo para mudar de operadora é contratar o novo serviço com a nova operadora.

Um aspeto importante a ter em conta é que tem sempre que cancelar o serviço na operadora atual, independentemente de ter ou não período de fidelização.

Cancele o contrato com a operadora atual! Mesmo que já tenha terminado o período de fidelização do seu contrato, tem sempre que cancelar o serviço com a sua operadora atual antes de mudar de operadora. Se não cancelar o contrato atual e fizer um novo contrato com uma nova operadora vai receber 2 faturas para pagar no final do mês.

Seja qual for a nova operadora, existem várias formas de realizar o novo contrato. Estas são as mais comuns: 👇︎

  • Como posso contratar uma nova operadora?
  • Por telefone
  • Numa loja da operadora
  • Vendas porta a porta
  • (entre outros)

Prefere falar com um assistente?

Se prefere falar com um assistente para lhe indicar como mudar de operadora entre em contacto com a nossa equipa.

211 451 227 Falar com um assistente

Como mudar de operadora de telemóvel?

O processo para mudar de operadora de telemóvel é muito semelhante ao que lhe mostrámos anteriormente (ver como mudar de operadora).

Recapitulamos os passos mais importantes para mudar de operadora de telemóvel. 👇︎

Como mudar de operadora?

  1. Certifique-se de que não tem um período de fidelização a decorrer
  2. Compare as ofertas do mercado
  3. Contrate com a nova operadora

Se tem um tarifário do tipo pré-pago (de carregamentos) não tem que se preocupar com o período de fidelização e pode mudar de operadora de telemóvel a qualquer momento.

Por outro lado, se tem um tarifário do tipo pós-pago (de fatura), verifique se tem algum período de fidelização a cumprir antes de mudar de operadora de telemóvel.

Fez uma troca de pontos recentemente? Se fez uma troca de pontos recentemente com a sua operadora pode estar fidelizado! Uma das regras mais comuns da troca de pontos é a condição de permanecer na operadora por 18 meses após a troca. Consulte todas as condições do seu tarifário/contrato antes de mudar de operadora de telemóvel.

Mas o que acontece muitas vezes é que queremos mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número. Se é este o seu caso, deve fazer uma mudança de operadora por portabilidade.

No tópico seguinte mostramos-lhe como mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número.

Mudar só o tarifário Se quer apenas mudar o tarifário do seu telemóvel clique no link para saber como mudar de tarifário e qual o custo associado (se aplicável).

Como mudar de operadora e manter o mesmo número?

Para mudar de operadora sem mudar de número esta é a única forma possível. A portabilidade deve ser pedida junto da nova operadora que quer contratar.

A Selectra ajuda! Por exemplo, tenho um tarifário móvel da Vodafone mas quero mudar de operadora para a NOWO e manter o mesmo número. O que tenho que fazer é pedir o pedido de portabilidade à NOWO (nova operadora).

Após fazer o pedido de mudança de número por portabilidade à nova operadora, basta esperar pela data em que ficará concluída a portabilidade para poder colocar o cartão da nova operadora.

Apesar de ter um novo cartão, ficará com o mesmo número!

Um último aspeto importante antes de mudar de operadora por portabilidade é que o seu telemóvel/smartphone deve ser desbloqueado para poder aceitar o cartão da nova operadora.

Não sabe se o seu telemóvel é desbloqueado? Veja como desbloquear o telemóvel para todas as redes e quais os custos (se aplicável).

Para mais informações sobre como manter o mesmo número e mudar de operadora entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo no processo. É grátis!

Fique também com uma lista de artigos relacionados que lhe podem interessar. 👇︎

Perguntas Frequentes sobre Como Mudar de Operadora

Mudar de operadora de TV é igual a mudar de operadora de internet ou de outros serviços fixos. Saiba tudo sobre o processo de mudança de operadora.

Tem como mudar de operadora usando o mesmo número?

É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.

Como transferir o número de uma operadora para outra?

Entre em contato com a operadora para a qual deseja migrar, de preferência indo até uma loja cadastrada da empresa, pois ela é responsável por encaminhar o pedido. Passo 3. Informe seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), número do telefone fixo ou celular e o nome da sua operadora atual.