São catalisadores orgânicos de natureza lipídica?

independentemente da temperatura ou do pH do meio, uma vez unidas ao substrato sobre o qual agem, as enzimas exercem sua função.

d) há enzimas que agem mais rapidamente do que outras.

e) é possível anular ou diminuir a atividade de uma enzima.



4. Fuvest-SP As enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos atuam:

a) somente na boca

b) somente no intestino

c) somente no estômago

d) na boca e no intestino

e) no intestino e no estômago



5. MACK-SP Considerando a definição de enzimas, assinale a alternativa correta:

I – São catalisadores orgânicos, de natureza proteica, sensíveis às variações de temperatura.

II – São substâncias químicas de natureza lipídica, sendo consumidas durante o processo químico

III – Apresenta uma região chamada área ativa, à qual se adapta a molécula do substrato.

a) Apenas a afirmativa I é correta.

b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

c) Apenas as afirmativas I e III são corretas.

d) Todas as afirmações são corretas.

e) Nenhuma afirmação é correta.



6. URCA As enzimas são substâncias que atuam em substratos específicos. Relacione corretamente a enzima com seu substrato:

a) Renina – ácido lático.

b) Ptialina – amido.

c) Pepsina – gorduras.

d) Amilase – proteína.

e) Maltase – sacarose.



7. UFMT Sobre as enzimas, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta.

a) São moléculas de lipídios especializadas na função catalisadora.

b) As reações enzimáticas são altamente específicas; uma enzima, normalmente, catalisa apenas um tipo de reação química.

c) São substâncias importantes nas reações químicas que ocorrem nos seres vivos, atuando como catalisadores.

d) Na reação enzimática os reagentes (substratos) se unem temporariamente à enzima, formando um complexo enzima-substrato, que, após ocorrida a reação, desagrega-se, originando o produto e liberando a enzima.

e) Depois de concluída uma reação, a enzima liberada poderá catalisar outra reação, desde que seja do mesmo tipo à qual é especializada.



8. UFES Se aquecermos uma enzima a 70°C, durante uma hora, e tentarmos utilizá-la para catalisar uma reação, o resultado será:

a) Melhor porque o aumento de temperatura entre 50 e 70°C favorece as reações enzimáticas.

b) Inalterado porque a enzimas são muito estáveis.

c) Nulo porque as enzimas só exercem a sua ação catalítica nos organismos vivos.

d) Nulo porque as enzimas são proteínas e se desnaturam quando aquecidas a essa temperatura.

e) Nulo porque as enzimas só exercem ação catalítica na temperatura ótima para a sua ação.



9. UFMA As enzimas, biocatalizadoras de indução de reações químicas, reconhecem seus substratos através da:

a) temperatura do meio.

b) forma tridimensional das moléculas.

c) energia de ativação.

d) concentração de minerais.

e) reversibilidade da reação.



10. MACK-SP Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:

Enzimas são catalisadores biológicos responsáveis por aumentar a velocidade de uma determinada reação química. Geralmente as enzimas são proteínas, mas existem alguns ácidos ribonucleicos que atuam como enzimas, sendo chamados de ribozimas.

Para que possam aumentar a velocidade de uma reação, as enzimas devem se ligar a reagentes, os quais são conhecidos como substratos. Por muito tempo, acreditou-se que essa ligação ocorria de maneira bastante rígida, um modelo conhecido como chave-fechadura. Atualmente, no entanto, aceita-se o modelo conhecido como encaixe induzido, o qual admite que leves mudanças ocorrem na forma da enzima à medida que o substrato entra no sítio ativo.

Leia também: O que é metabolismo?

Tópicos deste artigo

O que são enzimas?

São catalisadores orgânicos de natureza lipídica?
A maioria das enzimas são proteínas.

As enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores, ou seja, são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas que ocorrem nos seres vivos sem que sejam consumidas durante essas reações. Sem a ação das enzimas, algumas reações seriam muito lentas, o que prejudicaria o metabolismo. As enzimas aceleram as reações de forma seletiva, sendo, portanto, catalisadores muito específicos.

As enzimas são capazes de acelerar uma reação mediante a diminuição da energia de ativação, ou seja, elas reduzem a quantidade de energia que deve ser adicionada para que uma reação tenha início.

[publicação_omnia]

Toda enzima é uma proteína?

Apesar de serem frequentemente definidas como catalisadores biológicos de natureza proteica, nem toda enzima é uma proteína. Há alguns RNAs que funcionam como enzimas, os chamados ribozimas. A maioria das enzimas, no entanto, são proteínas, sendo formadas, portanto, por aminoácidos. A composição de aminoácidos dessas biomoléculas define a estrutura tridimensional que ela irá adquirir.

Leia também: Como atuam as substâncias catalisadoras?

Complexo enzima-substrato

Denomina-se de substrato o reagente sobre o qual uma enzima age. Quando uma enzima se liga ao seu substrato, forma-se o complexo enzima-substrato. Essa ligação acontece em uma região específica, chamada de sítio ativo.

Quando falamos das enzimas de natureza proteica, o sítio ativo corresponde a apenas alguns poucos aminoácidos, sendo o restante da molécula responsável por determinar a configuração do sítio ativo. A forma do sítio ativo, bem como a forma do substrato estão relacionadas à especificidade da enzima, uma vez que eles devem ser complementares.

  • Modelo chave-fechadura

São catalisadores orgânicos de natureza lipídica?
O modelo chave-fechadura considera que as enzimas e substratos apresentam um encaixe perfeito, como uma chave e uma fechadura.

O modelo chave-fechadura, proposto por Emil Fischer, é bastante difundido para explicar a interação entre enzima e substrato. De acordo com esse modelo, há uma complementaridade rígida entre a enzima e o substrato, assim como uma chave e uma fechadura. O sítio ativo da enzima teria um formato complementar ao substrato, o qual se encaixaria perfeitamente. Outras moléculas, portanto, não teriam acesso a esse sítio, o que garantiria a especificidade da enzima. Assim como uma chave abre apenas uma fechadura, uma enzima só se ligaria a um substrato. Hoje sabemos, no entanto, que esse modelo não está correto, uma vez que as enzimas não são estruturas rígidas como se pensava.

  • Modelo do encaixe induzido

Atualmente, o modelo mais aceito para explicar a ligação entre uma enzima e o seu substrato é o do encaixe induzido, proposto inicialmente por Koshland e colaboradores. O sítio ativo e o substrato não funcionam de maneira rígida como uma chave e fechadura. Pesquisas mostram que, à medida que o substrato entra no sítio ativo, a enzima sofre uma leve modificação, a qual favorece o ajuste entre o sítio ativo e o substrato. Para compreender melhor esse modelo, podemos pensar na interação da enzima e substrato como um aperto de mão, o qual vai se tornando mais firme após o primeiro contato.

Cofatores

Grande parte das enzimas precisa de moléculas auxiliares para realizar a sua ação catalítica, chamadas de cofatores. Os cofatores podem estar ligados permanentemente à enzima ou podem se ligar ao substrato de maneira fraca e reversível. Eles também podem ser inorgânicos ou orgânicos. Quando os cofatores são moléculas orgânicas, são denominados coenzimas.

Algumas vitaminas atuam como coenzimas, sendo esse o caso, por exemplo, da riboflavina, também conhecida como vitamina B2. Como exemplos de cofatores inorgânicos, podemos citar o ferro e zinco na sua forma iônica.

Leia também: Vitaminas do complexo B — grupo de vitaminas que geralmente atuam como coenzimas

Classificação das enzimas

As enzimas podem ser classificadas em seis grupos, utilizando-se como critério o tipo de reação que catalisam.

  • Oxidoredutases: enzimas relacionadas com as reações de oxirredução.

  • Transferases: catalisam a transferência de grupos de um composto para outro.

  • Hidrolases: catalisam reações de hidrólise.

  • Liases: atuam na adição de grupos a ligações duplas ou remoção de grupos formando uma ligação dupla.

  • Isomerases: catalisam reações de isomerização.

  • Ligases: enzimas que provocam a degradação da molécula de ATP, usando a energia liberada nessa reação para a formação de novos compostos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fatores que regulam a atividade enzimática

A atividade de uma enzima é influenciada por fatores, sendo os principais a temperatura e o pH. Geralmente a temperatura exerce um papel positivo nas reações químicas, aumentando a taxa de uma reação enzimática. Porém, quando a temperatura aumenta acima das condições ótimas, a velocidade da reação cai consideravelmente. Isso ocorre porque se observa a desnaturação das proteínas. A maioria das enzimas dos seres humanos apresenta uma temperatura ótima entre 35 e 40 ºC. Além da temperatura, o pH também influencia a atividade enzimática, existindo também um valor ótimo. Para a maioria das enzimas, o valor ótimo de pH está na faixa de 6 a 8.

São catalisadores orgânicos de natureza proteica?

As enzimas são substâncias de natureza protéica, consideradas catalisadores biológicos, facilitando a ocorrência das reações, diminuindo a energia de ativação dos reagentes, também denominados de substratos enzimáticos, sendo essa energia o potencial inicial para desencadear uma reação.

São moléculas de lipídios especializadas na função catalisadora?

a) São moléculas de lipídios especializadas na função catalisadora. b) As reações enzimáticas são altamente específicas; uma enzima, normalmente, catalisa apenas um tipo de reação química. c) São substâncias importantes nas reações químicas que ocorrem nos seres vivos, atuando como catalisadores.

Quais são as enzimas?

Veja algumas das principais enzimas e suas ações:.
Catalase: decompõe o peróxido de hidrogênio;.
DNA polimerase ou Transcriptase Reversa: catalisa a duplicação do DNA;.
Lactase: facilita a hidrólise da lactose;.
Lipase: facilita a digestão de lipídios;.
Protease: atuam sobre as proteínas;.

O que são enzimas exemplos?

As enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores, sendo fundamentais para a regulação do metabolismo. A maioria das enzimas são proteínas. Enzimas são catalisadores biológicos responsáveis por aumentar a velocidade de uma determinada reação química.