São fatores que explicam a diversidade natural no continente americano como a?

Regionalização

A diversidade natural

Com 42 milhões de quilômetros quadrados (cerca de 30% das terras emersas do globo terrestre), sendo a Ásia, portanto, o maior continente do planeta, formada por 45 países.

A Ásia estende-se do meridiano 25º ao meridiano 180º, a leste de Greenwich, mas se observarmos bem, existe uma península (Chukchi), cortada pelo meridiano 170º oeste, deste modo, uma pequena parcela do território asiático localiza-se no Hemisfério Ocidental.

São fatores que explicam a diversidade natural no continente americano como a?
infográfico continente asiático pontos extremos e informação básica

Em um vasto território como esse, podemos destacar grande diversidade de paisagens naturais, onde existem muitos tipos de clima, vegetação e formas de relevo, como poderemos ver.

Clima e Vegetação

O território asiático se estende desde as altas latitudes (polares) até as baixas latitudes (equatoriais), e tudo isso associado a outros fatores, explica a diversidade de tipos de climas, e consequentemente, a existência de diferentes paisagens naturais. Veja abaixo alguns tipos de clima asiáticos:

  • Equatorial;
  • Tropical;
  • Subtropical;
  • Desértico;
  • Semiárido;
  • Mediterrâneo;
  • Temperado;
  • Frio;
  • Frio de alta montanha;
  • Polar.

Assim como há diversidade climática no continente asiático, encontramos também variadas formações vegetais:

Altas latitudes

  • Tundra;
  • Floresta de coníferas.

Médias latitudes

  • Floresta temperada;
  • Floresta subtropical.

Baixas latitudes

  • Floresta equatorial;
  • Floresta tropical.

Pouca umidade

  • Estepes;
  • Vegetação desértica.

Grande parte dessas áreas foi intensamente desmatada pela exploração de madeira e agricultura.

Relevo

O continente asiático apresenta diferentes formas de relevo, principalmente extensos e elevados planaltos e as grandes planícies.

Planalto do Pamir

Denominado o “telhado do mundo”, localiza-se a mais de 4000 metros de altitude.

Planalto do Tibete

Cerca de 3/4 da sua superfície situa-se em altitudes acima de 3500 metros, sendo que neste planalto surgem grandes cadeias montanhosas, clima pouco chuvoso e médias térmicas baixas.

Cordilheira do Himalaia

Grandes cadeias de montanhas atravessam a Ásia, como é o caso do Himalaia, com 2400 quilômetros de comprimento e 400 quilômetros de largura, que separa as porções norte e sul do continente e serve de barreira natural para o avanço das massas de ar frio que vêm do norte e para as massas de ar quente provenientes do sul. No Himalaia temos localizado o Pico Everest (8848 metros), sendo o de maior elevação do planeta.

Grandes depressões absolutas também marcam o relevo asiático, com destaque para a do Mar de Aral, a do Mar Cáspio e a do Mar Morto, considerada a mais profunda das terras emersas, com 395 metros abaixo do nível do mar.

Penínsulas e ilhas

A Ásia destaca-se pelas várias penínsulas, vejamos algumas delas:

  • Península da Anatólia (Turquia);
  • Península Arábica;
  • Península da Indochina;
  • Península Indostânica;
  • Península de Málaca;
  • Península da Coreia;
  • Península Kamtchatka;
  • Península de Chukchi.

Em relação às ilhas e arquipélagos, a maior concentração está situada na porção sudeste do continente. Desses arquipélagos temos como maior a Indonésia, chamada de país-arquipélago, com cerca de 13700 ilhas. Há também o arquipélago das Filipinas, com cerca de 7000 ilhas e o arquipélago japonês, com aproximadamente 3000 ilhas.

Hidrografia

O território asiático possui grande abundância de água, sendo cortado por rios de grande extensão, fator esse que contribuiu para o surgimento de milenares e tradicionais civilizações hidráulicas. Dentre os extensos e caudalosos rios asiáticos, podemos destacar os rios Lena, Ob e Ienissei, que nascem nas terras de altitudes elevadas da Mongólia e dos Montes Altai e correm para o Ártico.

Nas terras altas do Himalaia, nascem os rios Brahmaputra, Ganges e Indo, que ao longo do tempo formaram imensas planícies aluviais no baixo curso, que por usa vez são intensamente aproveitadas na agricultura.

Da mesma forma, os rios Yang Tsé-Kiang (Rio Azul), o Hoang-Ho (Rio Amarelo) e o Rio Mekong nascem em altitudes elevadas (Planalto do Tibete) da porção central da Ásia, sendo que os dois primeiros cortam o território chinês, e o terceiro atravessa a Península da Indochina, formando também planícies aluviais, muito utilizadas na agricultura.

Por fim, destacamos os rios Tigre e Eufrates, localizados no atual Iraque. Ao longo da História foram essenciais para o surgimento e desenvolvimento dos povos mesopotâmicos.

O que é uma Planície Aluvial? —> Planícies aluviais são áreas as redor de um rio mais suscetíveis a inundação. Tal inundação deposita sedimentos rio abaixo, renovando a qualidade do solo, deixando as várzeas adequadas para práticas agrícolas.

Exercícios de Fixação de Geografia

Temas: Ásia, regionalização, aspectos físicos, relevo, vegetação, clima e hidrografia.

  1. O que é possível considerar sobre a extensão do continente asiático?
  2. O que se pode destacar em relação à diversidade de paisagens?
  3. Diferencie altas latitudes de baixas latitudes.
  4. Cite três tipos de clima asiáticos. Explique um deles.
  5. Quais formações vegetais das altas latitudes do continente asiático? E das baixas latitudes?
  6. Quais formações naturais vegetais asiáticas também podem ser encontradas em território brasileiro?
  7. Quais vegetações asiáticas são adaptadas a pouca umidade?
  8. Disserte sobre o relevo asiático.
  9. Onde se encontra situada a maior porção de ilhas e arquipélagos no continente asiático?
  10. Cite três rios com importância na Ásia.

Habilidades BNCC contempladas:

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Habilidades BNCC Geografia – Ensino Fundamental (6ºano ao 9ºano) – Portal Geographia

Cruzadinha e Caça-Palavras Ásia: aspectos naturais, população, economia e cultura – Portal Geographia

Que fatores explicam a grande diversidade étnica do continente americano?

Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Quais fatores explicam a diversidade natural do território brasileiro?

O território brasileiro abriga uma variedade de coberturas vegetais proveniente de muitos fatores, entre os principais estão: a localização geográfica onde há uma elevada temperatura, além de possuir uma extensa área de aspecto continental, que também proporciona uma diversidade de fusos, climas, vegetações entre ...

Quais são os fatores que influenciam a diversidade de clima e de biomas do continente americano?

Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

O que e a diversidade natural?

A diversidade natural pode ser entendida como a variação ou diversidade dos elementos bióticos (biodiversidade) e abióticos (geodiversidade) de uma determinada região.