Tabela de idade escolar educação infantil 2022

A inscrição não é paga e deve ser feita on-line de 20 de junho a 12 de agosto de 2022.

A inscrição será a partir de junho em Divinópolis; imagem de arquivo — Foto: Anna Lúcia Silva/g1

Teve início nesta quarta-feira (4), a chamada pública para o cadastro escolar e a matrícula na educação infantil em 2022/2023 na rede municipal de ensino em Divinópolis. A inscrição não é paga e deve ser feita on-line de 20 de junho a 12 de agosto de 2022, no site da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Educação explicou que o cadastro tem como objetivo proceder à inscrição unificada dos candidatos às vagas para educação infantil: na creche, para crianças de 2 e 3 anos; na pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos; e nas unidades escolares de educação infantil que atenderão exclusivamente em tempo integral.

O cadastramento escolar de ensino regular ou educação especial para o público-alvo da educação infantil também será no site da Prefeitura.

Pode se inscrever no cadastro escolar:

  • Criança que completar 5 anos até 31 de março de 2023, nascida de 1/4/2017 a 31/3/2018
  • Criança que completar 4 anos até 31 de março de 2023, nascida de 1/4/2018 a 31/3/2019
  • Criança que completar 3 anos até 31 de março de 2023, nascida de 1/4/2019 a 31/3/2020
  • Criança que completar 2 anos até 31 de março de 2023, nascida de 1/4/2020 a 31/3/2021

Distribuição de vagas

A educação infantil da rede municipal será oferecida nas escolas municipais e nos centros municipais de educação infantil (Cmeis). O período de matrícula dos inscritos no cadastro escolar na rede municipal será de 21 a 25 de novembro de 2022.

A criança que não for matriculada no prazo previsto poderá perder a oportunidade de obter vaga em unidade escolar mais próxima à residência. Caso ocorra, a mesma será reencaminhada para outra unidade escolar onde houver vaga remanescente.

A matrícula poderá somente ser realizada pelos pais ou responsável legal do candidato. Para a matrícula, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade do candidato;
  • Comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição;
  • Número de identificação Social-NIS nos casos de crianças beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (Bolsa Família);
  • Cartão de vacina;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Cadastro da Pessoa Física (CPF) (criança);
  • Foto 3x4 da criança

Organização

Segundo a Prefeitura, o planejamento do atendimento escolar da educação infantil será elaborado com base nos dados obtidos no cadastro escolar, na análise do fluxo escolar e na capacidade física das unidades escolares. Será observado a organização das turmas e das faixas etárias, segundo a legislação vigente.

O encaminhamento para a matrícula das crianças inscritas no sistema de cadastro estará sujeito à disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado e a etapa de ensino oferecido. Deve ser respeitado os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: zoneamento e idade.

A educação em tempo integral será realizada em unidades escolares estabelecidas pela Semed. Casos excepcionais, para o regime de funcionamento integral e/ou parcial, serão analisados pela Semed. Para 2023, o atendimento às turmas de Cmeis será preferencialmente organizado com a matrícula das crianças menores em idade no turno vespertino e a das crianças maiores em idade no turno matutino.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

  • Divinópolis

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Vem cá que eu te conto o que é a Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos.

Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.

Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a​ Educação Infantil​ é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.

De acordo com o​ Censo Escolar de 2018​, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que ​a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024​. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.

Por que a Educação Infantil é importante?

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Por que a Educação Infantil é importante?

Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a​ Educação Infantil​ é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê que aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser desenvolvidos nessa etapa. Isso de modo que a ação da escola complemente a formação familiar e permita a inserção da criança na comunidade. Outras característica da ​Educação Infantil​ é que ​o brincar e o aprender devem ser conectados​. Por isso, há a realização de jogos e brincadeiras no horário escolar; dessa forma, a criança pode desenvolver habilidades motoras, emocionais e técnicas de modo lúdico.

O que se aprende na Educação Infantil?

A ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​, que começa a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um ​conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar​.

A ​BNCC ​estabelece seis direitos de aprendizado na ​Educação Infantil​: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.

Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a ​BNCC ​também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.

Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.

Veja alguns dados da Educação Infantil

De acordo com o​ Censo Escolar de 2018​, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que ​a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024​. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.

A Educação Infantil é dividido por grupos

Os grupos são definidos principalmente pela idade das crianças, indo de 1 a 5 após completar a creche.

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Parabéns! Agora você será avisado sobre novas bolsas!

Educação Infantil Creche e Berçário: entenda como funciona

A creche ou berçário é o primeiro contato que crianças de 4 a 11 meses têm com o meio escolar, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a cerca.

Apesar de não existir uma base curricular comum para a Educação Infantil, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) elaborou o Referencial Curricular Nacional (RCN) com o intuito de oferecer diretrizes sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam com crianças de 0 a 5 anos.

Como é o dia a dia da criança no Berçário?

Além do cuidado básico - como banho e alimentação - a creche é responsável também por promover o aprendizado e desenvolvimento integral da criança, desde aspectos cognitivos e psicomotores até emocionais e sociais, respeitando a sua individualidade e diversidade. É durante essa fase da vida que o bebê começa a reconhecer o limite do seu corpo e a se relacionar com o mundo a sua volta, apurando os cinco sentidos.

Todo esse ensinamento é realizado a partir de estímulos sensoriais, motores, jogos e brincadeiras, sempre com o auxílio e interação dos professores e pedagogos.

Encontrar Creches

Educação Infantil Grupo 1: entenda como funciona

A Educação Infantil é o primeiro nível da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Ela é dividida em cinco grupos, sendo o Grupo 1 voltado para crianças de 1 a 2 anos.

Diferente de outros níveis da Educação Básica até o Ensino Médio, não há uma base curricular comum para a Educação Infantil, mas o Referencial Curricular Nacional elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas desenvolvam os seguintes eixos de trabalho: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

No Grupo 1 da Educação Infantil, o período de desenvolvimento da criança é acelerado e permeado por transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e de linguagem. A criança entre 1 ou 2 anos de idade já possui uma autonomia maior e seu aprendizado acontece por meio da exploração do ambiente, curiosidade e imitação.

Este ciclo é caracterizado pelo descobrimento; é quando ela aprende a dar os seus primeiros passos e a se comunicar com palavras e frases curtas.

O que é ensinado no Grupo 1 da Educação Infantil?

A escola tem como papel principal desenvolver as habilidades da criança através de brincadeiras e exercícios que estimulem:

  • Foco e atenção;
  • Movimento e equilíbrio;
  • Criatividade e imaginação;
  • Comunicação e expressão.

Encontrar Escolas (Grupo 1)

Educação Infantil Grupo 2: entenda como funciona

O Grupo 2 da Educação Infantil contempla as crianças de 2 anos de idade. Segundo o Referencial Curricular elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999, é importante que as escolas desenvolvam as capacidades motoras da criança, bem como suas habilidades de se comunicar e relacionar as pessoas.

Nesta fase, o conteúdo pedagógico poderá utilizar atividades lúdicas e multidisciplinares para auxiliar no desenvolvimento pleno da criança.

O que é ensinado no Grupo 2 da Educação Infantil?

Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:

  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Deslocar-se e realizar movimentos com mais destreza;
  • Identificar sentimentos e expressões, aprimorando sua capacidade de comunicação e interação;
  • Explorar os 5 sentidos experimentando diferentes texturas, sons, cores, gestos e alimentos;
  • Conhecer a si próprio e construir sua identidade pessoal, cultural e social.

Encontrar Escolas (Grupo 2)

Educação Infantil Grupo 3: entenda como funciona

O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.

Todo conteúdo pedagógico é aplicado conforme o método de cada escola, porém, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) criou o Referencial Curricular Nacional com atividades e interações baseadas nos seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

O que é ensinado no Grupo 3 da Educação Infantil?

Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:

  • Comunicar-se de diversas maneiras e relatar suas experiências em sequência temporal e causal;
  • Reconhecer números, as operações e contagens orais, e as noções espaciais;
  • Desenvolver noções de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;
  • Aprimorar movimentos de preensão, encaixe e lançamentos;
  • Construir e aceitar as normas de convivência, como falar e ouvir de forma sistematizada;
  • Manipular diversos materiais, objetos e brinquedos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

Encontrar Escolas (Grupo 3)

Educação Infantil Grupo 4: entenda como funciona

O Grupo 4 da Educação Infantil, mais conhecido como pré-escola, é voltado para crianças de 4 anos de idade. Por ser uma etapa importante na alfabetização, a escola tem como objetivo mostrar ao aluno que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.

As atividades e brincadeiras aplicadas através da ludicidade, servem como instrumentos para o aprimoramento de habilidades já assimiladas e o desenvolvimento de novas capacidades, seguindo o modelo sugerido pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas, o que diz esse documento? Em 1999, o MEC criou o Referencial Curricular Comum, um documento com diretrizes de ensino para educadores infantis tendo como base os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

O que é ensinado no Grupo 4 da Educação Infantil?

Ao final desta etapa, é esperado que a criança aprenda a:

  • Maior controle dos seus movimentos e coordenação;
  • Adquirir vocabulário mais rico e complexo;
  • Diferenciar letras de números e demonstrar interesse pela escrita e leitura;
  • Percepção de conceitos espaciais e comparação de quantidade e grandezas;
  • Expressar os seus sentimentos e sensações verbal e corporalmente;
  • Demonstrar empatia pelo o outro, revelando espírito democrático, moral e cívico para uma convivência harmoniosa.

É importante destacar que cada criança possui um desenvolvimento físico, emocional e cognitivo particular a si mesma, e que as práticas de ensino aplicadas mudam conforme a escola e o método pedagógico utilizado.

Encontrar Escolas (Grupo 4)

Educação Infantil Grupo 5: entenda como funciona

O Grupo 5 da Educação Infantil é a etapa que fecha o primeiro ciclo da Educação Básica e prepara alunos de 5 anos de idade para ingressar no Ensino Fundamental.

Nessa fase, a criança deixa de ser dependente e passa a ganhar mais autonomia, sendo capaz de raciocinar sozinha, prever cenários e fazer amizades.

Os eixos de conhecimento sugeridos pelo Ministério da Educação - com base no Referencial Curricular Comum estabelecido em 1999 - como movimento, linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, e matemática são ainda mais explorados no Grupo 5. O desenvolvimento da criança é realizado através de experiências e brincadeiras que incentivam a alfabetização, a coordenação motora, a sociabilidade e o raciocínio lógico.

O que é ensinado no Grupo 5 da Educação Infantil?

Ao final desta etapa, é esperado que a criança tenha os seguintes aprendizados:

  • Coordenação motora grossa (correr, pular) e fina (desenhar, pintar) bem controladas;
  • Compreender e gerenciar os próprios sentimentos;
  • Desenvolver pensamento crítico;
  • Realizar operações matemáticas simples, como soma e subtração;
  • Conviver em sociedade.

Encontrar Escolas (Grupo 5)

Veja algumas bolsas que estão te esperando

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Green Kids School

  • Rua Nanuque, 363 - Vila Leopoldina - São Paulo, SP

Bolsas de até 30%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 1.869,00 R$ 1.308,30

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Turminha da Juliana Educação Infantil

  • Rua Thereza Maia Pinto, 217 - Jardim Laranjal - São Paulo, SP

Bolsas de até 20%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 567,00 R$ 453,60

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio Reggio Emilia

  • Avenida Engenheiro Heitor García, 2270 - Jardim Ester - São Paulo, SP

Bolsas de até 28%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 1.230,00 R$ 885,60

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio São Matheus

  • Rua Dr. Felice Buscaglia, 253 - Cidade Sao Mateus - São Paulo, SP

Bolsas de até 40%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 455,00 R$ 273,00

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio Filomena De Marco

  • Folha De Hera, 11 - Parque Guarani - São Paulo, SP

Bolsas de até 20%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 513,00 R$ 410,40

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio Vasconcelos

  • Rua Renato Egidio, 200 - Vila Renato (zona Norte) - São Paulo, SP

Bolsas de até 40%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 395,00 R$ 237,00

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio Antão Ferreira

  • Rua Manoel Ferreira De Souza Coelho, 10 - Guarapiranga - São Paulo, SP

Bolsas de até 50%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 735,30 R$ 367,65

Tabela de idade escolar educação infantil 2022

Colégio Brasil Objetivo

  • Avenida Nossa Senhora De Sabará, 2828 - Campo Grande - São Paulo, SP

Bolsas de até 30%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 922,00 R$ 645,40

Qual a faixa etária das crianças da Educação Infantil?

Educação Infantil: Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

Qual a idade certa para cada série escolar?

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

Qual o período para frequentar a Educação Infantil 0 a 5 anos 0 a 4 anos 0 a 6 anos 0 a 3 anos?

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.

Quais são as etapas da Educação Infantil?

Dessa forma, conheça agora as 5 etapas da educação infantil!.
O que é a Educação Infantil? ... .
Berçário na Educação Infantil. ... .
Crianças de 2 anos: primeiro contato com a escola. ... .
Crianças de 3 anos: desenvolvimento motor e cognitivo. ... .
Crianças de 4 anos: arte e educação. ... .
Crianças de 5 anos: alfabetização..