Tem como ir do Brasil para Portugal por terra?

Por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), temos recebido mensagens de brasileiros com viagem marcada para Portugal preocupados se devem ou não viajar.

Portanto, abrimos este post para ser o nosso canal direto com você e passar informações importantes que todo mundo deve saber sobre este vírus – identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China.

Esse artigo está em constante atualização!

Covid-19 em Portugal: recomendações para viajantes brasileiros

Como está a situação do Covid-19 em Portugal?

Neste momento, Portugal tem mais de 90% da população totalmente vacinada contra a Covid-19.

Ao longo dos últimos meses percebemos o alívio gradual das restrições que, pouco a pouco, também estão sendo aplicadas aos viajantes – com expectativas para uma situação ainda melhor para os próximos meses com a chegada do verão.

Abaixo estão algumas medidas importantes que você precisa saber durante a sua viagem a Portugal:

  • De acordo com o Despacho nº 8022-D/ 2022, desde 1 de julho de 2022, deixa de ser obrigatório a apresentação de teste negativo para a Covid-19 ou certificado de vacinação para a Covid-19.
  • Desde 27 de agosto de 2022 o uso de máscara somente é obrigatório nos lares de idosos e hospitais.

Também é importante destacar que Portugal não está mais em Situação de Alerta desde 1 de outubro de 2022 neste link tem mais informações.

Caso queira acompanhar a imprensa portuguesa, recomendo o Público, o Expresso e a RTP – que têm feito uma boa cobertura do assunto.

Onde fazer o teste de COVID-19 em Portugal?

Farmácias, laboratórios, hospitais e postos de colheita nas cidades portuguesas e nos Aeroportos fazem o teste RT-PCR e o teste antígeno (chamado em Portugal de antigénio). Há também a opção de comprar o auto-teste em supermercados e farmácias.

No site da rede Farmácias Portuguesas é possível consultar os endereços, horários e fazer o agendamento online para testes. Já os laboratórios mais famosos para fazer testes em Lisboa e no Porto são o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, a Unilabs e a Synlab. Tenha apenas atenção que alguns deles precisam de agendamento.

Desde o dia 2 de abril de 2022, para retornar de Portugal para o Brasil, caiu a obrigatoriedade do teste negativo para a Covid-19 do tipo PCR (72h antes do embarque) ou Antígeno (24h antes do embarque) a todos aqueles que possuem a vacinação completa para a Covid-19.

Veja a linha do tempo de Portugal no combate a pandemia documentada por nós.

Posso programar uma viagem do Brasil para Portugal agora?

Com o decorrer da pandemia percebemos o quão imprevisível é o período que estamos vivendo. Que cada medida é tomada de acordo com o andamento da situação.

Neste momento, é possível programar uma viagem para Portugal a turismo a partir do Brasil, sim. Entretanto, é importante ter a consciência dessa imprevisibilidade.

Faça sempre as suas reservas para voos e rede hoteleira com a possibilidade de cancelamento gratuito.

Lembre-se também de confirmar se o seu seguro viagem tem cobertura para a Covid-19.

Dessa forma, você estará protegido de um imprevisto e poderá planejar sua viagem com tranquilidade e segurança.

ENTRADA DE BRASILEIROS EM PORTUGAL

Para os brasileiros que viajam a partir do Brasil, há regras a serem seguidas e em constante atualização.

As regras são revistas de acordo com a evolução da pandemia.

Quando há alguma mudança, seja o afrouxamento de regras ou o aumento das restrições, elas são sempre publicadas oficialmente pelo governo de Portugal.

Regras vigentes para voos vindos do Brasil para Portugal

Neste momento, os voos comerciais provenientes do Brasil com destino a Portugal estão ativos. O turismo é permitido para todos os passageiros.

 Desde o dia 1 de setembro de 2021 caíram as restrições das viagens terem caráter essencial para quem embarca a partir do Brasil e, também caiu a obrigatoriedade da quarentena.

 Desde o dia 22 de abril de 2022, não é mais necessário preencher o Cartão de Localização do Passageiro. Este decreto-lei foi revogado.

 Desde o dia 1 de julho de 2022 caiu a obrigatoriedade da apresentação de um teste negativo para a Covid-19 ou do certificado de vacinação para todos os viajantes. Veja no Despacho nº 8022-D/ 2022.

ATENÇÃO: Certificado Brasileiro de Vacinação Covid-19 – SUS

Neste momento, o certificado de vacinação brasileiro contra a Covid-19 emitido pelo SUS não é necessário para a entrada em Portugal ou para qualquer atividade dentro de Portugal continental.

MADEIRA E AÇORES

Nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores há regras específicas para acesso e trânsito de pessoas.

Lembrando que quem passa pelos aeroportos de Portugal continental rumo a qualquer uma das ilhas precisa estar atento as regras de ambos.

Veja aqui as medidas da Madeira e veja aqui as medida dos Açores.

Covid-19 na fronteira de Portugal com a Espanha

Uma dúvida muito frequente dos viajantes é como tem sido o controle da fronteira terrestre de Portugal com a Espanha.

Neste momento, a fronteira terrestre entre Espanha e Portugal é livre, não sendo necessário apresentar nem teste negativo para a Covid-19, nem certificado de vacinação.

É seguro viajar para Portugal?

Ainda vivemos um momento de imprevisibilidade. Quem faz viagens de longa distância pode ser pego de surpresa com restrições e limitações.

Entretanto, companhias aéreas, aeroportos, hotéis, prestadores de serviço, restaurantes e atrações turísticas estão com medidas de higiene atentas para que todos se sintam em segurança.

O mesmo vale para o esforço do governo português e da alta adesão da população para a vacinação total – que neste momento é superior aos 90%.

Para agora, entramos em um cenário mais otimista para o turismo. É possível viajar a Portugal com tranquilidade.

Porém, acompanhe sempre as notícias sobre o país e a União Europeia para perceber como estão sendo feitas as medidas restritivas em cada país.

Enquanto a pandemia permanecer declarada, há sempre o cenário de imprevisibilidade.

Neste período, recomendo que faça reservas de voos e hotéis com cancelamento gratuito ou a remarcação sem custos e tenha atenção ao tipo de proteção oferecida pelo seu seguro saúde, como já mencionei, bem como verificar a possibilidade de uma hospedagem em apartamento ou um quarto com algumas comodidades de cozinha – como placa de fogão e minibar/ frigobar.

Com um pouco mais de paciência e de cuidados, certamente podemos ter dias bem melhores pela frente. :)

SEGURO SAÚDE
Faça o seu seguro para Portugal com os nossos parceiros da Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto.

Ações do Governo de Portugal contra o Covid-19

O governo português tem mantido os cidadãos informados com boletins e coletivas de imprensa.

Caso queira acompanhar a imprensa portuguesa, recomendo o Público, o Expresso e a RTP – que têm feito uma boa cobertura do assunto, como já comentei anteriormente.

Como se prevenir do Coronavírus?

Direção Geral da Saúde de Portugal preparou um material para informar a população e todas as pessoas que visitam Portugal de como se prevenir do Coronavírus.

As recomendações principais da Direção Geral da Saúde de Portugal para as pessoas são:

  • Manter o distanciamento social, quando possível (entre 1,5 a 2m);
  • Obrigatório o uso de máscara dentro lares de idosos e hospitais;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Usar álcool gel quando não puder lavar as mãos;
  • Tossir ou espirrar para o braço, e não para as mãos;
  • Usar lenços de papel descartáveis para assoar o nariz;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  • Efetuar pagamentos por meios eletrônicos sempre que possível;
  • Não partilhar objetos pessoais.

Atenção: as recomendações nos arquipélagos da Madeira e dos Açores podem ser diferentes das indicadas para Portugal continental.

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Tosse, febre e dificuldade respiratória são os principais sintomas do Coronavírus. Entretanto, há outros sintomas que também podem corresponder ao contágio, sobretudo após o aparecimento das demais variantes, como temos acompanhado na evolução da pandemia.

Caso apresente os sintomas, estando em Portugal, ligue de qualquer telefone para o SNS 24 horas: 808 24 24 24 e peça orientação.

Apoio a brasileiros em Portugal na pandemia

Os brasileiros que precisarem de apoio emergencial em Portugal poderão contactar:

Consulado-Geral do Brasil – Plantão Consular
Lisboa: (+351) 962 520 581
Porto: (+351) 962 073 793
Faro: (+351) 918 803 922

Embaixada do Brasil em Portugal: facebook.com/embaixadadobrasilemportugal

Portugal mais perto de você

Conheça a equipe que trabalha conosco e as experiências que vamos proporcionar a você e sua família nesta viagem:

Passeios e Experiências em Portugal

Viaje com tranquilidade

Receba orçamentos das empresas mais conhecidas para serviços de turismo em Portugal com opção de cancelamento gratuito:

É possível ir do Brasil a Portugal por terra?

Para os brasileiros, a única opção viável para ir a Lisboa é de avião. Há voos diretos saindo de diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Campinas, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, todos operados pela companhia aérea portuguesa TAP ou pela Azul.

Quantas horas de viagem de carro do Brasil para Portugal?

São Paulo: 10 horas. Rio de Janeiro: 9 horas. Belo Horizonte: 9 horas.

Como ir para Portugal sem ser de avião?

Se você acha que só era possível ir para Portugal de avião, saiba que existe a opção de viajar de navio para Portugal também. Alguns navios partem do Brasil rumo ao continente europeu, em uma jornada de vários dias, atravessando o Atlântico, conhecendo países incríveis ao longo do trajeto.

Como ir Portugal de carro?

Brasileiros não precisam da carteira internacional de motorista (a PID), para dirigir em Portugal, por até 6 meses a partir da data de chagada ao país. Para isso, basta apresentar a CNH. Para alugar o carro, é necessário ter um cartão de crédito como garantia para poder retirar o veículo da locadora.