Tocar guitarra e violão é a mesma coisa

Nome e surgimento da guitarra

Dos dois instrumentos, o violão nasceu primeiro. O violão nasceu bem antes e seus “avós” vieram de instrumentos antigos, como o alaúde, a lira, cítara, etc. Observe o nome “cítara”, original da palavra chitarra, que em português tornou-se guitarra.

Voltando para os dias de hoje – aqui no Brasil o nome é diferente, mas em outros países, como Estados Unidos e Espanha por exemplo, é tudo guitarra.

Guitarra (Br) = Guitarra elétrica (outros países)
Violão (Br) = Guitarra acústica (outros países)

Em países assim, eles fazem a diferença entre guitarra e violão citando se um é elétrico ou acústico (sem eletricidade).

Então, antes da criação da guitarra elétrica, apenas tínhamos a guitarra acústica (violão)…

A guitarra elétrica foi criada a partir de uma necessidade de se amplificar o som do violão, quando no início do século XX (século passado) o crescente número de ouvintes que prestigiava apresentações musicais precisava de maior volume para curtir performances em casas noturnas e grandes salões. Além disso, as bandas de música da época possuíam em sua formação instrumentos com grande poder de volume. Não era possível competir com o volume de um trompete por exemplo… Não é verdade?

guitarra-x-trompete

O volume do coitado do violonista sumia no palco…

Então os fabricantes de violão ou guitarra acústica pensaram: Como faremos para o instrumento ficar com maior volume?

Inicialmente, os fabricantes tentaram apenas colocar formas de captar um violão normal e amplificar o som. Surgiu um problema: o corpo do violão é oco internamente e, quando adicionado maior volume ao som, isso causa um efeito chamado feedback que gera a microfonia, um apito ensurdecedor (você já deve ter ouvido isso em shows ao vivo).
Então pensaram numa solução: “ao invés de corpo oco, vamos deixar ele inteiriço”. Daí surgiu o corpo sólido.

Após vários testes, a melhor configuração que chegaram é o modelo que temos hoje: um “violão” de corpo sólido, com captadores e cordas de aço – que chamamos aqui no Brasil apenas de guitarra.

No Brasil, tivemos desbravadores na busca por violões com maior volume. Isso ao mesmo tempo que buscavam por essa invenção lá fora.
Podemos citar a dupla Dodô e Osmar, criadores do trio elétrico e da guitarra baiana. Eles foram desbravadores aqui no Brasil nesse assunto.

A diferença entre guitarra e violão quanto a tocar o instrumento
O violão é o antecessor mais próximo da guitarra e é, consequentemente, mais velho em termos de história. Possui características próprias e várias técnicas que foram se desenvolvendo através dos violonistas durante a história e antes da criação da guitarra.

Antes da guitarra, o violão já possuía um vasto repertório e uma tradição técnica tanto popular quanto erudita.
Quando o violão se eletrificou e houve a criação da guitarra, outras possibilidades de se tocar surgiram devido às novas características desse novo instrumento.

Nasceram novas formas de se executar esse “violão” eletrificado. Novas técnicas foram se desenvolvendo por causa das características próprias da guitarra.
Algumas técnicas passaram a ser utilizadas apenas no violão, outras técnicas passaram a se desenvolver apenas na guitarra.

E é nessa altura do caminho que o violão se separa da guitarra: as bases estruturais em termos de construção do equipamento e tocabilidade são as mesmas, mas chega um ponto que cada um segue sua própria estrada. Estrada essa que cada instrumento construiu ao longo de sua própria história de existência.
Nessa altura em que os instrumentos se separam é que esta a diferença entre guitarra e violão.

Essa é uma dúvida que a maioria dos estudantes possuem, por onde começar? O ideal mesmo é começar pelo instrumento que você está mais disposto a aprender, ouça bastante música, tente experimentar cada um e veja qual lhe agrada mais e você se adapta melhor. Não existe uma regra para isso, música é sentimento e você deve buscar aquilo que você está sentindo no momento.

Embora todos sejam instrumentos de corda, cada um possui características diferentes, técnicas diferentes, uma pegada diferente, enfim, é um instrumento diferente. Então, como fazer a escolha certa?
Primeiramente leve em consideração o estilo de música que pretende tocar…
Uma pessoa que deseja tocar Metal não tem motivos para comprar um violão, alguém que deseja tocar MPB, não tem necessidade de uma guitarra, etc.

Porque escolher o violão?
Geralmente o violão é o instrumento mais indicado para se começar a tocar, embora seja um assunto meio “delicado“. Na teoria, o violão funciona do mesmo modo que a guitarra, e uma música tocada em um instrumento, pode até ser tocada em outro. Na prática, nem tanto.
Isso porque, o violão, por ser um instrumento acústico, possui suas próprias características.

Se você pretende tocar MPB, folk, ou violão clássico, você não vai precisar de uma guitarra, principalmente no violão clássico, como o próprio nome já diz, é para violão, e você não vai (E nem deve) tocar isso na guitarra.

Muitos aconselham o violão para iniciantes, e com certa razão, pois quem toca violão já estará meio preparado pra guitarra, mas quem toca guitarra terá um pouco mais de dificuldades ao encarar o violão.

Porque escolher a guitarra?
caso seu estilo seja rock, metal e distorção, é óbvio que a guitarra é o instrumento mais apropriado.
No caso da guitarra e do violão, não importa muito a ordem que deseja começar, o importante é saber tocar os dois.
Embora alguns discordem, não, não é a mesma coisa.

Tenha em mente que nem todo guitarrista é violonista, e nem todo violonista é guitarrista, mas conhecer ambos os instrumentos é de vital importância, caso queira se chamar de músico no futuro.

A guitarra possui suas técnicas características, tais como: Harmônicos artificiais, two hands, e o uso de alavancas. Com seus potenciômetros é possível ajustar o timbre de diversas maneiras, e o uso de pedais/pedaleiras, é capaz de proporcionar infinitas combinações de timbres.

Porque escolher o baixo?
Acompanhada da pergunta: “Baixo é mais fácil que guitarra/violão, certo?”
A resposta é simples: Depende do músico que a pessoa deseja se tornar.
Não há comparações entre baixistas como os dessas bandinhas atuais, que usam 4 notas por música usando palheta, e um baixista no nível de Marcus MillerJaco Pastorius, e Victor Wooten.

Muitas pessoas que não conhecem o baixo (Tais como “baixistas” de bandinhas atuais), pensam que o baixo é só segurar notas avulsas usando uma palheta, pois não é bem assim.

Independente do instrumento que escolher, saiba que não é fácil se tornar um músico (Novamente, um guitarrista, violonista ou baixista é uma coisa… Um músico, é outra coisa).
São anos de estudo e dedicação para se tornar um bom músico, então, boa sorte!

É necessário aprender a tocar violão para tocar guitarra?

Outra dúvida frequente que pessoas que querem aprender a tocar guitarra costumam ter é se devem começar pelo violão. A resposta é NÃO. Tratam-se de instrumentos com algumas semelhanças, mas essencialmente diferentes.

Quem sabe tocar violão também sabe tocar guitarra?

Mas, afinal, quem sabe tocar violão também toca guitarra? Até um certo ponto, podemos dizer que sim. Há uma grande região de interseção entre os instrumentos, e qualquer um que toque violão conseguirá tirar algum som da guitarra.

O que é mais fácil de tocar violão ou guitarra?

Muitos aconselham o violão para iniciantes, e com certa razão, pois quem toca violão já estará meio preparado pra guitarra, mas quem toca guitarra terá um pouco mais de dificuldades ao encarar o violão.

Qual é a diferença de uma guitarra e um violão?

A guitarra mais utilizadas para reprodução de solos e escalas, enquanto que o violão para bases musicais. Além disso, o violão é um instrumento acústico originalmente, enquanto que a guitarra é elétrica, não sendo possível reproduzir o som sem o auxílio de um amplificador.